Crunchyroll revela as categorias dos Anime Awards 2023

O nosso Helder Archer é um dos membros do júri, representado Portugal

Crunchyroll Anime Awards 2023

Crunchyroll revelou as categorias da 7ª edição dos Crunchyroll Anime Awards, evento anual que homenageia o trabalho envolvido no universo do anime. O evento vai ser realizado pela primeira vez em Tóquio, no Japão, e acontecerá no próximo 4 de março.

Este ano, mais uma vez Portugal estará representado pelo nosso Helder Archer (fundador do OtakuPT).

As categorias que serão anunciadas durante os Anime Awards 2023, ao vivo, incluem:

  • Anime do Ano – Título que definiu o meio do anime ao longo do ano, superando os demais. A sua história convincente, bela execução artística e personagens inesquecíveis fazem da produção uma obra-prima digna de reconhecimento singular. Seja ele um sucesso inesperado ou a cristalização de todas as expectativas dos fãs, o Anime do Ano representa a excelência absoluta.
  • Melhor Animação – Estes são os animes visualmente impressionantes. Independentemente do estilo de animação, proporcionam um “banquete visual” aos espectadores, fazendo com que mergulhem em mundos inimagináveis.
  • Melhor Música de Anime – Esta categoria reconhece performances vocais ou instrumentais de artistas solo, duplas, grupos ou gravações colaborativas de qualquer género musical numa série de anime. São músicas que ficam na cabeça do público e empolgam.
  • Melhor Trilha Sonora – Parte vital de um anime inesquecível é a sua banda sonora. As melhores músicas adicionam profundidade e emoção a qualquer cena. São composições fortemente associadas a um determinado anime e que também podem ser consideradas obras-primas musicais.
  • Melhor Design de Personagens – Celebra artistas que criaram personagens icónicos de anime ou deram vida a personagens de mangá e outras fontes. Com sólidos conhecimentos artísticos, são capazes de contar histórias inteiras através de uma imagem e fazer a audiência reconhecer os personagens pela silhueta.
  • Melhor Direção – Parafraseando Hayao Miyazaki: “o anime é o reflexo do seu diretor”. Figuras de importância central, os diretores trabalham nos bastidores, transmitindo a sua visão e imaginação aos animadores, tomando decisões críticas e gerenciando os aspectos criativos da produção.
  • Melhor Continuação – Manter a excelência não é pouca coisa, principalmente quando se trata de anime. Considerando toda a criatividade, esforço e planeamento necessários para se produzir uma temporada, a capacidade de prender a atenção dos fãs ano após ano é digna de comemoração.
  • Melhor Filme – Aqui celebramos qualquer anime com duração maior do que um episódio padrão de TV, seja ele lançado nos cinemas, em mídia física (DVD) ou online. O melhor dos melhores faz os fãs perderem a noção do tempo, de tão absortos que ficam ao assisti-lo.
  • Melhor Anime de Comédia – Histórias que surpreendem o público por trazer pontos de vista inusitados ou diálogos que parecem ter sido criados por comediantes de stand-up. São as séries que fazem o público rir tão alto a ponto de acordar a vizinhança.
  • Melhor Anime de Fantasia – Na sua essência, as melhores fantasias são construídas com imaginação, criatividade e um pouco de magia. Esses programas não nos levam apenas a outros mundos; eles criam universos profundos e originais, cheios de criaturas míticas, onde até o menor detalhe é alimentado por ideias antes impensáveis.
  • Melhor Anime Original – Animes originais não são adaptados de outras obras; são criações completamente únicas. Os animes nesta categoria também contam com histórias envolventes, diálogos verossímeis e um enredo intrigante que os levam a outro patamar.
  • Melhor Anime de Romance – São histórias cativantes, com mensagens de esperança, celebrando o que há de bom na vida. Esses animes são capazes de fazer o público acreditar no poder do amor.
  • Escolha dos Apresentadores –Convidados especiais vão premiar um colaborador de honra da sua escolha. Será uma oportunidade de reconhecer uma pessoa, um estúdio ou uma empresa por diferentes motivos (para comemorar algum marco, a superação de uma situação complicada ou o alcance de um objetivo inspirador).
  • Prémio de Contribuição Especial – Este prémio reconhecerá uma pessoa, estúdio e/ou empresa (do passado ou atual) que impactou a indústria de maneira extraordinária. O mundo do anime não seria o que é sem a contribuição destes indivíduos lendários. Nota: O chamado “Grande Vencedor” será determinado por um painel da indústria, selecionado pela equipa da Crunchyroll.

Além destas, outras categorias serão anunciadas na cerimónia que será transmitida numa live global. São elas:

  • Personagem Mais PRECIOSO – Aquele que faz o mundo parecer um lugar mais gentil e especial. Quer seja um protagonista “sério”, que sai fortalecido das adversidades, ou aquele de coração puro, que preza pela união do grupo, esse personagem nos faz lembrar que há coisas na vida que devem ser protegidas.
  • Melhor Anime de Ação – Esta categoria premia séries que têm na ação a sua essência. São animes de tirar o fôlego, com sequência alucinantes.
  • Melhor Anime de Drama – São animes que transmitem algo essencial sobre a experiência humana. Com maestria, fazem os fãs mergulharem profundamente nos personagens e em suas histórias.
  • Melhor Abertura – Através de efeitos visuais impressionantes e música irresistível, uma ótima sequência de abertura é o convite necessário para que se confira o que está por vir. Seja criando um clima peculiar para uma comédia romântica ou um tom sombrio para um suspense, uma abertura memorável é tão criativa e apaixonante quanto o episódio por inteiro.
  • Melhor Encerramento – Semelhante à abertura, um encerramento inesquecível combina design e música para encantar e surpreender. Uma ótima sequência de encerramento permite que os espectadores recuperem o fôlego e desfrutem de pequenos momentos com os personagens.
  • Melhor Personagem Principal – Seja no papel de herói, antagonista ou vilão, o personagem principal é a imagem da série. Além de sua personalidade e características, os protagonistas tornam-se amados por terem histórias bem desenvolvidas e jornadas convincentes, capazes de fazer o público viajar.
  • Melhor Série Estreante – Embora, a cada ano, sejam criados inúmeros animes novos, esta categoria celebra as séries e spin-offs que se tornam clássicos quase instantaneamente. Possuem algo único que fascina a audiência, fazendo-a aguardar ansiosamente pela temporada seguinte.
  • Melhor Personagem Secundário – Esta categoria celebra os coadjuvantes como se fossem protagonistas. Existe uma infinidade de personagens coadjuvantes, mas o melhor entre eles, quando colocado à prova, destaca-se tanto quanto o principal.
  • Melhor Performance de Voz – Artistas de voz renomados não apenas mergulham no universo de seus personagens, como lhes dão vida adicional e são capazes de fazê-los expressar suas emoções em outros idiomas. Esses artistas talentosos ajudam a transformar personagens de anime em verdadeiros ícones. Esta premiação homenageará atores e atrizes que atuam na dobragem em alemão, árabe, castelhano, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e português (Brasil).

Rahul Purini, presidente da Crunchyroll, afirmou:

Estamos entusiasmados em poder celebrar as histórias sensacionais que conquistaram os fãs do anime no mundo inteiro. Devemos muito aos profissionais de criação, artistas e produtores que proporcionaram alguns dos momentos mais significativos da cultura pop global ao longo deste ano.

Os indicados em cada categoria serão selecionados pelos membros do júri, formado por mais de 50 pessoas, entre criadores, críticos e influenciadores de diferentes países.

A lista completa de jurados pode ser encontrada aqui. Títulos anime e talentos indicados aos Anime Awards 2023 serão anunciados no começo de 2023, e a Crunchyroll encoraja os fãs a votarem em todas as categorias.

Os Crunchyroll Anime Awards 2023 são a principal premiação anual a homenagear criadores, músicos e atores de voz que impulsionam o amor global pelo anime, tanto no streaming como no cinema. A sétima edição dos Anime Awards acontecerá no Grand Prince Hotel New Takanawa, em Tóquio, no sábado 4 de março. Será uma cerimónia ao vivo, conduzida pela atriz e seiyuu Sally Amaki e pelo o apresentador Jon Kabira.

A Sony Music Solutions, parte da Sony Music Entertainment (Japan) Inc., prestará apoio à Crunchyroll na execução do evento. A premiação será transmitida para o público global.

A edição de 2022 registou recorde de 17 milhões de votos recebidos da comunidade global de fãs. As séries indicadas na ocasião representavam quase 40 estúdios de anime, com obras disponíveis num número também recorde de oito plataformas de streaming.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments