Hanebado! – Ep11-13: “Porque eu amo o badminton” (Final)

Hanebado! – Ep11-13: “Até ao fim!” (Final)

E finalmente chegados ao derradeiros dias que antecedem a grande final entre Nagisa e Ayano, na preparação para esse grande embate a tensão é elevada e cada uma luta pelo seu ideal.

Batalha de ideais

Hanebado! – Ep11-13: “Até ao fim!” (Final)Enquanto que Ayano luta puramente para demonstrar a sua qualidade perante a mãe.

 

 

 

Hanebado! – Ep11-13: “Porque eu amo o badminton” (Final)

Nagisa procura a redenção de sua derrota anterior e superar-se a si mesma para derrotar Ayano.

 

 

Começo engenhoso

Antes da partida Ayano mostra novamente a sua arrogância e já dava a vitória como garantida. Mas a partida não poderia começar pior para ela, já que Nagisa a surpreendeu com um tipo de jogo completamente diferente, além de que Nagisa estava mentalmente muito mais forte e estável do que na sua partida anterior. Nagisa foi empurrando Ayano para o fundo da quadra e recorrendo a cortes próximo da rede não lhe dava hipotese e contra-atacar, e isso sem usar os seus famosos smashs já que Ayano já sabia como lidar.Entretanto Ayano também consegui superar esse tipo de jogo de Nagisa com a sua habilidade apurava e equilibrou o jogo e consequentemente ganhou o 1º set.

Hanebado! – Ep11-13: “Porque eu amo o badminton” (Final)

Colher os meritos do treino

O 2º set o equilibrio continuou a se chave e cada uma delas demonstrou as sua melhores habilidades no seu arsenal para poder ganhar a dianteira da partida. Ambas já estavam exaustas e cada pormenor fazia a diferença. Mas Nagisa acabou por tomar a liderança do set usando a sua força bruta que se equipara até aos atletas masculinos, alternando também com toques curtos junto à rede deixando assim Ayano exausta e aproveitando também a sua forma fisica superior a todas as outras devia ao treino intenso que tem feito. E então foi assim que Nagisa conseguiu vencer o 2º set e empatar a partida novamente.

Hanebado! – Ep11-13: “Porque eu amo o badminton” (Final)

Até ao fim!

Agora finalmente chegamos ao derradeiro último set e Ayano cada vez mais mergulhada nas suas mágoas se deixa levar, deixando o seu jogo decair e a partir dai Nagisa toma uma enorme vantagem pontual e a deixa numa situação extremamente delicada. Neese momento Ayano só pensava na derrota e que seria abandonada novamente, e foi ai que todas as suas colegas e mesmo Nagisa a “puxaram para cima” motivando ela para dar tudo por tudo na reta final da partida.

Hanebado! – Ep11-13: “Porque eu amo o badminton” (Final)

Chegamos ao último episódio e antes de seguir para a reta final desta partida incrível tenho de mencionar tanto o script (roteiro) como o storyboard do episódio inteiro de alguém habituado a animes de desporto como HaikyuuTaku Kishimoto e alguém com experiência em direcção e storyboard como Shinpei Ezaki em anime como Atack on TitanAo no Exorcist. Este dois mencionados anteriormente fizeram uma dupla fantástica e nos proporcionaram os melhores momentos de Hanebado até ao momento com grande intensidade, que chegava a me fazer quase saltar da cadeira, e acima de tudo algo muito orgânico entre as duas personagens, mesmo de Ayano que tem sido tudo menos isso.

Hanebado! – Ep11-13: “Porque eu amo o badminton” (Final)

Logo de caras temos no 3º set uma abordagem de ideais com cada uma lutando pelo seu intensamente, mas Ayano parece os ter perdido e fica-se perguntando “a razão pela qual eu jogo badminton”. Essa é a luta interior de Ayano no momento e tem sido desde o inicio do anime, agora mais do que lutar com Nagisa ela está lutando consigo mesma para descobrir a razão. 

Hanebado! – Ep11-13: “Porque eu amo o badminton” (Final)

Se reencontrado consigo mesma e com o badminton

À medida que o set vai decorrendo Ayano vai se reencontrando consigo mesma e com o seu jogo, começando assim a recuperar a grande desvantagem que tinha. O jogo virou! E agora Nagisa está em grandes dificuldades para travar o ímpeto de Ayano, o jogo agora está mais emocionante que nunca e cada erro pode custar o jogo a qualquer uma delas. Nessas cenas fomos abençoados por uma excelente animação e intensidade. Ambas estão no seu limite e mesmo Nagisa com o seu joelho lesionado ela luta até ao fim tal como Ayano. Nesse momento mesmo para Ayano a sua razão para jogar era só e apenas só para derrotar Nagisa. No último ponto nos apenas podemos ver as duas já além do seu limite mas a aproveitar o momento ao maximo para jogar o desporto que mais amam, o badminton!

E a vencedora é…

Hanebado! – Ep11-13: “Porque eu amo o badminton” (Final)

Numa cena de climax espectacular a partida termina e paira no ar a dúvida, quem terá sido a vencedora. Já no pos jogo Nagisa agradeceu a Izumi de todo o apoio que a tem dado e o mesmo para Ayano que emoncionada agradeceu a Elena por ter ficado a seu lado todo esse tempo. Já em clima de rescaldo o clube se reúne novamente e Nagisa regressa após ter tratado a sua lesão no joelho, e foi ai que ficamos a saber que Nagisa tinha sido a vencedora da partido com Ayano mostrando finalmente a sua honesta e verdadeira “face” competitiva. 

Hanebado! – Ep11-13: “Porque eu amo o badminton” (Final)

E assim acaba um anime que nem sempre foi fácil de gostar de algumas decisões da direcção mas pelo final estou muito satisfeito de como as personagens foram trabalhadas e concluídas.

 

Personagens

 

Hanebado! – Ep11-13: “Porque eu amo o badminton” (Final)

Hanebado! – Ep11-13: “Porque eu amo o badminton” (Final)

Em relação às personagens em Hanebado! penso que todo o cast de personagens principais foram bem trabalhados o que peca Hanebado é em trabalha a personagem principal e a sua trama, a forma como foi trabalhada a trama de Ayano a sua mãe e Connie prejudicou a qualidade do anime no meu ver. Eu penso até que Nagisa seria um personagem muito melhor para destacar ao longo do anime, sendo assim dou uma nota positiva com o ponto negativo ser a trama de Ayano apesar de ter gostado muito da sua conclusão.

 

 

 

Nota: 7,5/10

Trilha sonora

A trilha sonora não foi uma ferramenta tão bem utilizada principalmente em momentos mais dramaticos onde eu senti que mesmo em cenas de drama foi demasiado pesada e durante as partidas não senti realmente necessária, mas contrapondo isso penso que nos momentos de maior impacto e importância se consegui manter, por isso não dou uma nota negativa.

Nota: 6,5/10

Arte/Animação

Já no que diz à animação Hanebado teve nos melhores da temporada, uma animação que sem dúvida merecia até um 10. A Liden Films lidou extraordinariamente bem com um anime com tanta ação e movimento como Hanebado e conseguiu surpreendentemente manter a qualidade até ao último episódio.

Nota: 9/10

Comentário final

Como último comentário tenho de dizer que após o inicio forte de hanebado com aqueles cenas fantásticas que surpreenderam e maravilharam todos, o anime para mim foi ficando um pouco aborrecido após começar a trabalhar a trama de Ayano e a sua mãe. Mas após isso a partir do torneio voltei a ganhar gosto pelo anime e apesar de não gostar da conclusão da trama acabei por gostar da conclusão da Ayano e o seus traumas além de que Nagisa e o resto do elenco também foi bem trabalhado mesmo até ao final com cada uma delas tendo as próprias batalhas sendo talento, a falta dele, as ambições e etc.

O último episódio acabou por ser o meu favorito e o melhor na minha opinião, desde a direção à animação teve quase perfeito, terminando a questão interior de Ayano da sua razão de jogar badminton e por fim ela ser finalmente verdadeira e honesta consigo mesmo e com os outros aproveitando e divertindo-se com o badminton novamente.

Nota final: 7/10

Em relação a planos para 2ª temporada duvido muito que tenha além do mangá ser mensal e demorar muito até vir conteúdo novo, as vendas do 1º volumo de blu-ray não foram tão satisfatórias. Sendo assim até ficaria contente só com esta temporada, porque se o objetivo era ganhar mais amantes de badminton certamente o conseguiram com este anime. E tenho que dar os parabéns a toda a staff envolvida no anime que viu-se que fizeram o trabalho com prazer e gosto para todos os novos e velhos amantes de badminton.

Desde já peço mais uma vez desculpa por não ter trazido as reviews mais cedo, mas realmente espero que tenham gostado de seguir estas análise e se quiserem aceito sugestões sobre o que posso melhorar, fiquem bem e até à próxima temporada. 🙂

Hanebado! – Ep11-13: “Porque eu amo o badminton” (Final)