Mais...
    InícioAnimeKokkoku - ep.11 e 12: Tudo está bem, quando acaba bem!

    Kokkoku – ep.11 e 12: Tudo está bem, quando acaba bem!

    Spoilers Alert!!

    Como eu tinha referido na review anterior o décimo primeiro episódio deu continuação aos flashbacks e explicações que tinham sido iniciados no episódio passado. Agora sim, todos os elementos fazem sentido, podemos perceber que Junji não tinha intensão de seguir os passos de seu pai, mas perante a pressão de seu amigo de infância e com a descoberta da Pedra Mestre, Sagawa, torna-se obcecado pelo Estase, tornando-se no homem que conhecemos hoje. Aqui podemos ver o quão importante é um pequeno pormenor, visto que no episódio passado apenas foi mostrado o ponto “traumatizante” do passado de Sagawa, contudo ainda não havia qualquer tipo de ligação com a Pedra Mestre, o que foi perfeitamente acrescentado neste episódio. Porém continuo com a mesma sensação de antes, não consigo sentir empatia pelo vilão, sinto que o problema pelo qual este personagem passou no passado não justifica as suas ações e que tudo isto não passa de uma crise de adolescência que tomou proporções inimagináveis, culminado no Sagawa que nos conhecemos hoje…

    Eu sinto que, nestes últimos episódios, o enredo perdeu um pouco o seu ritmo, principalmente nesta fase final, com a despedida de alguns personagens e com a reorganização da casa dos Yukawa, a história perdeu aquela tensão que nos tinha sido transmitida até agora. Honestamente eu senti que se começaram a criar alguns espaços vazios no anime, e que esta parte final teve que ser adapta de uma forma meio enrolada para poder alcançar os tais 12 episódios que tinham sido estabelecidos, tentando criar um pouco de drama em torno da protagonista, que terá de se sacrificar para o bem da sua família. Ainda assim o “renascimento” foi interessante, é óbvio que a trilha sonora ajudou muito a elevar essa cena, eu acho que só a partir dai é que voltei a prestar atenção…

    Além disso, o enredo meio que vai esquecendo uma serie de questões que nós, publico, gostaria de ver solucionadas como: “Como\Porque é que Sagawa se transformou?“. Esta nova transformação foi simplesmente jogada ali sem qualquer tipo de explicação e não foi a única vez que isso aconteceu nestes dois últimos episódios.

    O último episódio acabou por girar à volta do bebé e da Juri, que o adotou como um filho e que obviamente depois de tanto tempo cuidando dele, não tinha como não se apegar à pobre criança. Contudo fica sempre aquela dúvida no ar, “Será que as memórias de Sagawa irão voltar?“. Eu suponho que não, porque o nascimento deste bebé, impos também a morte mental do antigo Sagawa, ou seja, foi criado um novo ser, que apenas terá a mesma aparência de Junji, mas todo o meio social que o irá envolver no futuro e as influencias que irá receber da sua nova família vão moldar uma criança muito diferente…

    Ao longo do resto do episódio nós vamos acompanhados Juri dentro do Estase e vamos vendo com ela se mantem firme e mentalmente sã durante algum tempo, contudo o final desta história já estava definido a partir do momento que Juri ficou sozinha nesta realidade. No entanto voltaram a cometer o mesmo erro e jogar uma personagem, assim do nada, para resolver tudo e pronto não deram qualquer tipo de explicação para isso acontecer. O verdadeiro problema é que a “mulher do fundador“, parecia ser uma personagem interessante e que, obviamente, teria muita coisa para nos explicar sobre o espectro e sobre tudo o que ficou por explicar, mas mesmo assim não conseguiram aproveitar essa chance de resolver certas coisinhas (fica aqui um pedido, uma OVA com a história desta personagem seria algo bem porreiro)… 

    De facto desde o primeiro episódio que a “mulher do fundador”, já estava destinada a aparecer e nós não sem saber de nada. Até eu já tinha falado sobre isso no meu primeiro artigo sobre Kokkoku, onde disse que não tinha percebido nada daquela cena, como é óbvio, era um spoiler descarado, nós é que não tínhamos como ligar a situação. Gostei fez me ficar interessado com a personagem, mas como sabemos não serviu de nada…

    Mesmo que o final até tenha sido, interessante e que tenha conseguido fechar a história da família Yukawa ainda havia muita coisa a ser explorada sobre este mundo que infelizmente acabou por ser esquecido e apenas aceite sem podermos questionar a sua origem.

    Considerações finais:

    História – 8/10

    Apesar do anime ter algumas falhas conseguiu cumpri o prometido. Explorou de uma forma bastante boa este tema de parar o tempo e da várias consequências que isso podia trazer, criam um ótimo sentimento de tensão durante maior parte do anime, que honestamente é o que eu tenho que elogiar mais de Kokkoku, a tensão transmitida e os ótimos ganchos criados ao longos dos vários episódio.

    Personagens – 7.5/10

    Tem alguns personagens bem chatos como o pai da protagonista, e mesmo o vilão que não me conseguiu agarra ao seu plano a 100%, mas mesmo assim o Makoto e a Juri conseguiram levar o resto dos personagens ao colo…

    Animação – 7/10

    Não há muito que falar da animação não é nada demais, mas também não é assim tão ruim, e, a meu ver até teve algumas cenas interessantes ao longo do anime, por isso acho justa esta nota.

    Trilha Sonora – 9/10

    A trilha sonora deve ser uma das coisa que mais me cativou, eu achei incrível a forma com a música elevava as cenas ao longo de todo o anime. Uma boa musica é extremamente importante para transmitir 100% do que o anime nos quer passar e em Kokkoku eu achei isso muito bem trabalhado…

    Nota final – 7.5/10

    O anime no seu todo foi gostoso de se assistir, mesmo que o final tenha sido meio “meh” é um bom anime Sci-fi e eu certamente recomendo. Claramente não é uma obra perfeita, tem os seus erros, mas mesmo não deixa de ser uma boa obra que consegue explorar bem este tema de parar o tempo, por isso quando tiverem um bocadinho de tempo dêem uma olhadela em Kokkoku que sei que não se vão arrepender…

     

     

    Algumas cenas interessantes:

    Tipo?! Assim do nada!

    Muita, mas muita coisa!

    Fui só eu que me ri nesta cena?

    Esta cena foi bonita!

    Carinha laroca!

    Bem fofo…

    Juri de cabelo grande fica bem melhor…

    Meu deus, tu és mesmo velha…

    Tudo está bem, quando acaba bem!

    Finalemente acordou para a vida!

    O Takafumi é aquele avô maluco que os putos gostam…

    Fui só eu que tive a sensação que o velhote morreu?

    Nova familia, novo Junji…

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    4 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    4 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Evandro Pedro
    Evandro Pedro
    11 , Julho , 2019 21:13

    Sem dúvida que o anime não é espectacular mas cumpre o que se propos fazer e manteve sempre o meu interesse até ao último episódio.

    Só digo que a Juri de longe é a melhor personagem do anime de não fosse ela não teria a metade da qualidade que tem.

    Realmente essa do bebe foi mesmo “out of nowere” mas em relação as memorias do Sagawa foi dito que as celulas antigas foram completamente destruidas para nascer as novas.

    A loira por acaso tinha aparecido penso eu em um dos trailers do anime ainda no ano passado, durante todo anime estava á espera que ela aparece-se mas também acabei por me esquecer.

    Luís Almeida
    Luís Almeida
    Reply to  Evandro Pedro
    12 , Julho , 2019 0:21

    defitivamente um anime que recomendo

    Evandro Pedro
    Evandro Pedro
    11 , Julho , 2019 21:13

    Nota: 8/10 para mim. Pode não ter personagens incríveis (tirando as duas personagens femininas principais) ou uma história espectacular, mas foi um anime que me manteve interessado a cada episódio e que o final não me decepcionou em nada.

    Luís Almeida
    Luís Almeida
    Reply to  Evandro Pedro
    12 , Julho , 2019 0:22

    Arredondado é 8 kkk

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares