Mais...
    InícioAnimeKill la Kill e a adolescência

    Kill la Kill e a adolescência

    Kill la Kill e a adolescência

    , quer se goste, quer se odeie, foi uma série que não deixou ninguém indiferente. No meio de tanta ação, espectacularidade, corpinhos danone, e explosões, se disse-vos que na verdade a mesma é uma grande metáfora sobre a mulher e o seu desenvolvimento?

    Comecemos com os dois Kamui, Senketsu e Junketsu, como sabemos são duas Life Fibers que tornam Ryuko e Satsuki literalmente em duas maquinas de combate. Estas poderosas peças de roupa conferem poderes em troca de sangue, mas o que têm a ver com uma mulher? Comecemos pela sua origem. Sabemos que ambos quando foram construídos apenas foram testados por mulheres, e vimos que os mesmos foram oferecidos dos seus pais para as suas filhas. Os pais, geneticamente, são quem conferem-nos o nosso sexo, através dos cromossomas X ou Y. Se o Kamui representa um corpo, então os seus pais literalmente deram-lhes um corpo para nascerem. No caso de Satsuki este facto é mais evidente, foi-lhe dito que no dia do seu casamento esta tornar-se-ia numa mulher. Como sabemos em diversas culturas, esta afirmação atua como um ritual e muitas mulheres são levadas a acreditar que só tornam-se mulheres quando casarem. O mesmo pode ser associado com a virgindade, aliás o nome Junketsu (virgindade) ainda vem reforçar mais este ponto, lembram-se que na primeira transformação vimos inundar-se de vermelho, enquanto estava num branco imaculado?

    Evidentemente que estas peças de roupa também descaradamente enfatizam os seios e ancas, que são duas mudanças óbvias numa mulher quando atravessam a puberdade. A respeito disso, lembram-se quando Ryuko perdeu o controlo do seu Kamui e da razão? Na verdade muito estranho que possa-vos parecer, a Jovem apresentava sintomas de pré-menstruação, uma condição que ocorre geralmente uma semana antes do período menstrual. Reparem na pose da Ryuko enquanto estava neste estado. Os seus as suas pernas parecem ter problemas em suster o seu corpo, ou parecem ter problemas em suster o seu sangue e urina? Também notamos que a mesma está irritada, apresenta muitas dores, está encharcada de sangue, a sua Scissor Blade apresenta uma forma mais oval e a saia do Senketsu agora possui uma boca e está situada na zona da vagina. Também e para terminarmos este ponto quando Ryuko transforma-se entrando em modo sincronizado reparem que a câmara foca o sangue a ser injetado no Senketsu como se fosse um útero. No entanto o estado de SPM só foi alçando uma vez, foi muito breve e quando esteve na presença da Harime Nui que também um simbolismo muito próprio e está intimamente ligada com as duas irmãs.

    Se os dois Kamui representam um corpo adulto, porque aceitar o Junketsu significa ficar submissivo? É o que significa ser mulher? Se Satsuki aceita-se o seu Kamui de livre vontade seria submissiva aos covers. Certamente devem lembrar-se quando as duas irmãs trocaram de Kamui e a Ryuko no seu estado mais a fraco ao aceitar o Junketsu tornou-se na noiva das Life Fibers. Enquanto quando Satsuki usou o poder deste Kamui nunca aceitou a submissão, e porque devia, só iria deixar de ser o que é. Aqui temos dois indicadores que modificam não só a forma dos seus Kamui como também a forma das suas personagens e ambas podem ser remetidas a duas demografias adolescentes. Ryuko quer tomar controlo da sua vida e rebeliar-se escutando apenas a sua voz, enquanto que Satsuki procura encontrar o seu eu e fazer a escolha mais certa. As duas também tiveram experiências semelhantes mas que as transformaram em personagens bem diferentes, enquanto uma descobre o verdadeiro monstro que a sua mãe realmente é a outra teve de lidar com o abandono e numa idade tenra estes acontecimentos mudam a visão e perceção de uma pessoa.

    Por falar em visão que dizer de Harime Nui, esta jovenzinha na verdade representa as hormonas, reparem que quando aparece mete-se a namoriscar com tudo e todos. Também sabemos foi quem assassinou o Dr. Matoi, e metaforicamente falando representa aquele tempo adolescente rebelde referenciado acima. Com o seu jeitinho e aparência causou sempre bastante fúria na Ryuko, outro indicador de puberdade, este efeito faz as mulheres ficarem irritadas sem razão aparente. O primeiro período da Ryuko (quando transformou-se naquele estado zombificado) foi devido a esta e a mesma consistiu na Ryuko acreditar num rapaz, mas no final ser enganada. Quando a jovem fica desprovida de roupa, abraçando o único pedaço do Senketsu ou seja o seu olho, tudo pode ser remetido a uma cena de violação, ainda mais porque a vagina também pode ter o significado de olho, e a mesma agarra-se a sua dignidade agora manchada e começa a chorar, violação é um grande mal mas que infelizmente muito pouco referenciado e combatido. Não pensem que a sua irmã ficou fora da pintura porque Nui representa os estados adolescentes durante a puberdade, tais como o odeio tudo e eu mesma, ou eu sou a única que alguma vez vou compreender-me e por isso vou fechar-me do mundo. Transitando agora para a sua mãe, Ragyo, e a oposição os Nudist Beach, também podemos tirar alguns indicadores. Como sabem Ragyo, defende que a sexualidade, corpos e puberdade são nojentos e devem ser tapados, enquanto que Aikuro e a sua rebelião acreditam que os corpos são formas de arte e devem ser mostrados com orgulho.

    O culminar de todas estas experiências pode ser resumido no momento mais triste da série, quando Ryuko tem de dizer adeus ao seu Kamui. Esta claro que não queria dizer adeus ao Senketsu mas este serviu para a Ryuko transitar de adolescente para mulher. Crescer, não significa apenas mudar de forma e tamanho, mas sim, aceitarmos a nós e ao mundo, deixando objetos transitórios para trás não omitindo-os e esquecer o seu significado. A seguinte frase pode resumir tudo o que Ryuko viveu e experienciou ao longo da série: “I guess sailor uniforms are something you grow out of someday…but the days you spend wearing them don’t go anywhere!” Na OVA já vimos uma Ryuko que não precisou do Senketsu para ultrapassar uma prova, apenas de escutar a voz do seu coração e fazer o mais certo.

    A adolescência não é uma fase fácil, lidamos com muitas dúvidas e emoções, no entanto é um período determinante que não deve ser ignorado e que molda as nossas vidas para o futuro. Por favor não vejam com repúdio porque esse sentimento é quase como ter medo do que na verdade somos ou chegaremos a ser.


    Artigo enviado pelo nosso leitor Bruno Reis. Podem enviar as vossas reviews para o email admin@otakupt.com.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    7 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    7 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Giovannabolo
    Giovannabolo
    13 , Julho , 2019 4:32

    Nunca vi desta forma…deixa eu ficar ali no canto…

    /////vouterpesadelos

    Yhan
    Yhan
    13 , Julho , 2019 4:32

    Oh! Ótima review!
    Apensar de tudo e algumas coisinhas que acho questionável ou o começo maçante acho um anime original muito bom e este sim eu não levo tão a sério porque sua proposta e execução funciona bem. Queria falar muita coisa da série, mas já faz anos desde que vi ela, infelizmente não tenho todas cenas tão fresca assim na mente.
    A Trigger tem entregado animes originais bem interessantes, espero que continue assim.

    Me surpreendo também por conta das transformações serem bem legais e a trilha sonora excelente, em partes técnicas ao menos Kill la kill é ótimo.
    https://www.youtube.com/watch?v=kJIF0df4vaE

    Shuujin
    Shuujin
    13 , Julho , 2019 4:33

    Kill la Kill foi um anime ok, ele é bem bonito visualmente, tem uma comédia boa, a temática é bem diferente e interessante (um anime sobre roupas), os personagens são legais, mas aquele cliché de “minha maior inimiga na verdade é minha irmã e mesmo ela sendo minha inimiga, temos que nos unir contra um mal maior, que na verdade é nossa mãe” e todo o fanservice acabou com tudo que tinha de bom no anime…

    Lucio
    Lucio
    13 , Julho , 2019 4:33

    Um dos melhores animes que saiu em 2013 mesmo esse ano sendo com muitos de ótima qualidade, ele deixa muitas mensagens mesmo e você achou algumas que nem eu tinha imaginado na época que vi ( como acompanhe todo o lançamento vai fazer 4 anos..), a história realmente não era para todos mas eu não deixo de recomendar quando alguém me pergunta sobre esse anime.A animação também nunca desapontava, e o mais especial as osts que eram MUITO acima da média tenho até baixada uma que é em alemão e mesmo assim eu gosto.

    9/10 Tenho baixado e sempre que dá na telha eu revejo o anime.

    CoisaDeLoco2
    CoisaDeLoco2
    13 , Julho , 2019 4:33

    Postagem estilo ‘Hen Zemi’ , adorei hehehehe !!!

    CoisaDeLoco2
    CoisaDeLoco2
    13 , Julho , 2019 4:33

    Aliás ‘Blood and Blade’ é o melhor AMV de ‘Kill la Kill’ que eu já vi , muito bom mesmo !!!

    Shiba
    Shiba
    13 , Julho , 2019 4:33

    Kill la Kill é otimo. Lembro de quase ter dropado o anime , mas depois do primeiro cour eu virei fã da serie. Era um twist atras de outro.

    Aquela trilha sonora tira o fôlego. Segundo melhor trabalho do Sawano.

    Espero que o diretor de Kill La Kill volte logo com um novo trabalho original. Acho os animes que ele trabalha bastantes criativos.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares