Capa do volume 1 de Sword Art Online: Unital Ring
Capa do volume 1 de Sword Art Online: Unital Ring

Sword Art Online: Alicization está a caminhar para o seu fim e começam então a surgir rumores sobre o futura da série anime de Sword Art Online.

Atualmente o rumor aponta para um regresso de Kirito e Asuna para o início de Aincard com uma adaptação para série anime de Sword Art Online: Progressive em vez de uma 4ª temporada baseada em Unital Ring.

A apoiar esta teoria está o registo do domínio SAO-P.net que embora não tenha nenhum conteúdo segue a mesma nomenclatura das anteriores séries anime de Sword Art Online, por exemplo a série de Alicization tem como domínio sao-alicization.com e SAO: Ordinal Scale tem como domínio sao-movie.net. No caso de sao-alicization.com, este foi inicialmente registado cerca de dois meses antes do anime de Alicization, em outubro de 2018.

Atualmente ainda não se sabe quem registou o domínio SAO-P.net.

O que sabemos é que o diretor da A-1 Pictures, Manabu Ono, numa entrevista revelou que falou com a Aniplex na época em que o filme SAO: Ordinal Scale estava em produção e que lhe disseram que “eles estavam a planear adaptar toda a franquia Sword Art Online”. A única questão é como isso será feito.

Capa do mangá de Sword Art Online: Progressive
Capa do mangá de Sword Art Online: Progressive

 

Então por que um anime de Sword Art Online: Progressive faz mais sentido que Sword Art Online 4: Unital Ring?

A história do anime de Sword Art Online é baseada na light novel de Reki Kawahara. O anime de Alicization adaptou as light novels dos volumes 9 a 18, enquanto os volumes 19 e 20 foram chamados de SAO: Moon Cradle Part 1 e 2.

SAO: Unital Ring começa no volume 21 sendo que o volume 22, Kiss and Fly, é uma coleção de histórias paralelas inicialmente lançada como parte de uma edição limitada de Blu-Ray / DVD).

Moon Cradle conta a história do que aconteceu com Kirito e Asuna depois da aceleração do Fluctlight atingir o seu limite máximo e ficaram presos no submundo por centenas de anos.

Em vez de uma sequência direta de Alicization, Kawahara disse que é tecnicamente uma história paralela estruturada para ser lida como uma história de fantasia independente com alguns nomes de personagens em comum com a série Sword Art Online original.

Além de ser uma história paralela, Moon Cradle também é relativamente curto em comparação com as histórias da maioria das temporadas da série anime. Em vez de ser adaptado para a 4ª temporada de Sword Art Online, Moon Cradle faria mais sentido como um filme anime de duas partes, Sword Art Online: Moon Cradle.

Em vez disso, Sword Art Online 4 deve ser baseado no mais recente arco da história, SAO: Unital Ring. O problema que a Aniplex enfrenta é que o arco Sword Art Online: Unital Ring começou a ser lançada em 2018 e Unital Ring 3 foi lançada em maio de 2020 significando que provavelmente ainda não existe muito material para uma 4ª temporada.

Kawahara não revelou quantos livros planeia escrever no total para Unital Ring, mas disse que espera que não sejam mais do que os 10 livros de Alicization.

Independentemente do total, parece aparente que Kawahara está a anos de terminar Unital Ring, o que deixa um vazio para a série SAO: Progressive anime preencher.

 

Qual é a história de Sword Art Online: Progressive?

Toda a série de livros Sword Art Online começou como um novo concurso para o Prémio Dengeki Novel, que acabou por ser publicado online.

As ideias de Kawahara para o arco Aincrad precisavam de ser condensadas, uma vez que as regras do concurso exigiam que as inscrições tivessem um final real, não um momento de angústia ou um final “a ser continuado”. Como tal, Kawahara introduziu muitos intervalos de tempo que percorreram as muitas histórias dos jogadores SAO originais presos em Aincrad.

Em 2012, Kawahara decidiu preencher essas lacunas escrevendo a série Sword Art Online: Progressive (que também está a ser adaptada para um mangá).

SAO: Progressive mostra como os jogadores limparam Aincrad andar por andar. Basicamente, funciona como uma reinicialização de SAO ou expandindo a história original que retém pequenos detalhes específicos. O foco ainda está principalmente em Kirito, mas o ponto de vista da narrativa frequentemente muda para Asuna.

Em 2018, SAO: Progressive foi até o Volume 6, e a adaptação do mangá também terminou. Considerando que Progressive só contou a história dos primeiros seis andares, está longe de acabar.

Kawahara está atualmente focado em Unital Ring, e não se sabe quando, ou se, ele retornará a escrever SAO: Progressive.

Ainda assim, Progressive é mais do que suficiente para uma temporada de anime de dois cours (2 partes) como está atualmente.