Mais...
    InícioAnimeOpinião: Como o binge pode retirar o sucesso a uma série

    Opinião: Como o binge pode retirar o sucesso a uma série

    Vamos usar JoJo's Bizarre Adventure: Stone Ocean para descobrir

    Para muitos o binge é uma bênção da modernidade, isto porque oferece ao espetador a oportunidade de assistir a séries completas sem intervalos ou sem ter de esperar um determinado período. Isto porque o seu lançamento pode variar de periodicidade, pode partir de uma simples semana, como se estender a meses ou até anos. Contudo, existe um reverso contraproducente, especialmente na divulgação e na sobrevivência das mesmas. Pegando em JoJo’s Bizarre Adventure: Stone Ocean tentarei explicar-vos o porquê desta afirmação nos parágrafos abaixo.

    É certo que JoJo’s Bizarre Adventure: Stone Ocean, não partilhou o destaque das temporadas anteriores. Até mesmo para os maiores fãs da obra de Hirohiko Araki, a série passou um pouco despercebida. Julgo que este efeito não foi apenas devido aos seus controversos elementos -falamos de uma parte extremamente divisória na sua comunidade. Por muito estranho que vos possa parecer, julgo que essencialmente se enterrou devido à forma de como foi servida na Netflix. Como indiquei acima, existe uma grande camada de espetadores que é a favor da prática do binge. Tempo, recursos e demasiadas escolhas, com base nestas características compreendo perfeitamente porque muitos adotam esta via. Porém devido a este trio também sinto que grande parte do destaque e requinte de inúmeras séries acabam por passar ao lado de muitos.

    Creio que o anúncio de JoJo’s Bizarre Adventure: Stone Ocean teve mais impacto do que a própria transmissão da série

    Rapidamente este efeito se torna numa grande bola de neve que consequentemente faz qualquer grande sucesso ficar abafado ou mesmo ignorado. Parece confuso mas passearei a explicar. JoJo’s Bizarre Adventure: Stone Ocean foi servido em três porções, cada com um total de 12 a 15 episódios. O grande problema é que tivemos um pico altíssimo de destaque nas redes sociais apenas nos primeiros três dias de cada lançamento, o que aconteceu depois? Nada, nunca mais foi falada até receber outra fatia de episódios. A Netflix também tem o sério problema de não publicitar séries anime com frequência. Anuncia, gera hype mas depois só publicita perto do seu lançamento. Quando temos um jogo a publicitar Jojo’s Bizarre Adventure: Stone Ocean, ou seja, JoJo’s Bizarre Adventure: All-Star Battle R incansavelmente e o serviço onde o anime seria transmitido pouco ou nada fez, algo de errado se passa. Atenção que este efeito não foi sentido apenas com as aventuras prisionais de Jolyne Cujoh. Bastard!, Arcane e Cyberpunk: Edge Runners receberam o seu merecido destaque, é certo, não pela publicidade da Netflix, mas sim pela dos outros ‘media’ tais como analises de sites, jogos, outros “media” de entretenimento, ou as próprias redes sociais de terceiros. Este último elemento é um dos mais importantes não só porque permite uma discussão bem acesa, como um “sobreviver” e consequentemente mais destaque.

    Cyberpunk 2077 ultrapassa recorde de The Witcher 3 graças ao anime Cyberpunk: Edgerunners

    JoJo’s Bizarre Adventure foi uma série anime que se destacou das restantes e alcançou um núcleo muito próprio que se alastrou em grande parte devido ao fervor dos seus fãs. Nas anteriores adaptações em todas as semanas foi comum visitarmos as redes sociais para assistir a um sem fim de discussões, debates e até memes sobre o seu episódio semanal. Nas trendings de anime, JoJo’s Bizarre Adventure esteve sempre em lugares bem posicionados nas tabelas. O fervor era tanto que os fãs intitularam as suas sextas-feiras de “JoJo’s Fridays”, porque o entusiasmo em redor de um novo episódio -e acontecimentos decorridos neste- era tanto que faria com que fosse tema para a semana inteira. Infelizmente, (com muito pena) em JoJo’s Bizarre Adventure: Stone Ocean, este elemento apenas existiu por umas horas, visto que os episódios foram servidos em fatias, impossibilitando debates ou até memes para os fãs se divertirem e manterem a série viva durante a temporada. Um grupo devoto de fãs tenta ressuscitar as JoJo”s Fridays ao criar um servidor no Discord. O grupo simplesmente apela para não fazerem binge do pacote da Netflix e apenas ser debatido um episódio por semana.

    Um divertido meme das JoJo’s Fridays

    Parecendo que não, como uma série é lançada numa plataforma de streaming pode condicionar o seu sucesso. Certamente que se lembram de House of the Dragon, um spin off baseado em Game of Thrones na HBO. O mesmo permaneceu em posições altas nas trendings devido a constantes debates e teorias dos fãs sobre a série. Mas imaginem que os seus 10 episódios eram servidos de uma só vez, lógico que não daria espaço para qualquer debate e registaria o mesmo efeito de JoJo’s Bizarre Adventure: Stone Ocean, ou seja, apenas atingiria um pico altíssimo nas suas horas para depois cair no esquecimento. O mesmo aconteceu com a última temporada de Stranger Things, foi falada apenas nos seus lançamentos, depois é como não tivesse assistido. Infelizmente senti esse elemento na recente série Wednesday também na Netflix. Como que tem como narrativa de fundo um mistério de um assassinato, perdemos imenso potencial no seu destaque e debate. Seria bem interessante ver teorias e debates nas redes sociais sobre os seus mistérios, assassinos e assassinatos. Um exemplo onde senti que o debate avivava o interesse de uma série a cada semana foi em Dragon Ball Super especialmente no arco do Goku Black, no qual os fãs formulavam as teorias mais mirabolantes e divertidas sobre a identidade do vilão, a mais divertida será sempre a de Son Goten, ainda hoje a ler algumas solto aquele risinho de dentro.

    Stranger Things 4 visual Netflix

    No final das contas julgo que o binge pode favorecer os espetadores, mas como uma série servida exige um maior esforço e dedicação pelas empresas de streaming, Komi can’t comunicate e Uncle from Another World (sem praticamente nenhuma publicidade) são exemplos a seguir e provam que podem ser entregues episódios semanalmente. Temos tanta variedade e tão pouco tempo que a mesmo o que antecipávamos há largos meses por acaba por se afundar num oceano de outras séries e estreias. A vida é atualmente vivida a um ritmo alarmante, mas por vezes é necessário parar para a apreciar melhor e absorver toda a sua riqueza. Pensem neste quesito como um prato que comemos sem apreciar o sabor. Admito que gostei de JoJo’s Bizarre Adventure: Stone Ocean, mas devido à forma como foi servido não senti de perto o que vivi nas temporadas anteriores.

    Esta como sabem é a minha opinião sobre este controverso tema, como tal é algo muito pessoal. Porém penso que temos em mãos um tema muito interessante ser debatido com respeito e bom senso. Peço aos nossos leitores as suas opiniões sobre o tema, se discordam ou concordam e quais as razões.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    23 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    23 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Pedro
    Pedro
    11 , Dezembro , 2022 21:57

    A falta de publicidade foi algo incrível não me espanta que alguém a ler este artigo descubra só agora que jojo voltou a sair.

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Membro
    11 , Dezembro , 2022 22:45

    Fica bem clara a falta de destaque que a Netflix da aos animes quando o pouco marketing dela ocorre apenas em seus perfis de nicho e nunca no perfil oficial. Sem falar das obras lançadas em binge apenas após a exibição completa/parcial na tv japonesa (o que faz com que parte do publico prefira assistir de forma semanal na pirataria).

    Last edited 1 ano atrás by Felipe Soares
    lorZD
    lorZ
    11 , Dezembro , 2022 23:43

    Infelizmente acho que é demasiado cedo ou, talvez, demasiado tarde, para se ter esta discussão sobre o binge watching ou assistir um episódio por semana.

    A maioria do público (da Netflix) habituou-se a ter tudo disponível para ver no dia x e rejeita completamente a ideia de voltar a ter de ver apenas um episódio por semana.

    O exemplo de House of the Dragon foi bom, mas sei que também houve muitas pessoas que se recusaram a ver a série até que o último episódio saísse, para depois poderem fazer o seu adorado binge da série.

    Tenho andado muito pelo Reddit desde o ano passado e este ano comecei a ler muito os principais subreddits sobre anime, principalmente desde que começou a Fall Season, e reparei em coisas extraordinárias! Por exemplo, um anime que parecia que ia passar despercebido a grande parte do público, como Bocchi the Rock!, foi aumentando gradualmente a sua popularidade, semana (episódio) após semana (episódio), e atualmente é impossível não saber do que se trata, pois é um dos grandes destaques desta temporada. Acham que uma coisa destas seria possível caso Bocchi the Rock! tivesse sido lançado todo de uma vez? Eu respondo que não.

    A força do passa a palavra e as discussões/reações a cada episódio da semana continua a ser o que transforma séries/animes em obras de culto, na minha opinião. Lançar uma obra toda de uma vez é como servir uma refeição de fast-food em que comemos bem, mas nunca vamos considerar este prato como o melhor que já comemos.

    lorZD
    lorZ
    Reply to  Bruno Reis
    12 , Dezembro , 2022 19:17

    Attack on Titan seria um anime de sucesso, lembro-me que gerou muito hype antes de ser lançado e até pessoas que não viam anime estavam entusiasmadas para ver. É exatamente assim que as coisas funcionam no mundo do binge watching, se existe hype antes do lançamento então teremos muitas pessoas a ver e a discutir, pelo menos na primeira semana.
    Quanto a Kimetsu no Yaiba não faço ideia, pois não tenho noção do hype que existia antes do lançamento.

    Alguns dos problemas do binge watching são mesmo estes: existe hype antes do lançamento? Então vai ser muito falada meses antes do lançamento, até à sua primeira semana. A partir daí parece que se torna obsoleta, pois já foi toda visualizada e há outras novidades prestes a sair a gerar hype.
    Agora séries sem hype, no mundo do binge watching, praticamente só sobrevivem, i.e. são renovadas para novas temporadas, se houver boa-fé da parte da distribuidora.

    abc cba
    abc cba
    Reply to  Bruno Reis
    14 , Dezembro , 2022 23:40

    Certamente que o que não iria existir, eram fãs desiludidos pelo tempo que perderam a acompanhar obras como Attack on Titan….

    Last edited 1 ano atrás by abc cba
    NekosukeD
    Nekosuke
    12 , Dezembro , 2022 0:32

    Concordo com os pontos, tem certeza que não estava lendo a minha mente? É triste ver como “a serviço da praticidade” coisas boas acabam sendo destruídas.

    CharlesD
    Charles
    12 , Dezembro , 2022 3:22

    Eu sou da turma que gosta de ver tudo completo. Mas é claro que uma obra semanal tem uma publicidade pelos fãs que vão ficar comentando toda semana sobre o episódio que saiu, o que faz o nome da obra se espalhar durante o tempo que ela é exibida. Ainda assim, jamais abriria mão de poder assistir uma obra inteira em pouco tempo, absorve muito mais tudo que a história tem a oferecer, sem esquecer detalhes devido ao tempo e estar assistindo outras coisas.

    CharlesD
    Charles
    Reply to  Bruno Reis
    13 , Dezembro , 2022 3:18

    Aí vai de pessoa, absorvo cada obra que maratono por completo. Até porque não vejo várias ao mesmo tempo, sempre maratono uma por vez, dando atenção somente para ela.

    abc cba
    abc cba
    Reply to  Bruno Reis
    14 , Dezembro , 2022 23:55

    Isso quer mesmo dizer alguma coisa, pois em One Piece passam-se episódios sempre no mesmo sítio, sem que ocorra algo de significativo na história….

    lorZD
    lorZ
    Reply to  Charles
    12 , Dezembro , 2022 19:31

    Na minha opinião, ao ver tudo completo, de seguida, não vais digerir bem cada episódio. Se queres mesmo absorver melhor e mais do que a história tem para oferecer e tomar atenção aos detalhes, precisas de refletir sobre o episódio que acabaste de ver e procurar ler alguns artigos de opinião sobre tal episódio, pois há sempre detalhes que nos escapam. Isto vai contra o “ver tudo completo”, pois depois do episódio 1 vais ver o 2 e a seguir o 3, se houver uma pausa é só para urinar…
    Aquilo que geralmente acontece no binge watching é que no episódio 5 ou 6 já não te vais lembrar bem se tal cena anterior foi no episódio 2 ou 3, se aquela personagem morreu no 3 ou 4, pois todos os episódios te vão parecer um grande episódio, uma espécie de filme.

    CharlesD
    Charles
    Reply to  lorZ
    13 , Dezembro , 2022 3:17

    Eu discordo, simplesmente por experiência própria. Já cansei de assistir algo completo e desvendar a obra antes do tempo, por dicas que são dadas ao longo dos próprios episódios. E algum colega que viu semanal dizer que não notou ou não lembrou detalhe X. A história fresca na minha cabeça sempre funciona melhor.

    abc cba
    abc cba
    Reply to  lorZ
    14 , Dezembro , 2022 23:49

    Nem toda a gente analisa e crítica aquilo que vê. Se assim fosse nem valia a pena assistir à maior parte da p*rcaria que lançam hoje em dia….

    abc cba
    abc cba
    Reply to  Charles
    14 , Dezembro , 2022 23:33

    Um episódio por semana é muito tempo, principalmente se existirem outras obras que chamam a nossa atenção.

    No caso dos animes, estes têm a sorte de não terem concorrência no que ao lançamento de episódios diz respeito. Todos lançam 1 episódio por semana….

    Para mim no caso de haver concorrência, a obra/ trabalho que demorar mais a lançar vai acabar por cair no esquecimento….veja-se o exemplo do manga japonês versus manhwa coreano…

    Last edited 1 ano atrás by abc cba
    Samuel Silva
    Samuel Silva
    12 , Dezembro , 2022 11:55

    No binge e mais difícil haver uma ligação, até afectiva, entre o espectador, uma série e as suas personagens como acaba por existir quando se acompanha uma série semanalmente. É tudo demasiado rápido, e o hype também. O binge é comodo, não tenho dúvidas, também já o fiz. Mas se me derem a hipótese de escolher, prefiro ver um anime semanalmente.

    abc cba
    abc cba
    Reply to  Samuel Silva
    14 , Dezembro , 2022 23:46

    Só fazes binge se quiseres. A opção de ver 1 episódio por semana não desapareceu…

    MaurícioD
    Maurício
    13 , Dezembro , 2022 1:00

    Tem muitos animes que só assisto por causa desse sistema semanal/temporada.
    Vcs também costumam pegar algum anime só pra não ficar sem assistir nada em certo dia da semana? 🤔

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares