NHK ni Youkoso! – Um anime Injustamente atemporal

Olá, sou Jonh Vini e estou aqui para fala de um anime que marcou a minha vida: NHK ni Youkoso!

Sinopse:

 Um universitário desistente de 22 anos, Satou Tatsuhiro se tornou hikikomori a três anos, quase quarto, ele si isolou, ele veio a acreditar em várias teorias obscuras da conspiração, mas tendo uma que acredita cegamente: que uma companhia maligna que está por trás dessa onda dos NEET(siga em inglês para: Not in Employment, Education or Training, Não trabalha, nem estuda em treina), e essa empresa é a Nihon Hikikomori Kyokai, companhia japonesa de Hikikomori a tradução (NHK), uma organização secreta e maligna que quer disseminar a cultura hikikomori.

Binbo!

Por essa sinopse, você pensa, que legal será um anime de ação, mas não é bem assim; o anime aborda mais o dia-a-dia de Satou-kun, mas não é tedioso, muito pelo contrário, é envolvente e interessante, pois mostra os problemas que Sato-kun, como depressão, aflição, medo e interação social, que fazem esse anime ser completo.

Ficha técnica

Nhk ni youkoso é um anime baseado numa novel que si tornou Manga lançado em dezembro de 2003 até abril de 2007 publicado na Kadokawa Shoten Ace, a mesma de Mirai Nikki, Deadman Wonderland e Nichijou, e saiu no brasil pela Panini.

Alguns mangas que foram lançados pela Kadokawa Shoten Ace, só desconhecido.
Alguns mangas que foram lançados pela Kadokawa Shoten Ace, só desconhecido.

Já o anime foi produzido pelo estúdio Gonzo de Hellsing(2001), Rosatio to Vampire, Full Metal Panic e Gantz,então vocês já sabem como foi a qualidade da adaptação ( sarcasmo on);  já o anime em si foi exibido de 10 de julho(segunda-feira) ate 18 de dezembro de 2006 também numa segunda, exibida nas tevês: Chiba TV, Gifu Broadcasting, Hiroshima Home TV, KBS Kyoto, Mie TV, TV Kanagawa, TV Saitama, TV Wakayama, TVN Nara TV já fora do Japão foi licenciado: ADV Films, Funimation.

Alucard chora sangue ao lembrar da sua primeira adaptação.

O diretor da série é Yamamoto Yuusuke que trabalhou como diretor de Keroro Gensou e Sakura Tensen antes de ir dirigir Nhk é depois trabalhou com títulos como b gata h kei, Shonen maid e knight’s& Magic, todos como diretor.

O Diretor e suas Obras

O compositor de série é Nishizono Satoru que trabalhou antes com Yamamoto em Shiawase Sou no Okojo-san e depois com b gata h kei, ele (Nishizono) já trabalhou em Naruto Shippuden, todos os trabalhos como compositor de série.

Nishizoro in persona

O design de personagens ficou com Ishihama Masashi que trabalhou em glass flowers e trabalha atualmente em persona 5; e Yoshida Takahiko que além de designer dos personagens foi diretor de animação, atualmente foi caracter design de Yowamushi no pedal e Vatican Kiseki Chousakan e está trabalhando em Hataraku Saibou.

Protejam elas

A obra em si possui 24 episódios que por assim dizer é dividido em dois temporadas de 12 mais como disse antes no prazo de 24 datas, basicamente uma temporada de 24 episódios.

A opening, que ficou marcado na minha memória é Puzzle da ROUND TABLE com a Nino mais cantada Itou Rieko que também já cantou em Chobits, fato engraçado em relação a música de abertura é que na segunda metade do anime é que ela é remixada, basicamente para mim tiraram a trombeta que tocava na primeira parte, que me marcou, na segunda.

Ô Open boa!!!

Já as ending são a Odoru Akachan Ningen (de 1 a 12) por Kitsutaka Fumihiko e Ootsuki Kenji, ambos trabalham juntos também em Ushio to tora; e Modokashii Sekai no Ue de (de 13 a 22 e no último episódio) cantada por Makino Yui que cantou em vários animes como Tsubasa chronicles, ária e hundred, sim hundred.

Estou falando disso

Para as duas endings, ambas se encaixam com o contexto do anime, a primeira mostrando a aflição do protagonista com o mundo a sua volta, obrigações, deveres e preconceito; basicamente na letra da música, ele que voltar a ser uma criança no colo de sua mãe, sem as preocupações da vida adulta, trabalho, amizades, amor? Deixa para lá quero um porto seguro no colo na minha mãe. Já na segunda temos um protagonista mais liberal buscando atender as recomendações da pessoa pela qual ele ama, dizendo “mesmo que o mundo acabe amanhã eu estarei com você, na cama, juntinhos”, o personagem melhora consideravelmente há cada episódio do seu problema mental e começar a enfrentar seu problema, de peito aberto.

Da agressividade e a revolta da Primeira
A subtileza e o romantismo da segunda end

Considerações Pessoais

 Nhk mostra todas as nuanças do estado de hikikomori, que seria mais ou menos um distúrbio social, comum no Japão mas que tem sinais no mundo inteiro; quando um jovem, geralmente homem mas mulheres podem sofrer o mesmo, não se sente confortável em um convívio social a ponto de ficar recurso no seu quarto, já o ministério da saúde japonês definir um hikikomori como um jovem que não sair da sua casa nos últimos 6 meses, geralmente eles sofrem muita pressão, quanto social quanto familiar, para se desenvolver, não irei ficar alongando nisso pois não tenho formação, só vi na internet e o meu conceito base de hikikomori é por causa do NHK que, segundo a minha pesquisa para esse texto, mostra a “solução” pois mostra que Satou( o protagonista) aceitou seu estado atual e buscou ajuda da nossa co-protagonista ( Misaki-san) para se curar; o anime mostra como estava a sociedade na época do seu lançamento, início do ano 2000, já a qualidade técnica da obra, bem era a Gonzo do início do milênio, ou seja, design inconstante durante toda obra.

Um teipe inteiro da cena mostrando o cenário estaticamente (o final da cena a cima)

Mais irá ficar aparente que esse anime não ficou bem trabalhado em questões de animação e sim pelo desenvolvimento da história e seu crive com a realidade, eu me via no mundo do anime, com seus problemas e desejos, é um anime que realmente mudou minha maneira de pensar do mundo e as pessoas há minha volta, de fato esse anime me mostrou com começar como uma pessoa e com perspectiva de vida na sociedade e mesmo re-assistindo ele hoje, consigo entender ainda mais esse anime, afinal cheguei a duas décadas na terra no início dessa semana; todos os problemas que o personagens de NHK passam, eu passei, passo e possivelmente passarei durante a vida, a incerteza do amanhã, a saudade do passado e os desafios do hoje, Nhk mostra tudo isso em bons, mas não tão bem animados, 24 episódios.

♪O nome de Jesus tem poder, tem poder, o nome de jesus tem poder faz o inferno desaparecer♪

Se você ainda tem dúvida de querer assistir ou não, por que não faz o teste dos Três primeiros episódios, se gostar do mundo e como a história é contada, tudo bem, mas irá perder uma grande história.

Bem, aqui é Jonh Vini terminando mais um texto curto, espero que gostem, tanto do texto como do anime; espero vossos Feedbacks e até mais.

Subscreve
Notify of
guest

6 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Charles
11 , Julho , 2019 19:00

É mesmo um anime muito bom. Me tirou risadas e lágrimas em todas as vezes que vi.

K_Keima
K_Keima
11 , Julho , 2019 19:00

Como é que eu nunca vi este anime antes! Este não é daqueles que vai para a lista, depois de ler essa sinopse, este é daqueles que vou ver já imediatamente.

Lembrou-me um pouco de ReLife tmb, por causa do tema dos neet e de uma organização, mas parece que será mais forte. Para além disso é um anime antigo, o que eu gosto, pois apesar do som e resolução serem de baixa qualidade, a animação parece que tem mais “vida” que atualmente

Red-O
Red-O
11 , Julho , 2019 19:00

Sobre o texto, uma dica: Peça pra que alguém revise. Erros costumam passar batido facilmente por quem escreveu o texto.

Sobre o anime, que saudade. Essa song ainda está na minha playlist: https://www.youtube.com/watch?v=pmcqo0Yd4C4

josenilson vinicius
josenilson vinicius
Reply to  Red-O
11 , Julho , 2019 20:57

Obrigado pela dica

Otavio Sabino
Otavio Sabino
11 , Julho , 2019 19:00

realmente um bom anime de drama , pena que não e muito conhecido.

Kamy
Kamy
11 , Julho , 2019 19:00

Um dos melhores animes que eu já assisti; é um dos meus favoritos.