Hayao Miyazaki recua e já não vai aposentar-se

Hayao Miyazaki recua e já não vai aposentar-se

Segundo o livedoor.jp o reconhecido diretor  revelou num programa de rádio na véspera da Ano Novo que mudou de ideias e já não planeia retirar-se da produção de filmes.

O staff do Studio Ghibli respira agora de alivio mas  não se livrou das criticas de muitos fãs nipónicos que o acusam de falta de respeito e de sempre que lança um filme que se torna popular anunciar a sua “reforma” só para o promover ainda mais. Afinal de contas esta é pelo menos a 7ª vez que  anuncia a sua “reforma”.

A primeira vez que ele anunciou que se ia retirar foi em 1986 após o filme Laputa: Castle in the Sky seguindo-se 1992, 1997, 2001, 2004, 2008 e agora 2013.

O diretor de 72 anos é conhecido por obras como Laputa: Castle in the Sky,  O Meu Vizinho Totoro, Kiki’s Delivery Service, Porco Rosso, A Princesa Mononoke, A Viagem de Chihiro, Howl’s Moving Castle, Ponyo e agora The Wind Rises.

A Viagem de Chihiro continua a ser o filme que mais lucro gerou nas bilheteiras japonesas 12 anos após a sua estreia em 2001. Ganhou o Óscar para melhor filme animado em 2003.