Mais...
    InícioMangaAutora de Shonen critica a falta de originalidade das histórias Isekai

    Autora de Shonen critica a falta de originalidade das histórias Isekai

    O género Isekai está atualmente em alta com múltiplos animes e mangás a serem publicados todos os meses, mas a comunidade começa a dar sinais de saturação sobre este género de história e a principal critica vai para a sua falta de originalidade.

    Isekai é um género de light novels, mangá e anime que se desenrola à volta de uma pessoa que é transportada e tem que sobreviver num outro mundo, como um mundo de fantasia ou universo paralelo. Este dispositivo de enredo permite que o público aprenda sobre o novo mundo ao mesmo ritmo que o protagonista. As obras Isekai também costumam cair na fantasia, géneros de ficção científica, fantasia de portal ou viagens acidentais.

    O que é “Isekai”

    Recentemente uma autora de obras shonen também falou sobre a sua frustração com o género Isekai.

    A autora em questão é Usagi Nakamura, a criador da série shonen conhecida como Gokudou-kun Manyuuki, também conhecida como Gokudo The Adventurer. A light novel começou a ser publicada em 1991 e a adaptação para série anime estreou em 1999 com 26 episódios. Num podcast intitulado “Real Sound”, Nakamura não fez rodeios quando se tratou de criticar o género isekai:

    Quando vejo tantas histórias a ser produzidas em massa sobre pessoas de repente a receber habilidades incríveis, sendo populares entre as meninas e estando num harém……, eu pergunto-me onde está a originalidade dessas histórias. Eu pergunto-me se as pessoas não têm vergonha de escrever o mesmo tipo de novels.

    Por que existem tantos animes e mangás Isekai? Editora explica

    Nakamura acrescentou que todo o género isekai parece ter sido escrito pela mesma pessoa:

    Isto foi há muito tempo, mas certa vez fui selecionada como jurado para uma novel erótica voltada para homens e, quando li as obras selecionadas, elas eram tão semelhantes que pensei que fossem todas escritas pela mesma pessoa. Acho que a mesma coisa está a acontecer com as novels. Acho que os autores das novels de “reencarnação sobrenatural” são todos escritos pela mesma pessoa, ou, em outras palavras, são tão parecidos que até eu, que perdi meu cérebro Ranobeki, poderia escrevê-los.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    7 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    7 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Dom ShidonD
    Dom Shidon
    8 , Abril , 2023 2:39

    Lembrando:

    Isekai: o personagem é transportado para outro mundo
    Tensei: o personagem é reencarnado em outro mundo

    Sakura
    Sakura
    Reply to  Dom Shidon
    8 , Abril , 2023 4:33

    O gênero tensei = personagem reencarnando.

    Se ele morre e reencarna como um gato no mesmo mundo, é gênero tensei também .

    O tensei isekai que é o tu citou. Um subgênero de reencarnação em outro mundo.

    Likou
    Likou
    8 , Abril , 2023 8:30

    Por mais que sim, a gente veja um monte de obras extremamente parecidas por conta da popularidade do sub-gênero, ela fala em um tom como se 100% das obras fossem iguais e ruins. Logo isso faz perder completamente a validade do que ela falou, generalização é uma coisa bem idiota.

    Lindalberto
    Lindalberto
    Reply to  Likou
    8 , Abril , 2023 9:39

    Embora o isekai como gênero literário não seja criação japonesa, visto que obras como o Mágico de Oz e as Crônicas de Nárnia, que são clássicos da literatura, também poderiam ser encaradas como um Isekai, ainda assim são pouquíssimos isekais que conseguem inovar dentro dessa proposta, alguns ate vem com umas ideias mais absurdas e diferentes, mas mesmos entre esses eles acabam seguindo a mesma estrutura narrativa posteriormente, fica difícil, na condição dela enquanto autora defender esse tipo de coisa, é como um músico falar que todas as músicas atuais são ruins, muito embora ele não tenha escutado todas as músicas, ainda que músicas boas ainda existam elas acabam não tendo tanto apelo comercial e não ganhem tanto espaço na midia, de modo que tanto a música quanto a leitura, deixa de ser realmente arte e vira apenas um produto a ser consumido rapidamente enquanto não surge o próximo

    ̷MylenaYuki~คนของแปลน💚D
    ̷MylenaYuki~คนของแปลน💚
    9 , Abril , 2023 17:24

    Já peguei RANÇO desse gênero justamente por isso. 🙄 Td anime (um MONTE q foi anunciando nos últimos meses) eu ia ler era quase a MESMA ladainha na sinopse. Até as capas sofrem desse “mal”. Pq só de ver elas eu consigo adivinhar q é um isekai 🤡

    luizD
    luiz
    10 , Abril , 2023 6:39

    Eu vejo mto anúncio de isekai dos quais eu passo, pq a história não tem nada de chamativo q me faça pensar “puxa, quero ver”.

    Talvez até hj os isekais q a meu ver conseguem ser mto bons dentro do gênero são

    Rezero
    Konosuba
    Tanya The Evil

    Tô esquecendo alguma, mas acho q essas são exceção em meio a MTAs com enredo TD igual

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares