Lançado originalmente em 2010 para a Nintendo Wii e depois em 2013 com conteúdo extra para a Nintendo 3DS, Donkey Kong Country Returns trouxe de volta a magia dos clássicos jogos de plataforma da série Donkey Kong Country, e graças à produtora Forever Entertainment, este título regressou desta vez numa versão remasterizada em HD para a Nintendo Switch, entregando gráficos aprimorados e novos detalhes, conseguindo assim salvaguardar a essência do original, sem abandonar o entretenimento que o jogo sempre ofereceu aos fãs do carismático gorila.

Lá se foram as bananas de Donkey Kong

A narrativa de Donkey Kong Country Returns HD é bastante direta, mantendo a base do que um bom título de plataformas necessita: uma motivação simples que nos leve a explorar e a superar os desafios que o mundo do jogo nos tem para oferecer. O jogo começa com os nefastos Tiki Tak Tribe a invadir a Donkey Kong island. Durante a invasão, a tribo rouba o precioso stock de bananas do icónico protagonista Donkey Kong, hipnotizando ainda todos os animais, o que acaba por colocar a paz da ilha em risco.

A Retro Studio desenvolveu a versão original de Donkey Kong Coutry Returns.

A diversão começa quando os dois protagonistas partem pela ilha com o propósito de derrotar os seus inimigos e recuperar as suas preciosas bananas. A jogabilidade mantém-se intacta, controlamos Donkey Kong enquanto corremos, saltamos, rebolamos e esmurramos objetos e inimigos, ao mesmo tempo que controlamos ocasionalmente o seu companheiro Diddy Kong que utiliza o seu jetpack para ultrapassar e alcançar inúmeras plataformas.

Porém, o mais interessante está relacionado com os desafios presentes nos níveis e com a diversidade de ambientes. No decorrer do jogo, vamos sendo desafiados de diversas maneiras, sendo que cada nível é composto por diferentes obstáculos, como plataformas móveis, inimigos traiçoeiros e até mesmo situações inusitadas que dificultam a nossa passagem pelos cenários. No início, as mecânicas de movimentação podem parecer bastante simples, mas quando damos por nós a morrer repetidamente, notamos que o jogo exige muita precisão da nossa parte, mas fiquem descansados, ainda que seja desafiador, o jogo dá-nos uma ajuda durante os níveis para que não se torne demasiado exigente chegar ao próximo objetivo, tendo por exemplo dicas ao dispor e a presença de Checkpoints.

Um dos níveis criativos do jogo

Donkey Kong Country Returns HD é ainda apoiado por um design de níveis extremamente criativo e bem desenvolvido. Apesar de linear, cada cenário tem a sua própria personalidade, desafios e uma atmosfera singular cheia de vida, passando por selvas e praias tropicais até cavernas e vulcões.

Por outro lado, para quem aprecia colecionáveis, os níveis escondem uma boa quantidade de itens e objetivos secundários. Além da história principal, há fases secretas, várias bananas por encontrar, peças de puzzle e letras KONG escondidas nos ambientes. Para as encontrar é um verdadeiro desafio uma vez que estão muito bem ocultadas em zonas que podem passar despercebidas.

Esta aventura é composta por 80 níveis distribuídos por nove mundos e inclui os níveis adicionais da versão para a Nintendo 3DS.

Falando de algumas novidades desta versão HD, para além do modo Original que permanece igual à versão anterior, foi adicionado o modo Moderno, que torna a nossa jornada mais acessível para quem procura uma experiência mais tranquila sem quebrar a imersão e diversão do jogo. Ao escolhermos este modo, começamos com três corações em vez dos habituais dois, e além disso, temos a inclusão de checkpoints adicionais durante os níveis. A própria loja do jogo gerida pelo Cranky Kong recebeu novos itens, destacando-se o barril do Diddy Kong e o balão verde que nos salva quando caímos.

A mudança mais significativa em Donkey Kong Country Returns HD é com certeza o seu aprimoramento gráfico. Apesar de em 2010 chamar a atenção na Nintendo Wii, a versão da Nintendo Switch aproveita as capacidades da consola para criar uma experiência visual mais vibrante e detalhada. Exemplo disso são as texturas que foram melhoradas e os cenários coloridos estão realmente mais bonitos. Isto é mais notório nos níveis mais criativos do jogo que nos deixam impressionados enquanto os exploramos.

DK e Diddi aventuram-se num barril a jato pelos céus

Além disso, o design de personagens também foi melhorado, desde os inimigos passando pelos protagonistas Donkey Kong e Diddy Kong que estão ainda mais expressivos. Obviamente que continuamos a notar algumas diferenças na qualidade visual em comparação com o jogo Donkey Kong Country: Tropical Freeze, no entanto, a animação nesta versão HD de Donkey Kong ficou mais suave e gratificante de se apreciar, proporcionando uma experiência visual ao mesmo tempo nostálgica e atual.

Quanto à banda sonora, este remaster trouxe uma maior clareza e qualidade às melodias criadas por David Wise, continuando a captar bem a natureza distinta e o caos das regiões do jogo. Do mesmo modo, destacam-se os efeitos sonoros da movimentação das personagens e dos inimigos, bem como o som dos ambientes que estão mais apelativos, como por exemplo o sopro do vento ou até o som do carro a andar nos carris. Contudo, a sua banda sonora é talvez o aspeto menos marcante durante toda a jornada.

A versão HD trouxe também alguns ajustes para a jogabilidade. Agora, usufruímos de controlos mais responsivos, onde temos a possibilidade de jogar com os Joy-Con ou com os comandos pro da consola, tornando as partidas mais cómodas e flexíveis.

Uma das áreas tropicais

Para terminar, não podia deixar de falar do seu preço avultado para um remaster assim como da inexistência de legendas em Português, uma vez que o público alvo da Nintendo cada vez mais procura encontrar este detalhe nos seus jogos.

Se és fã de jogos de plataformas ao estilo dos clássicos dos anos 90, Donkey Kong Country Returns HD é um título que te vai desafiar ao mesmo tempo que proporciona muitas horas de diversão. Apesar de podermos encontrar poucas novidades, este título continua a ser um jogo relevante para o género, que regressa uma vez mais para se dar a conhecer a novos jogadores.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments