Hu Mingayao, o Satoru Gojo da vida real

O atleta paralímpico partilha imensos elementos do carismático feiticeiro

Hu Mingayao, um atleta chinês cego praticante de Goalball (um desporto em equipa jogado com mãos por um grupo de pessoas com deficiência visual) recentemente recebeu as atenções dos fãs de Jujutsu Kaisen.

Isto porque é extremamente parecido à personagem Satoru Gojo, quer em estatura, cor de cabelo e claro, o uso da icónica venda negra nos olhos. Os Tokyo Paralympics 2020 ainda decorrem e Hu, é umas figuras de maior destaque na competição tanto que se tornou num dos assuntos mais badalados da rede social chinesa Weibo.

Contudo, a cor do cabelo do atleta é branca devido a uma doença, e ao contrário que muitos pensam não foi tingida para se parecer ao feiticeiro, claro que todos estes elementos não deixam de ser uma interessante coincidência. No que toca a aparências, também se parece imenso com o androide 9S do jogo NieR Automata.

A carreira do Gojo da vida real começou em 2009, quando foi selecionado para a equipa Zeinjhang BlindGoal. Desde aí participou em diversas edições paraolímpicas nacionais e conquistou três campeonatos, representou China em 2010 nos jogos asiáticos, foi vice-campeão na mesma competição nas edições 2014 e 2018.

Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.