Psiquiatra sugere ligação entre ofensas sexuais e personagens Moe

Psiquiatra sugere ligação entre ofensas sexuais e personagens Moe

No passado dia 22 de Setembro a psiquiatra e psicóloga clínica Rika Kayama sugeriu num artigo que pode haver uma ligação entre a constante exposição a personagens Moe e ofensas sexuais.

No seu artigo apelidado de “Are Girl Characters Blameless?” (As personagens femininas não têm culpa?) ela afirmou que as personagens moe são agora comuns no Japão; ela vê-as nas suas palestras à medida que cidades e regiões se promovem através de mascotes. Ela reconhece que a maioria das pessoas simplesmente vê-as como “bonitas”, mas elas são frequentemente retratadas com um certo grau de sensualidade ou sexualidade. “Elas não vão atrair a atenção se não forem um pouco sexy”, dizem-lhe os funcionários municipais, mas ela questiona-se se a sensualidade tem um efeito psicológico, tanto nas meninas jovens que crescem com elas como modelos e sobre homens mais velhos.

t0rd2d85dKayama admite que a maioria percebe que as personagens são fictícias, “mas poucos vão pensar que é aceitável olhar para as meninas e achar que elas são sexy”. “As meninas vão-me aceitar com um sorriso não importa como eu olhe para elas” é a reação que ela espera de tantas personagens. Ela supõe que o dilúvio de personagens moe fará algumas pessoas pensarem nas meninas como objetos sexuais, levando à agressão sexual. Ela afirma “Podem rir e dizer, não existem pessoas assim. Personagens Moe são totalmente diferentes do crime, mas eu fico inquieta quando vejo as personagens moe transbordar em cada região”.

Escusado será dizer que o artigo despoletou uma reação muito negativa online. Os internautas criticaram o artigo por este não ser muito persuasivo e refletir sobretudo as opiniões pessoais de Kayama. (O artigo não fornece nenhuma prova irrefutável ligando anime ou manga à agressão sexual).

Qual é a vossa opinião sobre esta matéria? Será que as personagens Moe estimulam as ofensas sexuais?