
Gosho Aoyama, autor de Detective Conan, deixou os fãs em polvorosa depois de admitir, num programa de televisão japonês, que já esboçou o guião do último capítulo do seu mangá. A revelação aconteceu no fim de semana passado, durante uma entrevista transmitida na Nippon TV, mas o mangaká fez questão de não deixar escapar qualquer detalhe sobre o desfecho da história.
O momento aconteceu durante o programa 24-Jikan Terebi Saishin Jōhō SP, uma espécie de antecâmara do maratona de caridade 24 Hour Television: Love Saves the Earth, que a estação japonesa YTV transmite todos os anos. Aoyama foi entrevistado no seu próprio estúdio pela cantora CHANMINA e por Taiga Kyōmoto, do grupo SixTONES, ambos assumidamente grandes fãs da série.
Tudo começou quando CHANMINA partilhou que costuma pensar na vida a partir do fim, planeando desde já a própria reforma, e perguntou a Aoyama se fazia algo semelhante em relação ao trabalho. A resposta do autor apanhou os dois convidados de surpresa:
“Já fiz o rascunho do guião (name) do capítulo final [de Detective Conan]“.

Kyōmoto reagiu quase incrédulo, confessando que já tinha ouvido esse boato antes mas nunca esperava confirmação direta do próprio autor. Sem hesitar, Aoyama devolveu a provocação e perguntou aos dois se queriam ver o tal rascunho. CHANMINA não escondeu o entusiasmo perante a hipótese, enquanto Kyōmoto preferiu manter-se contido.
A presença de Aoyama no programa não foi por acaso, o autor assinou este ano a ilustração da t-shirt oficial do 24 Hour Television: Love Saves the Earth, a maratona de solidariedade da YTV que decorre entre 29 e 30 de agosto. A arte reúne várias personagens de Detective Conan, entre elas Conan Edogawa (Shin’ichi Kudō), Ran Mōri, Kogorō Mōri, Eri Kisaki, Hiroshi Agasa, Ayumi Yoshida, Mitsuhiko Tsuburaya, Genta Kojima e Ai Haibara.
Detective Conan começou a ser publicado por Aoyama na revista Weekly Shōnen Sunday, da Shogakukan, em janeiro de 1994. O anime chegou dois anos depois, em 1996, e desde então a franquia não parou de crescer, já conta com 29 filmes, além de encontros especiais com outras séries, como as colaborações com Lupin III em 2009 e 2013, e mais recentemente com Star Detective Precure!, em abril de 2026.









