Publicado no Japão em 2017 pela East Press, o mangá Sensei Hakusho é uma obra semibiográfica com os bastidores da vida do mangaká Yoshihiro Togashi, conhecido por obras como Yu Yu Hakusho, Hunter x Hunter e Level E.

O mangá é contado a partir do ponto de vista de seu assistente Kunio Ajino, que também é o autor de Sensei Hakusho, e revela histórias divertidas, mostra um pouco do cotidiano de Togashi, curiosidades de seu estilo de trabalho, seus hobbies e detalhes do que está por trás de sua genialidade como autor de mangás.

A edição brasileira da obra foi publicada pela Editora JBC em volume único, com formato 15,0 x 21,0 cm, com 232 páginas e custando R$64,90.

Com toda certeza muitos dos fãs de mangás já quiseram ser uma mosquinha para ver como funciona todo o processo do mangá de alguns dos grandes autores japoneses. Entre os autores contemporâneos o mais intrigante é claramente Yoshihiro Togashi, mundialmente conhecido pelos mangás Yu Yu Hakusho, Hunter x Hunter e Level E. Grande parte dos relatos sobre a vida e forma de trabalho de Togashi são claramente intrigantes. Inclusive temos no OtakuPT uma matéria com três teorias criadas pelo público para o mangá Hunter x Hunter estar sempre em hiato.

O mangá Sensei Hakusho é uma obra que funciona bastante como um tipo de carta de amor de Kunio Ajino ao período em que ele trabalhou com Togashi. Com muitos momentos de comédia em estilo próximo de tirinhas, a obra serve como relatos de alguém que trabalhou diretamente com o grande mangaka durante a publicação de Yu Yu Hakusho e Level E. Na própria obra, Ajino revela que relatou o que conseguiu se lembrar sobre o período em que trabalhou com Togashi, mas isso já serve para talvez confirmar algumas das teorias que circulam em torno do autor de Yu Yu Hakusho.

Por outro lado, a obra pode acabar decepcionando quem espera conhecer o processo criativo de Togashi ou de seus assistentes. O mangá até pincela alguns poucos momentos da produção de Yu Yu Hakusho e Level E, mas nada de realmente importante ou com real destaque. Outro ponto que pode decepcionar parte do público é sobre a possibilidade de informações mais pessoais do autor de Yu Yu Hakusho, Ajino até relata um momento da vida pessoal de Togashi, mas foi apenas para pontuar que a relação deles nunca foi tão próxima além da profissional.

O desenho de Kunio Ajino é bastante agradável e funciona muito bem para a proposta mais leve que o mangá possui. Ele também possui um bom time cômico, causando boas surpresas e possibilitando até boas risadas das situações que ele relata no decorrer do mangá. Kunio Ajino voltou a função de assistente após ter produzido Sensei Hakusho em 2017. Segundo o site Anilist, Ajino é listado na produção dos mangás Jishou Akuyaku Reijou na Konyakusha no Kansatsu Kiroku (publicado entre 2018 e 2022) e Rettougan no Tensei Majutsushi: Shiitagerareta Moto Yuusha wa Mirai no Sekai wo Yoyuu de Ikinuku (que foi publicado entre 2018 e 2023).

No geral, Sensei Hakusho funciona muito bem para quem deseja ver uma comédia com os relatos de Kunio Ajino sobre o período em que trabalhou como assistente de Yoshihiro Togashi. Por outro lado, a obra acaba não sendo a mais recomendada para quem está em busca de saber apenas sobre questões do processo criativo do autor de Yu Yu Hakusho, Hunter x Hunter e Level E.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments