
A japonesa Teikoku Databank publicou recentemente um relatório sobre o mercado de produção de anime no Japão em 2023, onde se verificou uma receita recorde de 339 biliões de ienes.
Este valor representa um aumento de 22.9% relativamente ao ano de 2022 sendo que o mercado de streaming anime expandiu-se dez vezes na última década.
No que diz respeito a anime baseado em novels o destaque foi para The Apothecary Diaries enquanto o destaque de animes baseados em mangá foi para Frieren: Beyond Journey’s End e Oshi no Ko que ajudaram a expandir o mercado.
Já no que diz respeito a filmes anime, o destaque foi para Suzume de Makoto Shinkai e The Boy and the Heron de Hayao Miyazaki.
O relatório destacou ainda a rentabilidade do “contratante principal/contratante bruto” entre as empresas de produção de animação, que têm a capacidade de concluir a produção diretamente sob contrato. O relatório observou que esta situação melhorou acentuadamente, com mais de metade (51,7 por cento) no azul. No entanto, apenas 37,5% dos “estúdios especializados”, que atuam como subcontratados, estavam no azul.
De acordo com o relatório, o mercado de produção de anime contina a ter um bom desempenho em 2024 e se o ritmo atual se mantiver, o mercado em 2024 deverá atingir um novo recorde.








E crescerá 24% em 2024, e assim por diante até o ano de 2100.