Mais...
    InícioAnimeMinha análise: Orange ♕

    Minha análise: Orange ♕

     

    inicio

    Estou de volta, e antes de tudo tenho a dizer que possivelmente a análise não ficou tão boa como a anterior, mas, apesar de isso, tentei focar-me nas partes mais importantes, e como começou a primeira ronda de exames (infelizmente), não tive tempo nem de fazer uma análise completa nem da publicar mais cedo, mas vou tentar compensar com a próxima que fizer.

    E assim, mais uma vez, venho falar de um anime com o género shoujo. Mesmo que seja basicamente o tempo todo romance, chamou-me muito a atenção como tudo se desenvolveu a partir de dois inícios iguais, mas finalizou de maneira completamente diferentes.

     

    • Sipnose:

    Takamiya Naho recebe uma carta escrita por ela mesma dez anos no futuro. A carta narra exatamente os eventos daquele dia, incluindo a transferência de um novo aluno para a turma dela chamado Naruse Kakeru. A Naho do futuro diz repetidamente que ela tem vários arrependimentos e quer consertar eles garantindo que Naho do passado tome as decisões certas, especialmente sobre Kakeru.

     

    • Geral:

     

    Como sempre, eu para analisar, baseio-me na história e na animação/parte técnica, já que são as partes que mais chamam a atenção num anime assim como as mais importantes.

    cartas

    Primeiro, a história foi interessante de ver, mas nada de especial, apesar de não serem os meus géneros preferidos que foram usados na criação do anime, consegui vê-lo até ao fim sem problemas. O que mais me interessou, foi a junção de duas realidades numa só, apenas por cartas.

    Cartas esta que foram usadas para um motivo heróico, assim como as personagens. Elas, apesar de um pouco confusas e não serem 100% desenvolvidas, ao observa-las tanto no futuro como no passado, acabamos por aprender o suficiente para as conhecermos, apesar das diferentes dimensões, elas acabam por ter a mesma mentalidade, os mesmos pensamentos, os mesmos sentimentos e a mesma maneira de sentir tudo.

    A certo ponto, acabamos por ser surpreendidos pelo rumo que a história começa a levar, as confianças e novas descobertas, chagando a aparecer pormenores que iram mudar completamente a história, assim como momentos únicos e inesperados que não estávamos há espera.

    Sorrisos e lágrimas, fazem a maior parte do anime, sempre presentes com sentimentos profundos, que facilmente são nos transmitidos, fazendo-nos sentir tal como eles sentem. Isso acaba por ajudar muito para a melhora do anime, assim como o vicio que nos causa, afinal não precisa ser perfeito para nos viciar.

    parte-tecnica1

    Na parte técnica, acabamos por encontrar o usual tipo de gráficos mais utilizados, e posso dizer mais naturais para um anime. É a técnica mais usada, simples mas muito agradável de ver, continuando a ter bons cenários acompanhado de cores vivas, e não importa o que aconteça, é sempre agradável de assistir e acaba por não desiludir como muitos outros fazem.

    Para finalizar, tenho a dizer que o final desilude um pouco, estava a espera de algo melhor e não um final tão simples, e essa é a razão principal da minha nota ter baixado, e acabou por ficar mais marcado essa desilusão do que tudo o resto do anime. Mas mesmo sem ser especial  e ter um final perfeito, vê-se muito facilmente e consegue-se acompanhar com facilidade.

    Basicamente é um bom anime para passar o tempo.

     

    • Trilhas sonoras:

    As trilhas sonoras são basicamente sons usados para melhorar e personalizar os momentos, maior parte sendo apenas instrumentos.

     

    OP:

     

    ED:

     

    • Personagens:

                       Principais:

     

    kakero

    Kakeru:

     

    naho

    Naho:

                       Secundárias:

     

    suwa

    Suwa:

     

    azusa

    Azusa:

     

    hagita

    Hagita:

     

    takako

    Takako:

     

    rio

    Rio:

     

    • Parte técnica:

    Este anime iniciou a 3 de julho de 2016, tendo finalizado muito recentemente, completo com 13 episódios.

    O mangá foi escrito por , entre 2012 e 2015, já estando finalizado, e teve um filme que foi lançado a 12 de dezembro de 2015.

    O estúdio de animação é , conhecido por animar também:

     

    doreamon

    :

     

    detective-conan

    :

     

    d-gray-man

    :

     

    itazura-na-kiss

    :

     

    kamisama-hajimemashita

    :

     

    bakugan

    :

     

    Nota pessoal: 7/8

    Estas são as minhas notas:

    5/10: Esta será a nota mais baixa que possivelmente eu darei, acho que uma nota a baixo disto nem vale a pena avaliar, por isso apenas darei esta nota a animes que em termos de parte técnica/visual e de história sejam chatos ao ponto de morrermos de tédio.

    6/10: Será aqueles que possam ter pormenores importantes, tanto em partes técnicas como na história que sejam mais “chamativos”, mas claro que não será perfeito.

    7/10: Penso que nesta nota só estarão aqueles que eu posso considerar medianos, sendo nem muito bons, nem muito maus, chamativos, mas podem facilmente atrair-nos ou não, essa parte depois depende de cada um.

    8/10: Darei aqueles que, como este, terão a história mais simples, e a parte técnica diferente, atraindo noa para o anime, mesmo que não seja perfeito.

    9/10: Apenas em animes quase perfeitos, talvez a parte técnica melhorada e pode-se dizer “diferente” e a história criativa e boa, onde inclui as personagens também boas.

    10/10: Tenho que dizer, será difícil dar esta nota a um anime, mas tenho a certeza que não impossível, tem que estar literalmente tudo perfeito, a ponto de nos fazer chorar ou rir, ou ate ambas ao mesmo tempo, apenas com pequenas coisas, a história completamente incrível, e os desenhos perfeitos.

    Acabou por ser esta a minha nota não só por causa do final , que baixou bastante, mas tampem porque apesar de ser um bom anime, para mim é apenas para passar o tempo daí 7/8.

     

    • Trailer:

     

    O trailer do filme, deixo aqui para se alguém quiser ver:

     

    Foi pequeno,estarei a espera no próximo onde irei compensar.

                       Bjs, Ana Angel!!!

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    6 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    6 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Yhan
    Yhan
    13 , Julho , 2019 23:40

    Bom, mais uma decepção do ano, tirando os extremamente ruins do ano que ninguém quase vê só o bobão aqui, esse digamos é um mais popular que não foi o que eu esperava. Orange é um título digamos reconhecido e sempre foi bem elogiado, ao menos eu sempre vi o mangá sendo elogiado por muito tempo, achei que era uma obra espetacular mesmo, tinha altas expectativas para o anime, ainda mais quando vi o PV, mas infelizmente não cumpriu o que eu esperava, não fez o que eu esperava, e infelizmente o final foi bem previsível e teve vários momentos que não exploraram ou explicarão certas questões da trama, ao menos no aspecto de “amizade” cumpriu bem, mas é uma obra mediana.

    A premissa sempre achei boa e interessante. uma carta é direcionada para o seu “eu” de 10 anos no passado para evitar um grande fardo e arrependimento de toda sua vida de não poder ter feito nada e não ter conseguido salvar seu amigo que cometeu suicídio. Até aí tudo bem, o anime já começa com uma dinâmica bem rápida, tudo é resolvido bem rápido, a carta chega do nada, não sabemos de onde veio, por onde veio, quem a trouxe ou como conseguiram esse feito sendo que o futuro parece ainda ser bem simples e ter uma tecnologia que temos hoje em dia. Não fiquei muito incomodado com isso, não parece ser a proposta do anime abordar esse lado de ficção científica, MAS ao menos deveria ter feito o básico e dado uma mínima explicação ou mostrado como fizeram isso.

    Os episódios se baseiam nisso, Naho e sua turma tentando ajudar e evitar que o Kakeru fique triste, tentando fazer ele ficar feliz para evitar a tragédia do futuro. Mesmo com a carta dá para perceber que a Naho continua insegura, ela ainda evita fazer certas coisas e consegue cometer alguns dos mesmos erros da carta. E é interessante ver a visão deles no futuro, o modo de agir e pensar, a sua maturidade e as atitudes do seu eu do passado.
    E a obra tem umas questões interessantes para nós que passamos pela fase da adolescência como o modo de agir e pesar, se tiver tido depressão com certeza já passou por momentos de tendências suicidas, ou na escola passou por momentos de amor por alguém, teve decisões marcantes vida, auto-aceitação, alguns desejos egoísta, ganhar confiança nas pessoas, aprender a deixar certos coisas da vida ir embora, aceitar certas derrotas da vida, nunca desistir, etc….
    Uma coisa que fiquei incomodado é que, a amizade entre eles foi extremamente rápida, o grupo ali já deveria ter anos de interação e confiança, o Kakeru eles conheceram em 1 dia e já ficam extremamente próximos, mesmo sem as cartas, ainda é um tempo muito curto para criar uma amizade tão forte deste modo.
    O ponto mais forte da obra é a interação dos personagens, dá para notar o quanto eles são amigos, o quanto eles se divertem, o quanto são unidos, toda momento que aparecia eles se divertindo e brincando um com o outro e apoiando um ao outro era extremamente gratificante, me sentia parte daquela amizade deles, o sorriso e interação me fazia próximo deles, eu queria ter visto mais desses momentos na obra, foi bem pouco.
    Cada personagem tem uma personalidade diferente bem carismática, não tem como odiar eles, tirando a Naho que parece uma múmia morta de atitude e timidez, sempre evitando e com medo de fazer as coisas, ao menos no final ela tomou algumas iniciativas, mas poderia ter explorado isso melhor. No caso do Kakeru, algumas atitudes dele são extremas demais, mas ele é um personagem com depressão é compreensível certas coisas que ele fez, não o culpo, mas poderia ter sido trabalhado de uma forma melhor essa depressão dele, mas algumas coisas é compreensível sim como “ele teme a ideia de ter amizades, ele tem medo de abrir-se com os outros, sempre dizendo que não merecia aquela atenção, que não era bom o suficiente, ninguém o entende, se aproximar demais deles só iria machucá-los no final, que não merecia a felicidade”, são coisas compreensíveis.
    Só que é uma pena que os personagens não são tão trabalhados assim, não são desenvolvidos da forma que deveriam, alguns teve pouco tempo em tela.

    Uma pena que a obra não é um mar de rosas, mesmo que tem alguns elementos interessantes como esses, ele pecou em vários outros, esse episódio final eles explicarão a questão da carta de uma forma desastrosa, poderia ser bem melhor executado, tudo dá a entender que com as mudanças do passado se criou uma linha temporal e deve ter vários outras diferentes, mas explicam de uma forma tão simples e rasa que parece até que essas questões tem uns furos horríveis, além da questão das cartas também, essas questões ela tentou explicar no final mas falhou feio, lembro de eles falarem que poderiam enviar a carta se tivesse um buraco de minhoca que poderia se encontrar no triângulo das bermudas no mar, ah é uma bagunça, não explica nada direito, e enviam a carta sem saber se isso afetaria eles no futuro.
    E também tem uma coisa que me incomodou, as cartas elas poderiam ter alterar o futuro certo? O certo mesmo é que as cartas que foram mandadas no passado se tornariam totalmente inúteis, porque com as mudanças que eles fizeram, as coisas escritas nas cartas não seriam a mesma, o futuro estaria mudando demais, então elas seriam inúteis, mas mesmo depois de mudar certas coisas as cartas continuavam acertando tudo que ia ocorrer.
    É o final é previsível, quase aconteceu a mesma coisa, mas ainda é muito em aberto, não sabemos se o Kakeru ira tentar se matar no futuro, não sabemos se eles podem deixar de namorar e o Suwa casar mesmo com a Naho (e provavelmente se esse fosse o caso o filho não seria o mesmo, já que como teve mudanças nessa linha, com certeza eles não fariam mais o ato no exato momento que fez antes, se fizeram 1 segundo diferente do futuro, isso resultará em outro filho diferente). E os personagens são muito bonzinho, me pergunto se eu fosse o Suwa realmente teria feito isso, será que nenhum seria deles seria egoísta e fizesse algo errado? Será que a única opção de salvar o Kakeru era fazer ele namorar a Naho? Porque o Suwa sempre apoiou isso, mas deveria mesmo? Alguns episódios não acontece nada de relevante. E o romance ao meu ver não tem nada de interessante ou inovador.

    A animação é mediana demais, em alguns episódios até foi “meh”, mais ou menos, mas no geral foi bem fraca, e tem episódios que foram completamente horríveis o tempo todo com total inconsistência durante vários momentos, até mesmo em cenas de quadros estáticos, se bem que teve alguns com iluminação e outros elementos bem bonito; a única coisa super bem feita nessa animação é a ambientação que sempre foi linda e maravilhosa, bem feita e realista!!
    A trilha sonora é muito boa, combina perfeitamente com o tema sentimental da obra.

    E sério, Suwa é um cara muito bom para merecer a chata da Naho!! Acredito que no filme ver as coisas na visão do Suwa vai ser mais interessante do que aqueles pensamentos bobo que a Naho tinha durante a obra, tinha umas narrativas que me irritavam.

    Direção: 7.5
    Roteiro: 6
    Animação: 6
    Trilha sonora: 8.5
    Entretenimento: 6
    Envolvimento emocional: 6.5

    Nota final: 6 (Bom, acho que é isso….)

    Weslley de Sousa
    Weslley de Sousa
    13 , Julho , 2019 23:40

    Já vou deixar aqui a nota que eu daria para esse anime:

    Nota: 4.5 de 5 – desde Psycho Pass que eu não dou uma nota tão alta para algum anime assim e Orange com certeza entra no meu TOP 5 a partir de hoje (Foi quando eu terminei de assistir ele por inteiro para poder ler a análise completa).

    Eu sinto que, toda a trama dele foi muito bem desenvolvida e os personagens são REALMENTE ADOLESCENTES. Eu senti que a forma como eles se desenvolveram e as ações que eles tomam ao decorrer da história, a carga emocional que o anime vai desenvolvendo: É incrível, é impecável o trabalho que eles fazem. A direção está de parabéns, eu nunca senti uma mixagem de som ambiental tão boa quanto nesse anime, a animação da atuação dos personagens não é exagerada, é excelente, movimentos creíveis, o enredo e como os eventos vão sendo construídos é MUITO BOM.

    Ele tem um manga? Okay, eu sei que tem. Ele pode ser melhor que o anime? Pode, mas eu não vi. E para uma pessoa que não viu o manga, eu tenho somente como ponto de vista o anime. E ele foi o suficiente para avaliar que: “Orange” é um anime de Slice of Live e Drama tão bom que eu não chorava com um episódio tão bem dirigido já fazia anos.

    Episódio 7 ou 8: Aquele abraço que o Suwa e a protagonista dão no personagem de cabelo preto, esqueci o nome – que cena maravilhosa, cara! É o abraço que eu estava pedindo a muito tempo para acontecer.

    Nota: 5 de 5, Orange com certeza entra no meu TOP 5, um dos melhores animes que eu já vi na minha vida de tão bem feito. Parabéns aos envolvidos nesse anime.

    Charles
    Charles
    13 , Julho , 2019 23:40

    Apesar da animação ter sido abaixo do que eu esperava, eu consegui gostar do anime tanto quanto gostei do mangá. Quanto a questão do final, tem um filme anime que vai contar a história pelo ponto de vista do Suwa e vai mostrar o que houve depois do fim do anime/mangá.

    Scar
    Scar
    13 , Julho , 2019 23:40

    Eu gostei do anime, mas o manga é 1000x melhor.

    Nanba-san
    Nanba-san
    13 , Julho , 2019 23:40

    Fizeram tanto hype que pensei chegaria ao nivel de Kimi ni todoke e NANA mas sinceramente foi bem mediano-fraco. Pensei até que seria o romance do ano 2016 assim como foi em 2013/2014 Golden time e Ore monogatari em 2015. Tá fraquinho esse ano

    Alexandre Skywalker
    Alexandre Skywalker
    13 , Julho , 2019 23:40

    É um anime bom mas o mangá é perfeito, é um previlégio ter acompanhado uma obra tão rica em história como Orange. Nota 7

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares