O Parlamento Europeu votou para tornar o USB-C o padrão de carregamento comum na União Europeia.
Todos os dispositivos móveis até 100 W, incluindo smartphones, tablets e etc, vendidos na União Europeia terão que vir com uma porta de carregamento USB-C até o final de 2024. Os laptops vão ter de fazer a troca até à primavera de 2026. Produtos que chegarem ao mercado antes desses prazos não serão afetados.
Esta é uma iniciativa da União Europeia para diminuir o impacto ambiental do e-waste e também eliminar a barreira que muitas das vezes mantém os utilizadores “prezos” a uma marca que utiliza hardware proprietário.
Podemos ler no seu website:
Até ao final de 2024, todos os telemóveis, tablets e câmaras vendidos na UE terão de estar equipados com uma porta de carregamento USB Type-C. A partir da primavera de 2026, a obrigação vai estender-se aos laptops. A nova lei, adotada pelo plenário na terça-feira com 602 votos a favor, 13 contra e 8 abstenções, faz parte de um esforço mais amplo da UE para reduzir o lixo eletrónico e capacitar os consumidores a fazer escolhas mais sustentáveis.
Sob as novas regras, os consumidores não precisarão mais de um carregador diferente todas as vezes que comprarem um novo dispositivo, pois poderão usar um único carregador para toda uma gama de dispositivos eletrónicos portáteis de pequeno e médio porte.
Independentemente do fabricante, todos os novos smartphones, tablets, câmaras digitais, headsets, consolas de videojogos portáteis e alto-falantes portáteis, e-readers, teclados, ratos, sistemas de navegação portáteis, fones de ouvido e laptops recarregáveis através de um cabo com fio, com uma potência de até 100 Watts, terão que ser equipados com uma porta USB Type-C.
Todos os dispositivos que suportam carregamento rápido agora terão a mesma velocidade de carregamento, permitindo que os utilizadores carreguem os seus dispositivos na mesma velocidade com qualquer carregador compatível.