Takeshi Konomi, o criador de The Prince of Tennis, revelou que atualmente não consegue andar e que utiliza uma cadeira de rodas.
Konomi acrescentou ainda que não vai poder comparecer na última produção musical de The Prince of Tennis e que recebeu um vídeo de incentivo da equipa e do elenco do musical.
Em dezembro, Konomi não marcou presença no evento Jump Festa ’23 conforme planeado devido a sua saúde debilitada. Ele explicou que teve problemas de saúde várias vezes em 2022 devido a uma doença não especificada.
Takeshi Konomi serializou o mangá original de The Prince of Tennis na revista Weekly Shonen Jump da Shueisha de 1999 a 2008. O mangá seguiu o tenista do ensino médio Ryōma Echizen enquanto ele luta contra os rivais para chegar ao torneio nacional. Esse mangá original inspirou uma série anime de 2001 a 2005, dois filmes anime, uma curta animada, um filme live-action, uma série live-action na China e uma popular série de musicais.
A Konomi lançou o mangá The New Prince of Tennis na revista Jump Square da Shueisha em 2009. A história acontece após o torneio nacional, quando Ryōma se junta a um grupo seleto de jogadores do ensino médio no principal campo de treino do Japão para jogadores com menos de 17 anos. O mangá gerou a sua própria série de anime, The Prince of Tennis II, em 2012. A série de OVAs Prince of Tennis II OVA vs. Genius 10 acompanhou cinco volumes de outubro de 2014 a junho de 2015.