
Infelizmente tal como noticiámos anteriormente o Tear Studio, o estúdio de animação do OVA Fragtime, foi à falência deixando uma dívida de 8 milhões de ienes (73 mil dólares) a cerca de 50 animadores.
O estúdio já submeteu os papeis para declarar oficialmente falência e iniciar o processo de insolvência, mas devido à lei das falências no Japão, pode levar meses ou anos até que os animadores sejam reembolsados pelo seu trabalho, se tal chegar mesmo a acontecer.
Para evitar esse desfecho o site oficial de Fragtime revelou que serão lançados 3 livros sobre a produção do anime e o dinheiro ganho será dado ao staff do anime.
No post de anúncio, a Pony Canyon e o comité de produção de Fragtime dizem que “já cumpriram as suas obrigações [contratuais] com o [Tear Studio]”, mas ficaram “profundamente angustiados com a situação recente” e, portanto, três livros de produção foram criados para “aqueles que não receberam o pagamento integral pela produção”.
O primeiro livro contém desenhos originais baseados no OVA, o segundo livro é um storyboard do OVA e o terceiro contém o script usado para a gravação do diálogo. O anúncio diz que eles escolheram esses tópicos para “trazer à tona a beleza do OVA de Fragtime”.
O Tear Studio foi fundado a 15 de março de 2013 e opera sob o nome oficial da empresa Next-Batter’s Circle. Jun Katou é o diretor representante da empresa.
Quanto à história de Fragtime:
O que faziam se pudessem parar o tempo? Moritani, por exemplo, está a usar a sua habilidade incomum de parar o tempo por três minutos por dia para observar as pessoas ao seu redor. Um dia, ela escolhe “observar” a roupa interior da idol da turma Murakami – apenas para se colocar numa situação muito comprometedora quando a sua colega de classe acaba por ser imune ao seu poder.
só no japão mesmo, pra ter uma solidariedade dessas
Que se danem…
Quem?Os animadores?
Justo seria a produtora da ao menos 50% dos lucros do anime pra staff. Mas entendo que a Pony Canyon não tem culpa e sim o gestores do studio.
Espero que as vendas desses livros compensem os animadores. Apesar de não acreditar muito nisso…
Espero que tudo dê certo
Duvido que isso vai pagar os animadores,estão dando falsas esperanças.