Uma das grandes controvérsias à volta de Attack on Titan: The Final Season, a 4ª e última temporada da adaptação para série anime do mangá Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) de Hajime Isayama, é a mudança de estúdio de animação. As três anteriores temporadas foram da responsabilidade do Wit Studio (Great Pretender, Kabaneri of the Iron Fortress) e esta última temporada passou para as mãos do estúdio MAPPA (Jujutsu Kaisen, The God of High School, Dororo, Dorohedoro).
No nosso canal de youtube já tínhamos especulado esta teoria e vemos agora a Newtype a confirmar que foi o próprio Wit Studio a abandonar o projeto.
Na mais recente edição da Newtype, o produtor Kensuke Tateishi (Attack on Titan, Fire Force, Your Lie in April) revelou que foi abordado pelo Wit Studio durante a produção da 3ª temporada de Attack on Titan e que foi informado que o estúdio queria abandonar a série anime para avançar nos seus planos como criadores de conteúdos, o que acabou por se confirmar com a criação da série anime original Great Pretender.
Tateishi revela então que o comité de produção de Attack on Titan contactou várias companhias para a 4ª temporada, mas que praticamente todas recruzaram, segundo ele dezenas de estúdios afirmaram que não conseguiriam animar a 4ª temporada.
Isto foi igualmente confirmado por Toshihiro Maeda da MBS que afirmou que parte das recusas se deveu também ao cronograma de lançamento da 4ª temporada.
Tateishi afirmou depois:
Existiu uma companhia que nos pediu tempo para pensar sobre o assunto, o estúdio MAPPA, e decidimos que o Wit Studio estaria confortável com eles a pegarem na série.
A MBS continua no comité de produção desta 4ª temporada e Maeda revelou:
Em termos legais, significa vender os direitos de transmissão primeiro à NHK. É bom para o trabalho. E o facto de que foi permitido à MBS continuar a participar no projeto como resultado de ultrapassarmos esta dificuldade, foi um evento muito emocional.
Tateishi acrescentou:
Fui eu que sugeri trazermos o anime para a NHK, esperando que o máximo possível de pessoas vejam o anime, e penso que seria impensável para a MBS mostrar um anime que fundaram e produziram numa estação diferente (risos). Talvez não por vontade própria, mas estou muito grato pela NHK e a MBS chegarem a um acordo.
A direção de Attack on Titan 4 é de Yuichiro Hayashi (Dorohedoro, Kakegurui XX, Garo the Animation, PES: Peace Eco Smile), o estúdio MAPPA (Jujutsu Kaisen, The God of High School, Dororo, Dorohedoro) substituiu o Wit Studio (Psycho-Pass, Great Pretender, Kabaneri of the Iron Fortress), o guião é de Hiroshi Seko (autor de Attack on Titan: Lost Girls, Banana Fish, Mob Psycho 100, Vinland Saga), o design de personagens é de Tomohiro Kishi (My Little Monster, 91 Days). Hiroyuki Sawano está de volta para compor a música, ao lado de Kohta Yamamoto (Blue Exorcist: Kyoto Saga, The Seven Deadly Sins: Revival of The Commandments).
Isayama começou a serializar Attack on Titan em 2009, quando tinha 23 anos de idade. É a primeira e atualmente única série em que ele trabalhou. Anteriormente noticiámos que a Warner Bros. vai produzir uma adaptação para filme live-action.