Mais...
    InícioAnimeQuanto custa uma temporada anime?

    Quanto custa uma temporada anime?

    Quanto custa uma temporada anime?

    No seguimento dos protestos contra a qualidade de (), o criador CG Masamune Sakaki revelou via Yaraon! que em média uma série anime de 13 episódios custa aproximadamente 250 milhões de ienes, qualquer coisa como 1.8 milhões de euros ou 7 milhões de reais.

    Sakaki deixou bem claro que a maioria dos animes não consegue recuperar o dinheiro investido e que a industria sobrevive de alguns grandes sucessos.

    Numa recente entrevista Takayuki Nagatani, o produtor de , revelou que a sua série anime com 24 episódios custou cerca de 500 milhões de ienes e que para fazer a obra vender ele teve que fazer publicidade, planear eventos e fazer merchandise.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    32 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    32 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Mateus Dragum
    Mateus Dragum
    13 , Julho , 2019 4:23

    Pra Japoneses Chineses e Coreanos Quanto é Cada Classificação Social ? Quanto é De Dinheiro Cada Uma ?

    ton
    ton
    14 , Julho , 2019 2:01

    Cerca de 170 mil dolares por episodio em Shirobako pra ser produzido, com o dolar nas alturas em relação ao real, fica mais dificil patrocinar meus animes caso eu ganhe na loteria hauahuaha

    iAKigAMi
    iAKigAMi
    14 , Julho , 2019 2:10

    É realmente caro, só que estamos falando de DB… essa porra é uma das obras mais conhecidas do mundo!!! Logo, rende dinheiro pra caramba!

    Thiago
    Thiago
    14 , Julho , 2019 2:10

    Mas isso é inválido pra Dbz,o desenho mais famoso do mundo,ate parece q nao vao lucrar pra kct com ele

    Arthur Mendes
    Arthur Mendes
    14 , Julho , 2019 2:10

    isso me preocupa. vai chegar um dia q a industria animes irá falir e só uns 10 ou menos vao lançar a cada temporada.

    B
    B
    14 , Julho , 2019 2:10

    O preço pode até ser alto (ou não, ai é mais uma daquelas questões de perspectiva… e dúvida quanto a veracidade da informação…), maaaas, é Dragon Ball, deve ser o anime mais fácil para se recuperar o dinheiro, dobrar, triplicar, enfim… até parece que não conhece a fama de DB…

    PS: E espero que o pessoal lá não caia nesse papo e deixe quieto, por mim, ficava botando pressão até re-fazerem o episódio e prometerem mais qualidade para os próximos… porque é Dragon Ball, e caprichar não será em vão.

    LFélix
    LFélix
    14 , Julho , 2019 2:10

    Essa de não recuperar dinheiro investido não cola, é Dragon Fucking Ball, qualquer coisa que tenha esse nome vai vender pra caralho, ja outros animes, ai sim são outros quinhentos :V

    B
    B
    Reply to  LFélix
    14 , Julho , 2019 3:12

    Exatamente.

    Koujo
    Koujo
    14 , Julho , 2019 2:10

    Caro, sim, mas pegar e fazer uma bosta que nem estão a fazer com DBS? que não o fizesse então!

    Rise
    Rise
    14 , Julho , 2019 2:10

    Papo furado para justificar a cagada podre, uma mera forma de desviar o foco e sensibilizar, o que a meu ver não adianta nada pois é Bragon Ball, ele fez feio e se fosse tudo isso ninguém lançaria um anime

    Lucio
    Lucio
    14 , Julho , 2019 2:10

    Pra inicio de conversa se soubessem investir o dinheiro que tem, não estaria com esses problemas.

    Hijikata
    Hijikata
    14 , Julho , 2019 2:10

    Sei não… Me parece um pouco mentira isso tudo que ele falou e.e. Não acredito que de tão pouco dinheiro, deve ter muito mais. Senão nem teria o porque de ainda fazerem animes. Sem falar que é DB, se fosse outro anime até entenderia mais não tem como DB não recupera o dinheiro usado. Como meu pai diz, isso é conversa pra boi dormir…

    Yhan
    Yhan
    14 , Julho , 2019 2:10

    É realmente bem caro…..acho que alguns deve ser mais caro ainda pelo tanto de detalhes e outras coisas…..Mas também não acho que seja tão dificil recuperar o dinheiro, se não, alguns não ganharia novas temporadas :v e os animes estariam bem minimos…..eles ganham já com a exibição, ae ganham com versões sem censura, extras e outras coisas…..dragon ball já faz fama pra krl, qualquer coisa relacionada lucra para karamba….e ela é mundialmente conhecida e também é vendida em qualquer lugar, toei lucra muito com DBZ, toei não investe nada mesmo tendo várias séries famosas……isso é triste tantos animes que já assisti e não tem outra temporada por conta que vendeu mal =/

    ?????????
    ?????????
    14 , Julho , 2019 2:10

    hahahaha se o anime tivesse qualidade vendia! olha fate/stay night os cara investe na animação otima e ainda consegue lucra muitoooo bem. todos sabemos que é dragon ball será que se a qualidade fosse igual a de fate não venderia tão bem quanto o mesmo? Realmente o mercado das animações japonesas vão entrar em colapso mais é culpa dos próprios animadores? dos otakus? por que lá o preconceito com otakus é enorme… e só de ver nessa temporada animes com nome “bikini warrios” já imagino por que. O mais incrivel que isso vende por isso eles fazem. =( sei lá mais acompanho anime desde pequeno e nunca preciso de tanto ecchi pro anime ser bom é só ser divertido.

    giovane
    giovane
    Reply to  ?????????
    14 , Julho , 2019 3:12

    ecchi é amor ecchi é comedia ecchi é vida…

    Thales Oliveira
    Thales Oliveira
    Reply to  ?????????
    14 , Julho , 2019 3:12

    krai parceiro falou tudo, quer ganhar dinheiro faça o bikini warrios da vida !!

    Kai Inim
    Kai Inim
    Reply to  Thales Oliveira
    14 , Julho , 2019 12:03

    o que vendi msm e o fujoshi, a diferença pra outros animes chega a ser absurdo. fujoshi piram!!!kkkkkk

    Igor Feitosa
    Igor Feitosa
    14 , Julho , 2019 2:10

    essa desculpa de não conseguir recuperar o dinheiro poderia a té colar, se nós não estiverssemos falando de Dragon Ball

    B
    B
    Reply to  Igor Feitosa
    14 , Julho , 2019 3:12

    Exatamente²

    Aka
    Aka
    Reply to  Igor Feitosa
    14 , Julho , 2019 3:12

    Só tenho que concordar,se fosse outro anime random e pouco conhecido ok,a desculpa até ia,mas como você disse,estamos falando de DB um dos animes mais famosos(ou o mais famoso)que já passaram por essa terra,e ainda mais depois de lucrarem pra cacete com o Fukatsu no F,é pura vacilagem da Toei estragarem com a animação.Exemplo de grande investimento e muito lucro é Fate que está ai até hoje,e olha a qualidade do anime.

    RyuuPH
    RyuuPH
    14 , Julho , 2019 2:10

    Sinceramente achei isso meio mentiroso pra defender a industria e fazer eles de vítimas! Se não fosse rentável os estúdios não faziam tanto, praticamente toda temporada ou de 2 em 2 a maioria dos estúdios estão lançando, as vezes até filmes e copilações, animes originais baseados nos mangás e spin-offs que nem vendem tanto assim! Lá vende mangás e animes demais milhões e milhões de cópias e muita coisa é exportada! Sinceramente se não desse dinheiro só teríamos mangás mesmo! Ninguém vai investir em nada sabendo que vai perder dinheiro! Aqui de Dragon Ball foi uma merda mesmo pq tinha a cena do filme e provavelmente os storyboads e rascunhos não tinha pq ficar daquele jeito! Até pq esse DB Super é a história mais detalhada e longa dos filmes!

    Vincent Kovacs
    Vincent Kovacs
    Reply to  RyuuPH
    14 , Julho , 2019 3:12

    Sobre a questão do orçamento de um anime, como o Luiz otávio jah falou, eles deve se referir a anime original. Pois você não tem aquele boost no mangá para dar, você cria algo do zero e deve conseguir emplacar logo a marca do anime de modo que ele ganhe mais público, fora isso ainda tem custos maiores para Story boards, artistas provavelmente cobrando mais caro devido a suas artes serem do zero, alguns canais desacreditarem em um anime totalmente novo e coisas do gênero.

    Não acho que eles estejam exagerando assim quando falam de animes desse tipo, mas claro que isso não é verdade para animes que são adaptações, onde já tem figures, mangá e muitas outras coisas com a marca daquele anime. Por isso é extremamente mais difícil para um anime novo emplacar assim.

    Porém, não acredito que isto sirva para defender Dragon Ball, que já tem e sempre terá um grande público e uma certeza de venda, mesmo que o produto final seja uma porcaria (dragon ball evolution tentou se aproveitar disso por exemplo). Então, sendo este o caso, DB super tinha obrigação de ser um produto de no mínimo qualidade razoável… o que, em termos de arte e gráficos não vem correspondendo.

    iAKigAMi
    iAKigAMi
    Reply to  Vincent Kovacs
    14 , Julho , 2019 12:03

    Vali ressaltar que, o anime é independente do mangá… as produtoras fazem a oferta aos detentores dos direitos do manga ou light novel, para eles poderem fazer um anime baseado na obra respectiva. (tipo, eles não iram usar os lucros do manga para fazer o anime)
    O dinheiro que que eles usam para fazer o anime vem, na maioria das vezes, de patrocínios.

    Vincent Kovacs
    Vincent Kovacs
    Reply to  iAKigAMi
    15 , Julho , 2019 20:07

    Sim, mas temos que ter em mente que uma marca já conhecida tem maior facilidade em conseguir patrocinadores, fora que um anime as vezes tem um custo menor quando tem um mangá, até porque muitos animes são pensados não para venderem (apenas), mas também para gerar um boost nas vendas de mangás, o que pode facilitar negociações e tudo mais…

    Luiz Otávio
    Luiz Otávio
    Reply to  RyuuPH
    14 , Julho , 2019 3:12

    Acho que ele estava se referindo a animação originais, tipo Shirobako. Essas sim custam mais caro.

    Mas é como você falou, eles exageram um pouco… O custo para fazer um anime é bem relativo, tanto que tem alguns que conseguem dobrar o numero de episódios no decorrer da temporada.

    RyuuPH
    RyuuPH
    Reply to  Luiz Otávio
    14 , Julho , 2019 12:03

    Não importa cara se é de mangá ou original! Eles não vão fazer anime ´ra perder grana assim! Não tem como, quem é otário assim pra pegar 7 milhões de patrocinadores, estúdio, direitos autorais e editoras e todos os envolvidos pra jogar no lixo! Continuo afirmando é muita mentira, querem se fazer de vítimas!!! Ou são idiotas o bastante pra investir 7 milhões sem retorno nenhum!

    Daicon IV
    Daicon IV
    14 , Julho , 2019 2:10

    Achei que iam contar em euro. Bem, custa muito caro mesmo para fazer um anime. Achava que era menos que isso, quando não da lucro então… Deve ser uma merda

    Dan
    Dan
    Reply to  Daicon IV
    14 , Julho , 2019 3:12

    Mas contou….

    Daicon IV
    Daicon IV
    Reply to  Dan
    14 , Julho , 2019 12:03

    Nem vi O.o

    G-Man
    G-Man
    14 , Julho , 2019 2:10

    Bate até aquela Bad de lembrar que tem alguns Animes que não chegam a nem vender 1000 unidades =(

    giovane
    giovane
    14 , Julho , 2019 2:10

    7 milhões de reais.moleza recuperar o dinheiro investido né

    Thiago Theodoro de Oliveira
    Thiago Theodoro de Oliveira
    Reply to  giovane
    14 , Julho , 2019 3:12

    nem… é muito difícil! Não é comida para você comer nem algo que você vai ficar, e sim entretenimento. E entretenimento dá para conseguir online (o que as pessoas chamam de pirataria mas eu chamo de “caminho para otakus pobres”). Por isso não vende direito

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares