Mais...
    InícioAnime10 anime sobre depressão

    10 anime sobre depressão

    Os animes conseguem através da sua rica narrativa explorar temas complexos, como a depressão, oferecendo uma perspectiva única sobre esta questão complexa e desafiadora, tanto do ponto de vista da pessoa que a vivencia como daqueles que a rodeiam.

    Em baixo encontram 10 animes sobre depressão. Adicionavam algum anime a esta lista?

    10
    Fruits Basket

    Fruits Basket é uma série anime que estreou em 2001 com 26 episódios pelo Studio Deen. Curiosamente Fruits Basket faz parte da lista de séries animes que o criador original odeia e em 2019 estreou uma nova adaptação para série anime.

    Depois de uma tragédia familiar virar a sua vida de cabeça para baixo, Tohru Honda toma conta das coisas por conta própria e muda-se … para uma tenda! Infelizmente para ela, ela coloca a sua nova casa em terras privadas pertencentes ao misterioso clã Sohma, e não demora muito até que os proprietários descubram o seu segredo. Mas, como Tohru rapidamente descobre quando a família se oferece para a acolher, os Sohmas têm um segredo próprio – quando tocados pelo sexo oposto, eles transformam-se nos animais do zodíaco chinês!

    Fruits Basket é um ótimo anime que explora uma ampla gama de problemas de saúde mental, como PTSD ou TDO, com foco particular em Tohru Honda e a sua luta contra a depressão. A disposição inicial alegre de Tohru revela-se uma fachada enquanto ela luta com a perda dos seus pais.

    9
    Blue Period

    Novo trailer de Blue Period mostra tema de abertura

    Blue Period é uma série anime que estreou em 2021 com animação pelo estúdio Seven Arcs Pictures (Basilisk: The Ouka Ninja Scrolls).

    Yatora é um estudante perfeito do ensino médio, com boas notas e muitos amigos. É uma performance sem esforço e, em última análise… uma sem graça. Mas ele vagueia pela sala de arte um dia, e uma pintura solitária captura o seu olhar, despertando-o para um tipo de beleza que ele nunca conheceu. Compelido e consumido, ele mergulha de cabeça – e está prestes a aprender como a arte pode ser selvagem e implacável!

    Blue Period é um anime que não hesita em retratar a dura realidade da depressão, como se vê na personagem Ryuji Ayukawa. O fracasso de Ryuji nos exames de admissão à escola de artes leva a uma espiral descendente de depressão severa e a uma perda completa de interesse por tudo o que antes gostava.

    8
    Rainbow

    Rainbow é uma série anime de 26 episódios que estreou em 2010 com animação pelo estúdio Madhouse.

    Cerca de 10 anos após a Segunda Guerra Mundial, um grupo de delinquentes é enviado para a Escola Especial de Reforma Shounan. Ao chegarem, eles conhecem Sakuragi Rokurouta, que se torna guia para a sua vida adulta. Dependendo uns dos outros para sobreviver às condições brutais da instalação, eles prometem que um dia todos se encontrarão do lado de fora.

    Rainbow é um anime poderoso e emocional que oferece uma exploração instigante do espírito humano e da sua capacidade em superar até as circunstâncias mais difíceis. Juntos, os sete companheiros de cela lutam para sobreviver perante a humilhação e violência diária.

    7
    Sayonara Zetsubou Sensei

    Sayonara Zetsubou Sensei é uma série anime que estreou em 2007 pelo estúdio Shaft.

    Itoshiki Nozomu é a pessoa mais negativa do mundo. Na sua maneira de pensar, não há esperança ou sentido nesta existência. Que reviravolta irónica do destino, então, ele tornar-se professor de uma turma com um aluno de caráter exatamente oposto, o invencivelmente positivo Fuura Kafuka.

    Sayonara Zetsubou Sensei é um anime único que explora o tema dos extremos, mesclando elementos de comédia de humor negro, harém, paródia, sátira e até suicídio. Apesar dos temas muitas vezes sombrios, o anime consegue encontrar um equilíbrio entre humor e seriedade.

    6
    A Silent Voice

    (A Silent Voice) é um filme anime de 2016 animado pelo estúdio Kyoto Animation.

    Shoko Nishimiya é uma estudante com uma deficiência auditiva. Durante o ensino básico, após ser transferida para uma nova escola, Shouko passa a ser alvo de bullying e em pouco tempo precisa de transferir-se. O que ela não esperava é que alguns anos depois, Ishida Shouya, um dos valentões que tanto a fez sofrer no passado surgisse de novo na sua vida com um novo propósito.

    O anime aborda temas pesados como deficiência, saúde mental e suicídio de uma forma crua e empática. A mensagem do filme é clara: todas as pessoas merecem uma segunda oportunidade, e a verdadeira redenção pode ser encontrada na procura pelo perdão e na reparação.

    5
    March Comes In Like A Lion

    March Comes In Like A Lion é uma série anime que estreou em 2016 com 22 episódios. A animação é do estúdio Shaft.

    Rei Kiriyama é uma criança prodígio. Rei Kiriyama também é órfão e mora sozinho num apartamento vazio. Ele é um adolescente que trabalha no mundo adulto. A vida é complicada para Rei.

    Ele é um jogador de shogi em ascensão, prestes a tornar-se profissional, mas não tem vida doméstica ou grande período de vida fora do jogo de tabuleiro, mas felizmente, com a ajuda de alguns amigos de longa data, ele tem uma oportunidade de começar tudo de novo.

    O uso de recursos visuais e diálogos no anime é particularmente eficaz para transmitir o funcionamento interno da mente de Rei e o impacto que a depressão tem na sua vida. A série também explora outros temas como família e amizade, ou a busca pela paixão.

    4
    Orange

    Mangá Orange termina no 7º volume

    A série anime  estreou em 2016 com animação pelo estúdio TMS Entertainment.

    Quando Takamiya Naho, de dezasseis anos, recebe uma carta misteriosa que afirma ser do seu eu de vinte e sete anos, a sua vida repentinamente muda. A carta diz que um novo aluno transferido chamado Naruse Kakeru se vai juntar à sua turma e que ela deve ficar de olho nele. Mas por que? Naho deve decidir o que fazer com a carta e o seu aviso enigmático, e o que isso significa não apenas para o futuro dela, mas também para o de Kakeru.

    Se querem assistir a uma história comovente que explora temas como a amizade, amor e viagens no tempo, Orange é o anime certo. O anime é uma montanha-russa emocional que aborda temas sérios como saúde mental, suicídio e perdas. Também faz um trabalho maravilhoso ao retratar as dificuldades de viver e lidar com a depressão.

    3
    Colorful

    Colorful anime visual

    Colorful é um filme anime da responsabilidade do estúdio Sunrise e do director Keiichi Hara (Summer Days with Coo).Estreou em 2010.

    Baseada na multi premiada novel de Eto Mori, a história de Colorful desenrola-se à volta de um espírito referido como “boku” (eu) que morreu recentemente. “Parabéns, ganhaste a lotaria” diz-lhe um anjo. Para aprender com os seus erros e ter uma segunda oportunidade o espírito é colocado no corpo de Makoto, um rapaz de 14 anos que cometeu recentemente suicídio.

    À primeira vista a sua vida parecia fácil, mas rapidamente se apercebe porque é que Makoto optou pelo suicídio. Ele tem agora de lidar com vários problemas e começa a refletir sobre o verdadeiro significado daquele desafio.

    Makoto sofre de depressão e é um adolescente sem rumo que sente que não tem propósito na vida e está constantemente a pensar em suicídio. À medida que a história se desenrola, Makoto é forçado a confrontar os seus erros do passado e a assumir a responsabilidade pelas suas ações, o que acaba por levar ao seu crescimento pessoal e a uma nova apreciação pela vida.

    2
    Neon Genesis Evangelion

    Neon Genesis Evangelion rei

    Neon Genesis Evangelion é uma série anime que estreou em 1995 pelas mãos dos estúdios Gainax e Tatsunoko Production.

    No ano de 2015, os Anjos, máquinas de guerra alienígenas enormes e tremendamente poderosas, aparecem em Tóquio pela segunda vez. A única esperança para a sobrevivência da humanidade reside no Evangelion, uma máquina de combate humanóide desenvolvida pela NERV, uma agência especial das Nações Unidas. Capazes de resistir a qualquer coisa que os Anjos possam fazer, a única desvantagem dos Evangelions reside no número limitado de pessoas capazes de pilotá-los. Apenas um punhado de adolescentes, todos nascidos há quatorze anos, nove meses após o aparecimento dos Anjos, são capazes de interagir com um Evangelion.

    Um desses adolescentes é Ikari Shinji, cujo pai lidera a equipe NERV que desenvolveu e mantém os Evangelions. Lançado num turbilhão de batalhas e eventos que ele não entende, Shinji é forçado a mergulhar nas profundezas dos seus próprios recursos internos à procura de coragem e força não apenas para lutar, mas para sobreviver, ou corre o risco de perder tudo.

    A série explora a depressão e a ansiedade, principalmente através de Shinji Ikari. Não é incomum que animes mecha aprofundem temas mais profundos do que o que é inicialmente apresentado na superfície. O uso do mecha como dispositivo para contar histórias permite a exploração de emoções humanas complexas e permite uma perspectiva única sobre a saúde mental.

    1
    Welcome To The NHK

    Welcome To The NHK é uma série anime de 24 episódios que estreou em 2006. A animação é do estúdio Gonzo.

    Satou Tatsuhiro, um solitário socialmente retraído de 22 anos, barrica-se no seu apartamento, vivendo com uma escassa mesada enviada pelos seus pais, apenas se aventurando no mundo exterior para comprar comida na escuridão. Um dia ele abre a porta e encontra uma menina bonita e misteriosa, acompanhando um idoso advogado religioso.

    Através do que parece ser uma cadeia de coincidências, a menina, Nakahara Misaki, entra na vida de Tatsuhiro e promete-lhe que o curará da sua condição anti-social, desde que ele siga as regras que ela estabelece para ele.

    Isto leva Tatsuhiro de uma tentativa desesperada de criar um jogo de computador, a ingressar involuntariamente num culto suicida, a participar num esquema de pirâmide, a mergulhar num MMORPG, e pelo caminho abordar tudo entre a cultura hikikomori e otaku, o existencialismo, o solipsismo, a teologia, suicídio, sacrifício e amor.

    O anime analisa criticamente as pressões sociais, as doenças mentais e os desafios de crescer no Japão moderno, ao mesmo tempo que oferece algumas lições e inspiração significativas. As lutas de Tatsuhiro contra o vício, a ansiedade e a paranóia fazem dele um personagem incrivelmente identificável, e a sua jornada em direção ao autoaperfeiçoamento é ao mesmo tempo inspiradora e comovente.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    5 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    5 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira
    25 , Outubro , 2023 18:09

    Tão bom ver NHK em primeiro!

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Membro
    25 , Outubro , 2023 18:20

    Vai ser meio que um grande spoiler da história do anime que eu vou citar, leia este comentário por sua conta em risco.

    SSSS.Gridman fala sobre sobre depressão de uma forma simples, lúdico e incrível.

    Last edited 3 meses atrás by Felipe Soares
    Joao Vitor NerisD
    Joao Vitor Neris
    25 , Outubro , 2023 20:18

    tirando Sangatsu no Lion só tem anime RUIM 😄

    Hugo
    Hugo
    Reply to  Joao Vitor Neris
    29 , Outubro , 2023 9:26

    Q????
    BLUE PERIOD É MUITO BOM.Alias deixa ver os outros.

    Hugo
    Hugo
    Reply to  Joao Vitor Neris
    29 , Outubro , 2023 9:28

    okay mano, confirmei as minhas suspeitas… és doente

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares