Dizem que os Otakus se cansam de anime quando chegam aos 30 anos

No japonês Yaraon! uma discussão tornou-se popular quando foram partilhados alguns relatos onde é afirmado que os Otakus aparentemente “perdem o interesse” quando atingem os trinta anos de idade. Segundo os comentários, parece que são vítimas de um “choque de realidade“, que os faz perceber que talvez não tenham aproveitado ao máximo as suas vidas.

Podemos ler:

Vivo uma vida solitária há mais de dez anos, mas anime, internet e videojogos, esses três tesouros sagrados mantiveram o meu espírito vivo por um tempo. Mas por volta dos 28 anos eles começaram a entediar-me e, aos 30, eu estava completamente farto. Não tenho nada para fazer, realmente não sinto nada além de desespero. Eu pensei que nunca iria cansar-me de anime, internet e videojogos pelo resto da minha vida, mas eu estava errado. Eu costumava correr do trabalho para casa e ligar-me imediatamente, mas agora não consigo assistir tanto anime quanto gostaria. Antes pensava em largar o emprego para me dedicar exclusivamente aos videojogos, hoje não me interessa em absoluto.

Mesmo que você alimente uma vida vazia, ela ainda estará vazia. Tudo é inútil. Este é o problema que as pessoas que consumiram apenas anime durante toda a sua vida se deparam. Para não ser engolido por esta verificação da realidade, todos devem começar uma família e tomar medidas produtivas. Se você não produzir algo de alguma forma, acabará sendo engolido pelo vazio e pelo esquecimento.

Antes de me deparar com esta conversa, eu não só assistia anime sem parar, como também comprava merchandise, frequentava lugares onde faziam apresentações ao vivo e sentia-me vivo quando recebia interações de estranhos no Twitter. Depois de sentir esta verificação dr realidade, perdi o interesse por todas essas coisas e desisti completamente.

Nos comentários podemos ler:

  • Devo admitir que é verdade, conforme você envelhece, perde o interesse por animes e videojogos.
  • Talvez 90 por cento dos otaku se aposentem aos 40, é normal.
  • A minha libido foi diminuindo e o meu interesse por coisas eróticas foi diminuindo. Acho que isso também fez com que eu não me interessasse por animes e videojogos.
  • Afinal, o anime é uma cultura para os jovens, então entendo porque isso desaparece com o tempo. No entanto, não é muito cedo para fazer 30 anos? Eles poderiam ter dito que aos 50 anos, quando sua aparência física começa a mudar
  • É quando você percebe que ser solteiro é inteiramente sua culpa? Você gastou todos os seus recursos em coisas sem sentido como animes, mangá que você só leu uma vez, videojogos que você nem termina e agora VTubers que só querem você com o seu dinheiro. Você evitou mulheres reais para essas coisas.
  • Em primeiro lugar, o anime é a primeira coisa que começa a entediar-te, e é pior quando você lê o mangá e uma adaptação para anime dele é lançada, pois não te interessa ver de novo
  • Se for apenas anime e videojogos, acho que é compreensível que você fique entediado. Você não consegue dedicar-se a outras coisas?
  • Bem, também é porque trabalho cada vez mais. Eu não tenho lugar para fazer as coisas que eu gosto
  • Os otakus procuram apenas razões e ferramentas para escapar da realidade, mas não podem fugir para sempre.
  • Ou você desiste ou fica amargo o suficiente para odiar qualquer anime popular e tentar ganhar atenção nas redes sociais.
  • Quando eu era jovem não entendia o que era ser uma pessoa sem hobbies, hoje eu entendo
  • Talvez existam dezenas de milhares de otakus com mais de 30 anos por aí, mas por que eu nunca vi nenhum? Talvez nessa idade você já tenha vergonha de dizer isso?
  • Existe uma diferença entre ser um otaku e apenas gostar de anime
  • No final, essas pessoas só assistem anime para fugir da realidade, não gostam muito.
Subscreve
Notify of
guest

27 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Facawar
Facawar
8 , Maio , 2023 21:08

Tenho acerteza que não é por ser anime que se cansa, imagina consumir o mesmo tipo de conteudo por mais de 15 anos, ja seria cansativo, ainda mais com 30 anos que o tempo ja não é muito para o lazer. (tmb tendo aquilo de ter mil animes mangas e jogos que so muda a skin, ae fica ainda mais rapido a falta de vontade)

Ítalo Evangelista
Ítalo Evangelista
Reply to  Facawar
8 , Maio , 2023 21:24

Isso se chama Vagabundice esquerdista que fica inventando desculpa para não fazer nada
aqui no brasil graças povo acordo porque a direita esta muito forte nada de Fazer o L agora não
Japones de hoje e cheios de esquerdista vagabundos comunista por ai

Kratt 👿D
Kratt 👿
Reply to  Ítalo Evangelista
9 , Maio , 2023 15:09

KKKKKKKKKKK tirou do c* a “esquerda” aqui nessa postagem, lavagem cerebral maluco.

Ítalo Evangelista
Ítalo Evangelista
Reply to  Kratt 👿
10 , Maio , 2023 23:20

Vocês pode fazer o L depois e chora

Sakura Hibiki
Sakura Hibiki
Reply to  Ítalo Evangelista
9 , Maio , 2023 20:28

Na verdade isso é falso. O movimento evangélico que está crescendo no Brasil e a “direita” está usando isso como autopropaganda pra tentar se afirmar.
A direita quer transformar o movimento evangélico em movimento político e se apoderar dele. E quem começou isso foi o partido republicanos utilizando a Igreja Universal (e vice-versa).

O Brasil está caminhando pra se tornar uma ditadura teocrata conservadora da Igreja Universal. Desejo que as outras igrejas não se deixem influenciar.

Felizmente, nessas eleições ainda tínhamos o velho Lula. Mas não teremos mais no futuro.

E a (extrema-)direita vai continuar a usar e a pisar nas Escrituras pra tomar o poder, assim como fez no passado.

Ítalo Evangelista
Ítalo Evangelista
Reply to  Sakura Hibiki
10 , Maio , 2023 23:25

Religião faz pessoas ter ordem e progresso e valor tradicional
questão não e essa, e modo que esses jovens pessoas vivem como fosse uma pessoa socialista Brasil tem muitos que vivem esmola do governo bolsa escola etc e não quer trabalha por causa idiologia Maxista que vem sendo implanto em varios Países Japão e proximo País ser vitima

RonanfalconD
Ronanfalcon
Reply to  Ítalo Evangelista
26 , Maio , 2023 23:53

Você é tão doente quando os otakus doentes do japão. Vá se tratar!

Lindalberto
Lindalberto
Reply to  Facawar
8 , Maio , 2023 22:57

De fato, poucas obras se salvam nas temporadas atuais, muita coisa genérica saindo, e após anos vendo animes essa sensação só piora, acho quando já assistimos mais de 100 animes diferentes, a cada anime novo assistido fica mais difícil alguma obra impressionar e chamar nossa atenção. Além disso, a maioria dos personagens de anime são crianças e adolescentes ou, quando muito, jovens adultos na casa dos 20 anos, de maneira que fica mais complexo você se identificar com a trama ou com os conflitos dos personagens após certa idade. Acaba que aos poucos tendemos a nos afastar disso e passar a querer consumir outras coisas, sejam obras mais maduras ou mesmo outros tipos de mídia

RonanfalconD
Ronanfalcon
Reply to  Lindalberto
26 , Maio , 2023 23:56

O que o tempo atual tem a ver com isso?

Eu assisto anime há pouco mais de 15 anos, nada do que tem hoje se parece com aquele tempo, e estou com 37, e sinto alguma fadiga, mas continuo gostando.

Ah, e não sou japonês, isso também é uma diferença enorme nessa matemática. Dado a como eles são por lá (jeito esse que desconheço na realidade mais profunda), difícil dizer se acho que eles sentem o que sinto.

Ítalo Evangelista
Ítalo Evangelista
8 , Maio , 2023 21:26

Isso comportamento esquerdista cultura socialista no Brasil se chama O vagabundo esquedista

Hernani Pawlick David
Hernani Pawlick David
Reply to  Ítalo Evangelista
8 , Maio , 2023 23:33

Ah que doença cara. Deixa de ser retardado.

Ítalo Evangelista
Ítalo Evangelista
Reply to  Hernani Pawlick David
10 , Maio , 2023 23:21

Faz O L

RonanfalconD
Ronanfalcon
Reply to  Ítalo Evangelista
26 , Maio , 2023 23:56

Você é tão doente quando os otakus doentes do japão. Vá se tratar!!
Otakupt, bane esse sujeito aí, por favor.

Hernani Pawlick David
Hernani Pawlick David
8 , Maio , 2023 23:55

40 anos aqui. Jogo praticamente todos os dias, nem que seja uns 15 minutinhos, muito retrô gaming. O gênero que mais me gruda no momento são jogos estilo souls like. Minha paixão por jogos me levou a trabalhar em desenvolvimento, hoje mais focado em VR/AR e também dou aulas na universidade em um curso de desenvolvimento de jogos. Ainda assisto animes, mas não tanto quanto antigamente, Spy X Family, Paripi Koumei, Chainsaw Man e uns episódios soltos de animes antigos. Manga acompanho só Dragon Ball Super e Berserk. Nunca me considerei Otaku entretanto. Portanto baseado nisso que eu disse, cada um é cada um mas com alguma coisa em comum. Free, questão de bom senso. O ministério da saúde adverte: Fumar é prejudicial a saúde.

Samuel Silva
Samuel Silva
9 , Maio , 2023 0:14

Acredito que seja verdade nos casos extremos em que ser otaku não é um complemento a uma vida socialmente saudável mas é a prioridade número 1. A intensidade com que vivem o “ser otaku” pode acaba por originar desgaste, principalmente confrontados com a realidade de que não ganharam nada ou muito pouco com isso na vida real e que o tempo dedicado a isso já não volta! Tudo deve ser consumido com moderação!

Blu3sD
Blu3s
9 , Maio , 2023 1:02

Tenho hoje 31 anos e embora atualmente não faça nenhuma questão de me considerar ou mesmo ser considerado otaku por terceiros acredito que posso dar meus 10 centavos sobre o assunto.

A real é que algum tempo após você conhecer e ter consumido vários animes e mangás começa a perceber que são muito poucos os que efetivamente se destacam, seja atualmente ou da época de auge dos animes, ao menos lá na segunda metade dos anos 90 no Brasil para hoje. Eu mesmo conto nos dedos os animes que hoje efetivamente furam a bolha e trazem novos fãs para esse universo em meio a uma enxurrada de obras voltadas para otakus que fazem qualquer leigo pensar duas vezes se animes e mangás são mídias tão boas quanto alguns fazem parecer.

Sem falar que conforme alguns já falaram em comentários anteriores na maioria esmagadora dos animes e mangás de maior sucesso os principais personagens ou são adolescentes ou no máximo jovens geralmente no início dos 20 e poucos anos, o que torna a identificação com gente em uma idade um pouco mais avançada um tantinho quanto difícil se a pessoa efetivamente já tiver amadurecido. Até eventos de animes começam a ficar menos divertidos a partir dos 30 justamente quando você começa a perceber que a maior parte do público que transita por ali é gente muito mais nova do que você, com muito menos repertório para boas conversas e até mesmo noção do ridículo…

RonanfalconD
Ronanfalcon
Reply to  Blu3s
27 , Maio , 2023 0:00

Tenho 37, concordo bastante contigo.

luizD
luiz
9 , Maio , 2023 3:50

Talvez a pior coisa q possa acontecer é vc se basear em coisas a partir de uma noção de “velho demais”. Quem define isso? A sociedade? Gente q vc nem conhece e tá cagando pra vc? Isso honestamente é ridículo…

Dito isso, vale observar q a realidade japonesa não é a nossa realidade e lendo o texto vc percebe claramente q era alguém q podemos colocar na categoria de VICIADO. Então ele não tinha vida social nenhuma e se limitava a jogar e ver anime de forma alucinada. Isso obviamente vai saturar e dar essa sensação de vazio, mas isso tem a ver com falta de equilíbrio, de vc não saber mesclar os hobbies com a vida social…

RonanfalconD
Ronanfalcon
Reply to  luiz
27 , Maio , 2023 0:02

Sim, o caso particular citado não é bom pra essa discussão.

Rufino
Rufino
9 , Maio , 2023 9:48

Não me considero “otaku”, mas é verdade que comecei a perder o interesse em anime e gaming lá para os 35, talvez.
Ainda jogo algumas horas por semana, e ainda vejo alguns episódios, mas é difícil. São muitos anos disto… às vezes sinto que já vi o que tinha a ver.

Dito isto, de vez em quando ainda aparece um mangá que me deixa completamente agarrado. Peguei em “Smoking Behind the Supermarket” e li os capítulos todos de enfiada. Talvez por ser mais… seinen?

LucasD
Lucas
9 , Maio , 2023 14:48

Chega um tempo que satura realmente!
Com 23 já vinha sentido isso, mas agr com 25 saturação total, porém esporadicamente pego um ou outro pra assistir.

RonanfalconD
Ronanfalcon
Reply to  Lucas
27 , Maio , 2023 0:03

Não tens idade pra isto. Ou está exagerando, ou não gosta tanto quanto acha, eu diria.

Sakura Hibiki
Sakura Hibiki
9 , Maio , 2023 20:19

Eu tenho mais de trinta e realmente me cansei dos animes atuais. Eu sei que esses animes não são pra mim. Eu não consigo mais me identificar com estudantes do ensino médio dos animes de hoje. =/

Atualmente, eu me identifico mais com as situações de doramas coreanos e chineses. Que tem mais diversidade de faixas etárias nos enredos.

Fora as responsabilidades da vida, que só aumentam com o passar dos anos.

De animes, hoje só curto continuações de coisas consagradas pra mim e velharias. Aparecem algumas jóias raras no meio do caminho, como Kimetsu, mas é exceção.

RonanfalconD
Ronanfalcon
Reply to  Sakura Hibiki
27 , Maio , 2023 0:05

Algumas falhas. Tens idade pra ser melhor do que isto

-animes atuais – a conversa não é sobre isso, é generalizada.
-velharias – sinto cheiro do nostálgico cego, que enaltece tudo do passado, especialmente pelo comentário anterior. não seja essa pessoa.
-kimetsu – aff… se os atuais são ruins, e é nostálgico, somar isto a elogiar como “joia rara” kimetsu, uma obra que está longe de tal categoria, demonstra falta de senso crítico, que corrobora o resto que falei. de novo, não seja esta pessoa.

Nuno Fernandes
Nuno Fernandes
12 , Maio , 2023 13:31

Eu vejo animes ainda hoje e tenho 30 anos
Vejo um episódio por dia ou dois, leio um capítulo ou dois por dia e posso dizer tenho tempo para o ginásio, tempo para o trabalho, tempo para a família e estudar
Tratasse de uma forma de organizar a nossa vida e têm tempo para tudo e nada em demasia
O demasiado é que cansa

RonanfalconD
Ronanfalcon
27 , Maio , 2023 0:06

“(…) realmente não sinto nada além de desespero.”

Não acho que alguém que diga algo como isto, está habilitado a esta discussão.

Ronnie SalumD
Ronnie Salum
28 , Maio , 2023 17:22

isso se chama vida adulta, você simplesmente passa a ter responsabilidade e prioridade em pagar boletos, e claro, seu tempo de lazer vai diminuir consideravelmente, deixar de gostar é um pouco forte de dizer, então não, não vai deixar de gostar, mas, seu gosto vai mudar e o consumo irá diminuir com o tempo apenas isso

Last edited 7 dias atrás by Ronnie Salum