Mais...
    InícioAnimeQuantas horas por mês os animadores trabalham no Japão?

    Quantas horas por mês os animadores trabalham no Japão?

    Em média um animador japonês trabalha 230 horas por mês!

    Já aqui no OtakuPT noticiámos por múltiplas vezes as dificuldades que os animadores enfrentam no Japão, desde práticas abusivas de estúdios de animação a horas extraordinárias não pagas, passando por más condições de trabalho, os jovens artistas japoneses não têm uma vida fácil.

    Mas quanto trabalham os profissionais de animação do Japão? Para descobrir, a Janica (Associação de Criadores de Animação do Japão) fez uma parceria com a editora Dai Nippon Printing para realizar um estudo das condições de trabalho na indústria de anime, reunindo 382 respostas de artistas, animadores, escritores, diretores, editores e produtores. 312 forneceram informações sobre o horário de trabalho e a média foi de 230 horas por mês.

    Assumindo um mês de trabalho de 20 dias, calculam-se umas cansativas 11,5 horas por dia. A única maneira de reduzir essas 230 horas por mês para oito horas de trabalho regulares por dia ou menos seria dividi-las em 29 dias, essencialmente dando aos animadores apenas um ou dois dias de folga num mês inteiro.

    No lado financeiro, os entrevistados que compartilharam os seus dados ganhavam uma média de 4,4 milhões de ienes (40.700 dólares) por ano, o que não é mau, mas se olharmos para a carga horária o cenário é menos feliz. No entanto, nem todos os profissionais anime ganhem tanto, pois cerca de 40% dos entrevistados ganham menos de três milhões de ienes por ano.

    Obviamente, longas horas e baixos salários são a norma em muitos setores da indústria do entretenimento. A maioria das pessoas que seguem uma carreira anime não está a fazer isso porque a vêm como um caminho rápido para a riqueza ou um trabalho confortável e de baixa pressão. Elas estão a fazer isso porque amam a forma de arte.

    Uma animadora de 20 anos comentou:

    Às vezes fico a pensar ‘Do que eu mais gostei no anime? Por que é que eu permaneço neste setor?’ Às vezes, já não consigo encontrar as respostas. Está a gastar toda a minha força física e mental, mais o meu dinheiro e o meu tempo.

    Frustrações semelhantes foram partilhadas por um animador de origem estrangeira na casa dos 20 anos, que se mudou para o Japão como estudante por causa do seu amor por anime e mais tarde conseguiu encontrar trabalho na indústria.

    Não consegui ser contratado para trabalhar nas séries anime que eu gosto. O meu horário de trabalho é tão ocupado que não tenho tempo suficiente para praticar e melhorar as minhas habilidades de desenho… O meu salário é baixo e mal ganho dinheiro suficiente para comprar mantimentos, quanto mais pagar seguro ou pagar uma pensão.

    O animador acabou, no entanto, por afirmar que as condições de trabalho, estavam gradualmente a melhorar em comparação com o que eram antes.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    8 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    8 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Shiba
    Shiba
    15 , Novembro , 2019 4:24

    Os animadores devem amar o que fazem. Só assim pra aceitar trabalhar nessas condições.

    Likou
    Likou
    Reply to  Shiba
    16 , Novembro , 2019 16:49

    Não exatamente, muitos ficam presos na situação, sem conseguir outro tipo de trabalho. Logo que entram sim, é por paixão, mas a indústria destroi a maioria deles. Aí ficam só lutando pra sobreviver e os que conseguem uma chance fora saem. Isso inclusive tem desestimulado muitos a começarem a profissão e o Japão tem enfrentado uma pequena crise que está crescendo, que é a falta de novos animadores. Mas não dá pra culpá-los.

    Likou
    Likou
    15 , Novembro , 2019 4:24

    Foda que não é exclusividade da indústria de animação. Alguns setores maiores escondem mas videogames e cinema sofrem do mesmo mal.

    Pico
    Pico
    16 , Novembro , 2019 16:49

    Ai fode

    O Pecado da Pobreza
    O Pecado da Pobreza
    Reply to  Pico
    17 , Novembro , 2019 1:35

    o pico kd a nova temporada do seu anime

    Pico
    Pico
    Reply to  O Pecado da Pobreza
    17 , Novembro , 2019 9:48

    Calma ainda esta em produção, vai ser o melhor anime do multiverso

    Charles
    Charles
    16 , Novembro , 2019 16:49

    Incluindo a mim, conheço muita gente que trabalha por volta dessa carga horaria por mês, não é nem um pouco incomum, a maioria das empresa aqui tem uma carga horaria mensal minima de por volta de 190 horas mensais, entretanto ja cheguei a fazer 40 horas a mais em um mês, isso sem incluir a faculdade que juntando os 2 leva todo o mês da pessoa.

    artur victor
    artur victor
    17 , Novembro , 2019 1:35

    Não só em animes mas o desenvolvimentos de games tem bastante disso, aqui no acidente mesmo teve desenvolvedores reclamando do chamado crunch.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares