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    Diretor queixa-se da falta de royalties na indústria de anime

    Eu senti como se tivesse vislumbrado o lado sombrio da indústria de anime

    Diretor queixa-se da falta de royalties na indústria de anime

    Osamu Yamasaki, o diretor de animes como Hakuouki e Time Travel Girl, queixou-se no twitter sobre os royalties (ou a falta deles) na indústria anime.

    Ele escreveu:

    Ultimamente, os padrões de trabalho endureceram e há mais empresas que dizem que querem assinar um contrato. Mas quando lemos o contrato, todos os termos estão a favor da empresa. Em particular, você tem que ceder os direitos do seu trabalho… ou você não pode trabalhar para outra empresa na mesma indústria por um ano depois de ter desistido… Não há necessidade de concordar com um contrato como esse.

    Ao longo de vários tweets ele foi desenvolvendo o seu ponto de vista:

    Claro, se as pessoas estão felizes com esses termos, então devem ir em frente e assinar. Mas os diretores e designers são os criadores originais dos scripts, storyboards e designs criados por eles. Eu acho que o atual preço pedido é muito baixo para considerar a possibilidade de vender os direitos de autoria.

    Os roteiristas ganham royalties com os seus roteiros. Artistas de storyboard na Toei Animation ganham royalties. Eu não estou familiarizado com o design, mas não vejo nenhum problema com designers ganhando royalties quando os seus projetos são transformados em produtos e vendidos, desde que eles não cedam seus direitos.

    Antes, era óbvio para os editores que os ilustradores têm direitos criativos, mas ouvi falar de casos em animes onde o mesmo trabalho recebe uma comissão fixa e os direitos criativos são vendidos. Diferentes empresas têm maneiras diferentes de fazer as coisas nesta indústria, mas acho que nós, pessoas dos animes, precisamos aperfeiçoar o nosso conhecimento dos direitos de propriedade intelectual.

    Num post mais recente, Yamasaki relembrou uma experiência que teve há mais de dez anos, quando uma grande empresa criou um filme anime e recrutou uma equipa de freelancers para o fazer. Quando esse anime se tornou um sucesso, a grande empresa deu uma festa e deu um bónus aos seus funcionários, apesar de serem os freelancers quem fez o anime. Yamasaki escreveu:

    Eu senti como se tivesse vislumbrado o lado sombrio da indústria de anime

    Yamasaki concluiu afirmando acreditar que empregar animadores e dar-lhes um salário estável é uma maneira de garantir os seus direitos.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

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