Naoya Nakayama o talento por trás do fantástico encerramento de Kaguya-sama

Um olhar mais em detalhe ao encerramento de Kaguya-sama

Se tem alguém que temos de aplaudir por esta sequência incrível de animação é o talentoso animador Naoya Nakayama. Além de desenhar os quadros-chave de toda a sequência Naoya Nakayama também teve total controlo tanto da direção e storyboard. Apenas nesta sequência foram desenhados 845 quadros-chave pelo próprio, e com os desenhos de recheio (in-betweens) a versão final acabou com os incríveis 1124 desenhos (tem episódios inteiros que nem perto desse número chegam).

Para a animação foi usado captura real (rotoscope) de uma pessoa a dançar como referência. Nagisa Sugao foi a dançarina e coreografa da dança. Em caso de duvida, o próprio confirmou mais de uma vez na sua conta de twitter que tinha usado a técnica de rotoscope agradecendo também à dançarina.

Apesar de ser utilizado uma técnica de captura de movimentos, em nada “belisca” o trabalho e talento de Naoya Nakayama, que caso não tivéssemos acessos aos desenhos “raw” da animação provavelmente não tínhamos dados conta do imenso trabalhos que foi posto nela. Penso que só o facto de previamente ninguém ter a ideia de como foi animado (porque a sequência era demasiado fluída para ser em 3d mas supostamente demasiado detalhada para ser com rotoscope) já é um grande elogio, a verdade é que Naoya fez um extra esforço para desenhar todos os quadros à mão ao nível em que a técnica usado foi quase que imperceptível ao olho humano. Tanto os delicados e precisos movimentos do vestido e dos cabelos quanto os movimentos corporais foram algo apenas alcançados pelo seu talento individual, independentemente da técnica usada.

Carreira

Agora imagino que também estejam interessados em saber mais sobre Naoya Nakayama a sua carreira, seus feitos e percurso no mundo da animação. Naoya Nakayama começou a sua carreira como animador na Kyoto Animation primeiramente como in-betweener em animes como Chuunibyou e Free! no entanto rapidamente subiu para key-animator ainda em Free! e veio a trabalhar também em outros animes da Kyoani como Amagi Brilliant ParkKyoukai no KanataHibike! EuphoniumMiss Kobayashi’s Dragon MaidSilent Voice

No entanto à cerca de 1 ano Naoya tornou-se um animador freelancer, recentemente trabalhou na ova de Eromanga sensei e claro Kaguya-sama da A-1 Pictures que é bastante conhecida por recrutar alguns dos melhores freelancers para momentos chave dos seus animes. 

Bem, eu gostaria de falar ainda mais sobre ele mas tendo em conta a sua relativamente curta carreira não tem muito mais que eu possa falar. E claro eu gostava imenso de também vos mostrar mais cenas animadas por eles, mas não me foi possível encontrar. E a razão não pela sua carreira ser curta mas porque até à um ano esteve na Kyoto animation, e pelo que podem não saber a Kyoani é conhecida por um estilo bem singular em todas as sua obras já de à uns anos atrás, independentemente do animador o estilo é sempre extremamente similar impossibilitando assim a identificação dos animadores para cada cena.

Espero que tenham gostado deste post um pouco diferente. Já vos tinha prometido um à muito tempo, mas aguardem por mais envolvendo animação muito brevemente. 🙂