O japonês Febri publicou uma entrevista com o designer Shingo Adachi (designer de personagens de Sword Art Online, Working!!) sobre a sua estreia na direção da série anime Lycoris Recoil pelo estúdio A-1 Pictures (86: Eighty-Six, Sword Art Online, Magi).
Lycoris Recoil é o seu primeiro anime como diretor, como você se envolveu nesse projeto?
O projeto em si já estava em andamento pela Aniplex antes mesmo de eu entrar. Já tínhamos o enredo por parte de Asaura-san, e eles entraram em contacto comigo quando decidiram que era hora de começar a procurar um diretor. Na altura, estava à espera de saber se aceitaria ou não o projeto, mas fui às reuniões e dei muitas opiniões, e tudo isso levou a que me pedissem para dirigir a animação.
Quanto da visão do mundo e dos personagens você percebeu quando participou nas reuniões?
Os cinco personagens do Café LycoReco já tinham uma configuração (perfil) que não mudou em nada, inclusive os seus nomes. Pelo contrário, a visão de mundo, que na época parecia ser baseada no conceito de “uma menina, no estilo de ‘City Hunter’……”, não tinha nada de concreto.
Na superfície, é um café, mas nos bastidores, é como uma missão perigosa com uma arma na mão. Mas se você é Ryo Saeba, você é um adulto e pode escolher o seu trabalho livremente. Mas quando se trata de meninas menores de idade, não é assim, certo? Precisávamos de um motivo para essas meninas não irem à escola e fazerem coisas tão perigosas. Primeiro, discutimos isso com Asaura-san e, em seguida, construímos a visão de mundo criando cenários como a organização “DA (Direct Attack)” e as suas agentes “Lycoris”.
Então o cenário mudou consideravelmente de um conceito para outro?
Assim é. No entanto, na minha cabeça, eu não queria que a história fosse o mais sombria possível, então eu queria que fosse um anime fácil de assistir que fizesse você rir uma vez a cada cinco minutos. Embora quisesse retratar adequadamente a ação e a etiqueta com armas de fogo, também queria criar um anime que fosse acessível a fãs que não fossem fãs de armas.
Os designs dos personagens são o trabalho de Muru Imigi. Isso foi oferecido por Adachi-san?
Sim. Eu conheci-o por acaso no Winter Comic Market um ano, e quando lhe pedi para me ajudar, disse que sim. Eu gosto muito dos desenhos de Imigi e sempre desejei poder desenhar como ele, então fiquei feliz por ele ter aceite.
Sinto que a direção dos designs tem uma grande afinidade com os personagens que Adachi-san desenhou até agora.
Nós realmente não pensamos nisso, mas queríamos um design que se encaixasse no conceito mencionado e no público-alvo. Achei que Imigi-san poderia expressar ao mais alto nível o que eu procurava neste trabalho.
Que ordens deu a Imigi-san?
Eu quase nunca o fiz. Dei-lhe a caracterização do texto e pedi-lhe que criasse o resto livremente, e foi assim que surgiu este desenho. Na verdade, eu tinha uma foto temporária desenhada por outra pessoa na fase de planeamento, mas não me atrevi a mostrá-la a Imigi-san e pedi que a fizesse do zero.
O design original do uniforme Lycoris foi feito por Kimika Onai, que trabalhou em figurinos para Nogizaka46 e outros.
Eu sei por experiência própria que é realmente difícil criar um design de uniforme escolar que seja instantaneamente reconhecível como tal. Queríamos pedir a um especialista para fazer isso, já que aparece na maioria das cenas da obra. Felizmente, a Aniplex é a produtora, então por que não lhes perguntar sobre a conexão com a Sony? Quando eu achava que minha ideia não fazia sentido, eles aprovaram. Muito obrigado Onai-san.
Como é participar pela primeira vez numa animação como diretor?
Percebi que “ser diretor é uma coisa solitária” de qualquer maneira. Especialmente desta vez, como também sou responsável pela estrutura da série para este trabalho original, tive que decidir todo o desenvolvimento e os diálogos sozinho. Durante todo o tempo em que trabalhei nisso, fiquei preocupado se estava bem, se ia ficar mau, se ia cumprir, etc. Nas reuniões de guião, eu sempre me perguntava: “Por que eles não dizem ‘ótimo’?” (risos). Ainda estou num estado de dúvida e incerteza sobre se as minhas decisões foram boas ou más.
Esta entrevista foi realizada pouco antes do início da transmissão, então foi o momento mais emocionante.
Sim, é assim. A equipa, em particular, passou um ano ou dois a trabalhar neste projeto, então o diretor tem a responsabilidade de garantir que a animação valha a pena pelo seu trabalho duro, e qualquer que seja o resultado, quero que pelo menos pensem que tem sido um bom trabalho. Se há uma coisa que me deixa feliz em dirigir, é quando o trabalho é apreciado e tanto os espectadores quanto os trabalhadores podem olhar para trás e dizer que se divertiram.
Há um elemento de sorte sobre se a obra será bem-sucedida ou não, então não é totalmente previsível.
Eu mesmo acredito que cheguei até aqui apenas por sorte. Mas talvez eu já tenha ficado sem sorte (risos). De qualquer forma, acho que já fizemos tudo o que podemos fazer e agora estamos apenas à espera do nosso destino.
A animação é do estúdio A-1 Pictures (86: Eighty-Six, Sword Art Online, Magi), a direção é de Shingo Adachi (designer de personagens de Sword Art Online, Working!!), a história é de Asaura (Ben-To, TiN-So: Kimi ga Te ni Suru Ore no Ex Machina, Eiyuu Toshi no Bakadomo) e o design de personagens é de Muru Imigi (Kono Bijutsubu ni wa Mondai ga Aru!, Make Heroine ga Oosugiru!). O desenho dos uniformes é de Kimika Onai (desenhos dos vestuários das Nogizaka46, Sakurazaka46).
No elenco temos:
- Chika Anzai como Chisato Nishikigi.
- Shion Wakayama como Takina Inoue.
- Ami Koshimizu como Mizuki Nakahar
- Misaki Kuno como Kurumi
- Kosuke Sakaki como Mika
Sinopse de Lycoris Recoil
A história acontece no “Lyco-Reco” (Riko-Riko), um café de estilo japonês no centro antigo de Tóquio. O café recebe pedidos de qualquer coisa, desde café delicioso a doces açucarados… e talvez algo extra, como lidar com crianças, negociações comerciais, conselhos amorosos, conversas sobre zombies e monstros gigantes e muito mais. “Não importa o que você pedir, nós serviremos…!”
Estou a gostar de Lycoris Recoil. É um anime que apela ao espectador visualmente devido ao design de personagens e animação e o plot é interessante. Podia ser um pouco mais sombrio, até se enquadraria no conceito do anime, que a alegria contagiante da Chisato tratava equilibrar as coisas. Interessante ver o nível de detalhe a que foram no design dos uniformes ao pedir a alguém que cria as roupas de bandas idol. Fiquei surpreendido com a aparente liberdade que um director novato teve neste projecto. Ou só mencionou os pontos positivos ou realmente fez as escolhas certas já á partida e simplesmente concordaram com ele. O resultado final está a ser agradável até agora.