No rescaldo do IberAnime OPO 2022 a comunidade vê-se confrontada com um caso constrangedor que aconteceu no domingo do evento protagonizado por um streamer.

Aparentemente o streamer terá entrado em livestream no evento para tecer comentários depreciativos sobre cosplayers, estando para já identificados 3 cosplayers que foram seu alvo.

Quando alertado para o sucedido o IberAnime emitiu o seguinte comunicado.

Acrescentando ainda:

Ainda sobre este comunicado, queremos acrescentar que estamos em contacto com os organizadores dos torneios e a equipa/streamer em causa não estavam inscritos nos torneios, pela que a sua presença terá sido a título individual. Naturalmente, porque não toleramos este tipo de comportamentos, iremos acionar mais meios internos de controlo e prevenção deste tipo de situações no futuro, uma vez que é contra todo o espírito Iberanime.

Já o streamer justificou-se da seguinte maneira:

Olá. Eu sou o Gocha, um rapaz simples com origens humildes em busca de encontrar o seu lugar online, como tantos outros internautas. Hoje acordei e qual não é o meu espanto, estou a ser enxovalhado online, por resultado do conteúdo que fiz ontem em mais uma live IRL na Iberanime. Estou a ser acusado de assédio por ter proferido uns piropos que assumo terem sido de mau gosto, que são a minha maneira de fazer conteúdo e de entreter a minha audiência na Twitch. Mas ainda assim LONGE de justificar a tentativa de cancelamento que me está a ser dirigida. Como qualquer humorista que vive numa sociedade livre de censura, apenas me posso justificar que os piropos foram a minha forma mais sincera de ELOGIAR. Se isso provocou a revolta em pessoas mais sensíveis, expresso aqui e desde já, um franco pedido de desculpas público, pois nunca foi minha intenção rebaixar ou denegrir qualquer um dos intervenientes. É a minha forma de trabalhar e de fazer humor, e estou ciente que será sempre impossível agradar a todos. “Se não te aguentavas não vinhas”. Um forte abraço a todos. E um forte pedido de desculpas a @Khumoy_cos,

A comunidade, coslayers, eventos e websites da especialidade lutam contra este tipo de comportamentos, mas ainda há muito para fazer, especialmente daqueles que se refugiam no “humor” para humilhar os outros.

Update: Novo comunicado do streamer:
Para responder a prints tiradas do chat do meu canal da twitch: Um streamer nao pode ser responsabilizado pelas palavras de viewers no chat, principalmente em IRL onde nao e nada facil o controle de banimentos pelo proprio streamer. Tudo o que fiz foi em prol do humor, da boa disposicao e do conteudo. Tenho a certeza que a maior parte do pessoal que viu a live toda e nao partes dela descontextualizada, se divertiu e achou piada ao conteudo. No meu pensamento era uma questao de sentido de humor, nao de assedio sexual. Nunca foi da minha intencao ofender ninguem, e lamento que isso se tenha sucedido. Na compra do bilhete ha um termo de consentimento para direitos de gravacao ou transmissao dentro daquele recinte. Contudo volto a lamentar o facto de ter ofendido quem quer que seja ou alguma cultra em questao, eu se fui ao evento é porque me identifico minimamente com as pessoas, organizacoes e culturas que evento representa. Venho tambem convidar a quem me conheceu neste infeliz curso de eventos, a ver uma stream, ou varias, para conhecerem a pessoa GochaVL e nao a besta que esta retradada em muitos tweets, ALGUNS deles nao coerentes no que toca a contexto e localizacao temporal. O meu pedido de desculpa ao evento em si IBERANIME,aos EXSAD e todos os que se sentiram injusticados ou ofendidos durante a minha live stream. E principalmente as pessoas que por uma forma ou de outra se sentiram ofendidos com os meus atos, nao voltando a realizado em pro nao existir constrengimentos Futuros
Subscreve
Notify of
guest

11 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Well19
Well19
24 , Outubro , 2022 22:40

geração mimimi cancelando mais um kkkkk

Last edited 1 mês atrás by Well19
Hugo Pereira
Hugo Pereira
Reply to  Well19
25 , Outubro , 2022 0:56

Engraçado que algumas das raparigas que se estão a queixar são aquelas que têm only fans, e vendem fotos reveladoras a esse tipo de gajos, enfim.

Mr_Quim
Mr_Quim
Reply to  Hugo Pereira
25 , Outubro , 2022 15:44

A cena é, o gajo esteve mal, sim, mas como referiste, a maior parte que se está a queixar tem Only fans… logo não têm muito respeito próprio, porque se vendem de certa forma (visto que se tornam um “objecto” erótico / sexual para quem paga pelo OF delas)… Mas no entanto ficam todas ofendidas quando alguém lhes manda um piropo ou assim…
Com isto não estou a defender o streamer em questão, que nem o acompanho, mas opa sejamos coerentes…

Kats
Kats
Reply to  Mr_Quim
26 , Outubro , 2022 10:50

Nao acredito que tenho de dizer isto mas só porque ela tem only fans para ganhar mais dinheiro nao é desculpa para a tratar como um objeto

Mr_Quim
Mr_Quim
Reply to  Kats
26 , Outubro , 2022 11:19

Correto, nem eu estou a dizer que é desculpa, mas continua a não ser coerente.

Hugo Pereira
Hugo Pereira
Reply to  Kats
26 , Outubro , 2022 18:20

Nada contra o que cada pessoa faz para ganhar uma renda extra, mas é preciso perceber que o tipo de pessoa que compra esses conteúdos é o mesmo que é apresentado na notícia. Além do mais, as cosplayers que fazem os seus onlyfans, sabem bem disso e, principalmente o que é que eles fazem com as fotos.

Samuel Silva
Samuel Silva
24 , Outubro , 2022 23:20

Muito complicado… Não vi os vídeos na totalidade apenas excertos mas há aqui um conflito de direitos muito grande. O streamer tem direito em dizer o que quer sobre a pessoa A, B ou C? Tem! A pessoa A, B ou C tem direito a ficar ofendida com o que o streamer disse sobre elas? Tem! Os followers do streamer podem gostar do humor e discurso labrego que ele utiliza? Sim! Alguém de fora que veja os vídeos tem o direito de achar que o conteúdo e o discurso são reprováveis, despropositados e inconvenientes? Tem sim, eu incluo-me neste grupo. Eu não o faria. Há muita gente que não o faria. Mas há muita gente que o faria. Este tipo de comportamento poderá ser contido através da condenação por parte da maioria da opinião pública e com uma espécie de palmada na mão se o Iber o tornar persona non grata em futuros eventos. Servirá de exemplo para o futuro, de outra forma no próximo evento haverão mais casos semelhantes á procura de conteúdo fácil, views e publicidade gratuita. Mas vamos colocar as coisas em perspectiva, é só um labrego a dizer “labreguices” para a sua audiência labrega, vamos ter calma. Peço desculpa se ofendi alguém com este comentário. Se ofendi, estava só a tentar fazer humor.

Blablablá
Blablablá
Reply to  Samuel Silva
26 , Outubro , 2022 12:26

A questão é que o que ele fez é crime de várias formas… Assédio é crime, assédio a menores ainda mais crime é e filmar ser autorização é crime. Pra não falar que na compra do bilhete aceitamos ser filmados e fotografados pela press do evento, não por labregos… E ele não teria sido de forma alguma “cancelado” se tivesse feito um pedido de desculpas aceitável. Fez 3 e 3 horríveis.

1 Hit
1 Hit
24 , Outubro , 2022 23:48

Falta do que publicar mesmo. Só pode!!!

Cabeça de gelo
Cabeça de gelo
25 , Outubro , 2022 16:00

Tinha que vir do twitter, mimimi do krl tudo querem cancelar

DeFFD
DeFF
25 , Outubro , 2022 23:45

Printar, tirar fora de contexto e postar no TT. Padrão.
Humor black esta em extinção por conta dos Enzos, Valentinas e o pessoal corrompido da década de 90 ☠