Cantanhede vai celebrar os 40 anos do ZX Spectrum com um evento gratuito nos dias 23 e 24 de Abril

O evento do lendário computador vai contar com figuras ilustres da sua história

O ZX Spectrum prepara-se para comemorar os 40 anos do seu lançamento nos dias 23 e 24 de abril. O mesmo vai contar com a participação de oradores internacionais, entre os quais os familiares de Sir Clive Sinclair, o criador do computador que se tornou um ícone no início da década de 80.

O ZX Spectrum foi um dos principais polos de produção na antiga fábrica da TIMEX na Costa da Caparica. Sendo um marco histórico na economia do nosso país, o Museu LOAD ZX Spectrum e outros espaços da cidade de Cantanhede, vão integrar nestes dois dias um evento gratuito com palestras, conversas, competições e o lançamento do primeiro livro do Museu “Os Programadores Portugueses” – da autoria de André Luna Leão. Está garantida a presença de oradores de Inglaterra, Brasil e Portugal, naquele que se antevê ser o maior evento dedicado ao ZX Spectrum realizado em Portugal até à data. Entre estes vamos poder contar com os inventores e empreendedores Crispin Sinclair e Grant Sinclair, filho e sobrinho de Sir Clive Sinclair, respetivamente, e Steve Vickers, o criador da “ROM” e dos manuais do Spectrum que foram responsáveis pelo interesse de muitos nas áreas das tecnologias e da programação.

O evento vai contar ainda com a ilustre presença dos lendários “Oliver Twins” – Phillip & Andrew (criadores da série de jogos “Dizzy” e outros jogos de Spectrum), Clive Townsend (criador da saga Saboteur), Jim Bagley (programador de Cabal e Midnight Resistance e membro da equipa do movimento ZX Spectrum Next lançado em 2020) e Marcus Garrett (investigador/autor luso-brasileiro, cofundador da Bitnamic Software).

A representar Portugal teremos Miguel Guerreiro, (criador do “esxDOS” e membro ativo da demoscene de Spectrum), Filipe Veiga, (programador e cofundador da Teknamic Software e editor da Revista Espectro) e Álvaro Lopes (especialista de eletrónica e criador da “InterfaceZ“. O painel de oradores vai singrar com André Luna Leão, (fundador do Planeta Sinclair, um dos “blogs” mais conceituados internacionalmente nesta área), João Diogo Ramos (cofundador e curador do Museu LOAD ZX Spectrum) e Pedro Cardoso (vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede).

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments