Os Pilares da Jump

Só hoje: 7 milhões de livros a 30% de desconto e portes grátis na Wook

No mercado, não importando a área, sempre existirão as melhores empresas em cada seguimento. Baseando-se em estatísticas, podemos citar a Nike como líder no desporto e principalmente no futebol, a Coca-Cola na área dos refrigerantes, Apple na área de Hardware e assim por diante. Mas, nesta “lista”, a empresa que mais nos interessa é a Shueisha Inc. com sua excepcional Weekly Shonen Jump.

Mesmo não agradando a todos, seja pelo estilo abordado ou por sua filosofia, a Jump sempre emplacou a maioria dos grandes sucessos, abrindo espaço para as várias obras que sempre serão base para novos trabalhos.

Sendo tão poderosa e portando uma biblioteca invejável para qualquer editora, a Jump passa atualmente por dilemas, que se não sanadas, podem causar grandes estragos futuramente. Como em qualquer empresa, a reciclagem e a inovação se tornam cada vez mais importantes para se abrir possibilidades à novas safras e novas eras.

A Jump, na maioria das vezes, sempre trabalhou com até três obras de destaque, que podemos considerar como “pilares”. Os atuais, composta por One Piece, Naruto e Bleach, parecem fortes a primeira avaliação, mas em uma analise profunda e detalhada, apenas Piece demonstra força e fôlego para continuar como o astro.

Não considero Naruto e Bleach obras fracas e de péssimo conteúdo, mas ressalto que suas sagas parecem desgastadas e sem um rumo aparente. E também não as vejo como potenciais séries canceladas, mas com grandes chances de perder o posto para novos trabalhos. Dizer qual o próximo sucesso é difícil, mas me arrisco a apostar em Toriko para segundo integrante. Para terceiro, obras já publicadas podem surpreender e ocupar o lugar ao lado de Piece, mas não podemos ignorar as grandes chances de trabalhos inéditos mudarem totalmente o contexto.

Talvez, refletindo acerca de todo esse desenvolvimento mercadológico, perderíamos meses tentando chegar a uma conclusão. No entanto, tenho certeza que a Jump, com DNA de líder e gana de estar sempre à frente das concorrentes, possui cartas na manga, podendo a qualquer momento emplacar sagas fantásticas e assim reciclar sua famosa trinca e abrir espaços para novos mercados.

E você, quais deveriam, em sua opinião, formar a trinca junto de One Piece? Comente!