Nova Economia Otaku

Nova Economia Otaku

O analista de mercado Yohei Harada, no seu novo livro “Nova Economia Otaku“, fala sobre o significado de ser um Otaku e a evolução do termo à medida que a cultura geek se está a expandir e a tornar cada vez mais popular, bem como o impacto financeiro que os otakus estão a gerar.

No seu livro Harada introduz quatro novos tipos de Otaku. O Otaku casual “casual otaku” que o autor caracteriza como sendo uma pessoa que investiu na cultura geek, mas que tenta utilizar os seus conhecimentos como uma plataforma para a interação social, em vez de subsistir no estereótipo de otaku anti-social. Harada sugere que o “Otaku Casual” não investe desmedidamente em merchandise anime ou frequenta eventos geek, mas mantêm um interesse inabalável em anime e manga.

Em a Nova Economia Otaku são apresentados outros tipos de otaku, o “hidden otaku” e o “itaotaku”. Os “hidden otaku” (otakus escondidos) são sociáveis tal como os “casual otaku” mas escondem os seus interesses socialmente inaceitáveis.

Já os “itaotaku” são anti-sociais mas ostentam o seu status otaku (ele dá como exemplo o fenômeno itasha, carros decorados com decalques de anime).

Entretanto ele concluiu no livro que a categoria original de Otaku (anti-social e reclusivo) está a diminuir significativamente com a migração para os outros tipos de otaku.

E vocês? Acham que pertencem a algum dos tipos de Otaku em cima mencionados?

Subscreve
Notify of
guest

19 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Fudo Izanagi
Fudo Izanagi
15 , Julho , 2019 19:35

Eu continuo na categoria original de Otaku e me conhecendo bem não vou mudar nunca até porque me sinto bem assim .

Dougfulll
Dougfulll
15 , Julho , 2019 19:35

A Cultura Otaku agora está na mesma fase das HQs americanas nos anos 70 e 80. Que o povo tem vergonha de falar que gosta de anime/mangá por medo ser taxado na sociedade. Mas logo logo isso vai ficar cada vez mais POP (como já está ficando) e ninguém vai ligar mais :v Enquanto isso surgirá outra cultura que será taxada :v
Aqui no Brasil e nos USA já está quase pau a pau com as HQs normais… (Num sei nos outros lugares)

JB
JB
15 , Julho , 2019 19:35

já fui hidden otaku , creio que todo mundo pelo sentido que era difícil achar alguém que tbm visse as coisas que vc vê e fala com alguém que finge interesse só pra conversa não rola cmg , não só fan de ser falso socialmente só pra chamar atenção já hj tem muito mais pessoas pra conversa mesmo que tenha uns que não sabem tem sempre alguém que é ,então sempre conversei na boa com essas ou outras que vc pensa que nem é mas conhece uma coisa ali e aqui , normalmente bleach , naruto.

Lucio
15 , Julho , 2019 19:35

Eu sou de todos os tipos citados ai……tudo depende da situação que eu esteja.

Guilherme MS
Guilherme MS
15 , Julho , 2019 19:35

Eu vejo anime e leio mangá mas não gasto nada com isso e não compro itens ou acessórios ou vou em eventos, somente gosto ,e conheci algumas pessoas por causa de animes fora meus amigos que passaram a gostar depois de eu passar alguns, acho que o único hobbie que eu gasto são jogos, mas cheguei a comprar alguns mangás recentemente.

iv11M
15 , Julho , 2019 19:35

Nem sei, acho que seria uma mistura entre o “itaotaku” e o “hidden otaku” :v

Marcio Hoglhammer Moreira
Marcio Hoglhammer Moreira
15 , Julho , 2019 19:35

Acho que sou o Otaku Casual, mais vai saber kkk

Hijikata
Hijikata
15 , Julho , 2019 19:35

UHEHUEUuhe Nem sei que tipo de Otaku eu sou :v Me identifiquei mais com o casul, mas eu gosto de comprar bastante coisas como mangá, poster, chaveiro seja o que for e vou a eventos de anime, quando o dinheiro ajuda. Então sei lá :v.

G-Man
15 , Julho , 2019 19:35

Não pertenço a nenhum dessas categorias , só vejo esse tipo de material porque gosto e me da prazer .

Daicon IV
Daicon IV
15 , Julho , 2019 19:35

-Otaku Casual-
Se alguém quiser saber mais sobre o livro é só pesquisar.
Shin Otaku Keizai(新・オタク経済)
Tem no Amazon 😀

iAKigAMi
iAKigAMi
15 , Julho , 2019 19:35

Nossa, até que enfim “alguém com boca” se tocou sobre a evolução e a mostrou. Agora eu até me consideraria de novo otaku e seria o chamado “Casual Otaku”, mas sou mais alternativo/underground… não fico muito nessa da multimídia japonesa.
Vou comprar esse livro quando puder.

⭐Mak-Senpai ???
15 , Julho , 2019 19:35

eu só sou um cara q ver anime/leio manga por hobby então eu sou um otaku hobbusto

Shinjitsu
Shinjitsu
15 , Julho , 2019 19:35

Sou “itaotaku”, mas nem tanto a ponto de decorar carro. Também não tenho “vergonha” em dizer que sou Otaku.

LegacyZ
LegacyZ
15 , Julho , 2019 19:35

Sinceramente nenhum dai.
Tenho vários Mangas comprados e só não compro estatuetas porque não tenho dinheiro para tal lol.
E Tenho por volta 2TBs de animes e mangas(e claro jogos de DBZ,Naruto, etc..) no PC.

LFélix
LFélix
15 , Julho , 2019 19:35

Acho não da pra me encaixar em uma dessas, eu tenho meus mangás, algumas camisas e volta e meia vou em eventos, mas não sou hardcore no nível itaotaku, acho que ficaria na media, nem muito hardcore e nem tão casual.

Thales Oliveira
Thales Oliveira
15 , Julho , 2019 19:35

sou o Casual, mas quando to com alguem q acha desenho coisa de criança viro o hidden otaku kkk 😉

erika
erika
15 , Julho , 2019 19:36

faltou aquele otaku que fica dizendo que sua waifu é shit e 2D>3D
achei bem legal a materia, isso só mostra como a cultura geek vem se expandindo no mundo, vendo o texto, eu consigo identificar bastante gente que é itaotaku

Yhan
15 , Julho , 2019 19:36

Hum, eu gosto de ter uma ou outra coisa de animes, tenho poucos mangás, umas coisas de pokémon (tá até demais hahah) e poucas coisas de animes variadas… mas me enturmo numa boa com os outros e demonstro que gosto de animes, não ligo para o que os outros acham, só não sou muito de sair por morar numa cidade que não tem NADA…não me interesso nos eventos, vejo bastante adolescente chato retardado lá que só ve Naruto e One Piece…

Antonio Tiago
Antonio Tiago
15 , Julho , 2019 19:36

to pro casual