A Ubisoft aproveitou o 30.º aniversário de Rayman para confirmar que a icónica personagem está de regresso. O produtor Loic Gounon, revelou numa mensagem que as equipas da Ubisoft Montpellier e Ubisoft Milan estão “a trabalhar juntas no futuro de Rayman”, embora tenha pedido paciência aos fãs.
“Uma equipa muito talentosa da Ubisoft Montpellier e da Ubisoft Milan está atualmente a trabalhar em conjunto no futuro de Rayman”, disse Gounon. “Não esperem notícias nossas muito em breve, mas fiquem descansados, Rayman está em boas mãos”.
Rayman foi originalmente lançado para a PlayStation original a 1 de setembro de 1995, nascendo nos estúdios da Ubisoft Montpellier. Ao longo de três décadas, a personagem protagonizou aventuras desenvolvidas por vários estúdios da empresa francesa, incluindo Ubisoft Paris, Ubisoft Milan e Ubisoft Annecy.
Gounon, que trabalha na Ubisoft há 20 anos e na franquia Rayman desde 2006, esteve envolvido em projetos como Rayman Raving Rabbids, Rayman Origins e Rayman Legends. Na sua mensagem comemorativa, o produtor agradeceu aos fãs por manterem viva a popularidade da série.
Esta não é a primeira vez que a Ubisoft menciona o regresso de Rayman. Em outubro de 2024, a empresa confirmou que os estúdios Montpellier e Milan tinham “iniciado recentemente uma fase de exploração da marca Rayman”, com um projeto “ainda nas suas fases iniciais”. Esta confirmação surgiu na sequência de relatos que indicavam estar em desenvolvimento um remake de Rayman.
Mais recentemente, em maio, a Ubisoft Milan publicou ofertas de emprego para um animador de gameplay 3D e um designer sénior para trabalhar num “prestigioso título AAA da marca Rayman”, reforçando as especulações sobre um projeto de grande envergadura.
Para marcar este marco significativo, a Ubisoft planeia partilhar conteúdo especial ao longo dos próximos meses através das suas redes sociais. Os fãs podem esperar bastidores, entrevistas com programadores, arte conceptual e outros materiais que celebram a história da personagem.
“Rayman não poderia ter-se tornado numa lenda sem todos vocês, os fãs. Ajudaram a manter o seu legado a crescer e estamos incrivelmente gratos por isso”, afirmou Gounon na sua mensagem.
Embora não tenham sido revelados detalhes específicos sobre o novo projeto, a confirmação oficial do envolvimento de dois estúdios importantes da Ubisoft sugere um investimento significativo no futuro da marca. A natureza AAA do projeto, conforme indicado nas ofertas de emprego, aponta para uma produção ambiciosa.
Ressurreição da franquia? É um milagre, A parte do AAA era dispensável, isso não melhora em nada a qualidade do produto.