Com a paragem das séries anime NieR: Automata Ver. 1.1a, Ayakashi Triangle e UniteUp!, é claro que a produtora Aniplex está a enfrentar algumas dificuldades, que também já se verificaram em temporadas anteriores.
Fica a pergunta se outras séries da Aniplex como The Misfit of Demon King Academy 2, Buddy Daddies e Tomo-chan wa Onnanoko! também vão sofrer paragens.
Existam para já rumores de que The Misfit of Demon King Academy 2 poderá ser o próximo anime a parar, mas ainda nada foi anunciado. No entanto, o animador Kanta Kamei no Twitter tentou explicar o que está a acontecer, e parece que a indústria de anime no Japão já está muito dependente dos animadores na China, os quais subcontratam.
Kamei explica:
Há muito tempo eu perguntei isto a um produtor da Aniplex: “Você poderia parar de planear os seus lançamentos para janeiro? Os feriados de Ano Novo desaceleram o processo de produção e a equipa nem consegue receber o ano novo corretamente. Além disso, o Ano Novo chega em fevereiro na China, então a produção para”. Eu disse a minha opinião, mas não importou.
E no Ano Novo Chinês, os encarregados das produtoras lamentam-se que os animadores não aceitem trabalhar mesmo que recebam cinco vezes o salário normal. Isso mesmo, essa é a importância da festa do ano novo naquelas terras.
Aí está a explicação, os animadores na China recusam-se a trabalhar nessas datas porque o Ano Novo Lunar, ou Ano Novo Chinês, é extremamente importante para os chineses. Eles não concordam em trabalhar nem por cinco vezes o salário normal, o que mostra o peso dessa comemoração. E como muito raramente as produções de anime estão finalizadas quando a transmissão começa, o processo de produção de um anime acaba por ser afetado e surgem os adiamentos de episódios.
Paralisação em PT-PT é paragem? Nossa, diferente hein.
MAS enfim, esse tanto de problema é devido a PESSIMA ORGANIZAO DE CRONOGRAMA, agora tá ai, tendo que adiar animes que ACABARAM de começar, usando essa desculpa esfarrapada de COVID, se a produção tava apertada, DEVIAM ter adiado pra abril ou Julho.
Para a surpresa de um total de zero pessoas o problema dos atrasos não é Covid. Isso é o resultado da precarização do trabalho do animador no Japão, são poucos os estúdios que financiam a formação de animadores para compor suas bases, isso é o que dá seguir o exemplo do A-1 e subcontratar até onde não der mais, quem dera inconsistência fosse o único problema resultante.
o mappa está fazendo a mesma coisa com seus animadores…..