Mais...
    InícioAnimeDizem que os fãs de Isekai são pessoas frustradas

    Dizem que os fãs de Isekai são pessoas frustradas

    Um artigo publicado pela France24 tornou-se viral no Japão onde os fãs de Isekai são caracterizados como pessoas frustradas.

    Com o subtítulo “Ser atropelado por um camião não parece a fantasia favorita de ninguém, mas é uma ideia central para um tipo escapista de anime japonês que está a explodir em popularidade”, o artigo diz que o género explora as frustrações reprimidas das pessoas que se sentem desvalorizadas e insatisfeitas com a vida moderna.

    É igualmente revelado que em 2021, cinco dos 10 animes japoneses mais assistidos na plataforma de vídeo chinesa Bilibili apresentavam histórias isekai, e o género é tão popular que “isekaied” aparece até no guia de léxico online Urban Dictionary, definido como “o ato de ser atropelado por um camião e renascer”.

    Isekai é um género de light novels, mangá e anime que se desenrola à volta de uma pessoa que é transportada e tem que sobreviver num outro mundo, como um mundo de fantasia ou universo paralelo. Este dispositivo de enredo permite que o público aprenda sobre o novo mundo ao mesmo ritmo que o protagonista. As obras Isekai também costumam cair na fantasia, géneros de ficção científica, fantasia de portal ou viagens acidentais.

    Rússia proíbe animes isekai por “encorajarem” a reencarnação

    Satoshi Arima, editor da gigante editorial Kadokawa, comentou no artigo: “A mentalidade predominante no isekai é que ‘estou melhor apenas a ser transportado para um mundo onde posso destacar-me'”.

    Ao longo dos anos, a editora lançou uma infinidade de novels com o tema isekai, muitas dos quais inspiraram adaptações mangá e anime. A iteração atual de isekai começou a descolar por volta de 2012, e a ascensão de plataformas como a Crunchyroll e a Netflix ajudou a tornar as histórias num esteio entre os fãs de anime de hoje.

    Arima disse que o público principal das novels da Kadokawa são os “assalariados” – trabalhadores de escritório japoneses – na faixa dos 30 e 40 anos. Eles podem estar a sonhar em “apenas mudar para empregos que os reconheçam melhor”, desafiando o arraigado sistema de emprego vitalício do Japão.

    Como esse tipo de vida nem sempre é possível, eles podem estar a realizar esse desejo indiretamente através dessas novels.

    O Japão já não está no seu melhor, então histórias como essas fazem-me pensar que as pessoas podem estar a procurar maneiras de desabafar o seu stress e escapar

    Ele acrescentou: Esse escapismo “serve um propósito terapêutico, embora eu ache meio triste”.

    SourceFrance24
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    9 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    9 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Marcelo SoaresD
    Marcelo Soares
    29 , Abril , 2023 17:39

    Bem o artigo só diz coisas obvias, qualquer adulto um pouco mais consciente sabe que o ritmo de mundo mudou.
    Tudo está mais apresado e complexo, as exigências para manter padrões aumentou muito, fazendo a sociedade gere homens e mulheres mais frustrados.

    Marcelo SoaresD
    Marcelo Soares
    Reply to  Marcelo Soares
    17 , Maio , 2023 18:18

    Calma rapaz, você está muito agressivo nos comentário isso é só comentários na internet.

    Eu acompanho anime a muito tempo e sei que não só Isekai que tenta relacionar com os problemas sociais. Esse desejo por liberdade sempre existiu nas histórias de fantasia, mas o ponto do artigo era tentar rotular um nicho do publico desse tipo de obra como “fracassados”.

    Sendo que meu ponto era que estamos na “década dos fracassados”, e que hoje em dia a grande maioria das pessoas se sentem em uma condição de estresse ou de depressão.

    “Isso é assim desde que existo neste mundo, e já tenho 36.” e eu tenho 38 anos, e vi a situação piorando “sim” e não importa se isso é uma “questão cultural” ou “placebo social”.

    Mais um zé
    Mais um zé
    29 , Abril , 2023 21:15

    Compreendo o ponto de vista deles mas é apenas um ponto de vista, isekai não é mais nem menos que uma história em “outro mundo”, apenas a diferença é como começa, até dragon ball existe porque o goku foi lançado do seu planeta para a Terra. Quantas histórias desde o início dos tempos têm o protagonista como um Zé ninguém que encontra algo e se torna um herói, os isekai apenas usam a reencarnação como um meio para entrar na história, o truk-kun neste momento já é um meme que até alguns isekai gozam com isso.
    Não sei até que ponto julgarem as pessoas como frustradas com a vida por ver isekai é diferente de as pessoas verem/lerem histórias de super heróis

    Gabriel Augusto VidigalD
    Gabriel Augusto Vidigal
    29 , Abril , 2023 21:46

    Como um fã de isaki, vejo um fundo de verdade nisso.

    Gabriel Augusto VidigalD
    Gabriel Augusto Vidigal
    Reply to  Gabriel Augusto Vidigal
    17 , Maio , 2023 17:43

    Não, vou continuar, mesmo tendo seus pontos negativos estou me divertindo.

    LeoTR Rocha
    LeoTR Rocha
    30 , Abril , 2023 1:02

    A minha pergunta é
    Qual é o ser humano que vive hoje em dia sem frustrações reprimidas, que não se sente desvalorizado e insatisfeito com a vida moderna?

    Acho que todo o ser humano vai passar por esses sentimentos, faz parte da vida, e uns vão ver Isekais, outros Jogar, outros ver animes de porrada ou mesmo porrada real, Ufc, outros assistir um jogo, outros ver um novela ou serie, outros ler, não importa, tudo isso é uma forma de escapar desses sentimentos que mais cedo ou mais tarde vamos sentir, faz parte, todas essas formas de diversão são uma válvula de escape para as nossas frustrações e ansiedades, uma fuga da realidade.

    O gênero de Isekai por si só não tem mal e não significa que todos que gostam são frustrados, na verdade a muita gente frustrada que não ve isekais e que vai fazer outras coisas…

    Last edited 10 meses atrás by LeoTR Rocha
    CaioVictorFAD
    CaioVictorFA
    30 , Abril , 2023 1:19

    E fatos comprovam que quem disse isso é um Desinformado que NUNCA assistiu a um bom isekai e sai falando umas merdas dessa, se não gosta de isekai, NÃO ASSISTE simples, mas inventar esse papo imbecil de que só gente frustrada é fã de isekai chega dá pena de ver.

    Celso
    Celso
    30 , Abril , 2023 19:37

    Isekais são (não importa se é novel, mangá, anime ou game) uma forma de entretenimento. Então é claro que vai ter (uma parcela) de pessos frustradas entre seus consumidores. Se isso ajuda essas pessoas a lidar com suas frustrações que mal tem? Poderia ser qualquer outra coisa pior, como bebidas ou jogos de azar.

    Likou
    Likou
    1 , Maio , 2023 4:27

    O próprio conceito de entretenimento parte do contexto de fuga da realidade, que é frustrante pra 99,9% dos humanos. Então não tem sentido associar isso a unicamente um gênero, obra, ou, como já disse, qualquer tipo de entretenimento existente.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares