Entrevista ao diretor do estúdio MAPPA: "Acreditamos que a qualidade da animação está ligada às pessoas"

Atualmente o estúdio MAPPA é considerado como um dos grandes estúdios de animação do Japão liderando uma nova vaga do paradigma do anime e a sua produção.

O seu multipremiado filme anime (In This Corner of the World) capturou não só a atenção dos fãs de anime como de todo o mundo. O estúdio MAPPA tem vindo a diversificar o tipo de obras que anima desde animes mais adultos como Terror in Resonance e BANANA FISH, passando por fantasias como história profundas como Rage of Bahamut, Dororo e Dorohedoro, não esquecendo Kids on the Slope, Yuuri!!! on Ice e Garo: Vanishing Line.

Este ano, o MAPPA está a aumentar a sua produção mais do que nunca. Após o lançamento de Dorohedoro em janeiro, LISTENERS em abril, THE GOD OF HIGH SCHOOL e Mr Love: Queen’s Choice em julho, este mês temos mais duas séries novas, Jujutsu Kaisen e Taiso Samurai. Além disso, estão a trabalhar na última temporada de Attack on Titan, que será transmitida mesmo no final de 2020.

Numa recente entrevista, Manabu Otsuka, o diretor do estúdio MAPPA deu a conhecer um pouco mais o estúdio de animação e podem encontrar em baixo uma transcrição dessa entrevista:

Por favor, deixe-nos conhecer o background e a razão por trás do início do estúdio.

Manabu Otsuka: O Sr. Masao Maruyama, ex-presidente e atual chairman, renunciou ao cargo da Madhouse e fundou a MAPPA para realizar In This Corner of the World, um filme dirigido por Sunao Katabuchi, a qualquer custo.

Na época, o projeto da série Kids on the Slope também começou com o diretor Shinichiro Watanabe (diretor de Cowboy Bebop), que é próximo de Maruyama. Para o projeto, vários membros reuniram-se para ajudar, e eu fui um deles. Foi assim que o estúdio começou.

Por favor fale sobre os recursos e pontos fortes do estúdio.

Acredito que uma característica do MAPPA é que podemos realizar vários tipos de trabalhos com equipas variadas. Como estúdio de animação, temos a vantagem de ter flexibilidade na criatividade da animação levando em consideração a melhor equipa para cada título, sem estarmos vinculados a um diretor ou direção particular da história.

A fim de criar uma variedade de trabalhos com a nossa estrutura de equipa de produção muito flexível, mantemos muitos de nossos animadores como funcionários. Pretendemos fazer mais uso dessa característica do estúdio no futuro, organizando mais as nossas equipas criativas internas, como animadores 2D, equipas 3D, equipes de efeitos digitais e equipas de artistas de fundo.

Informe-nos sobre os critérios de seleção de obras e projetos. Em que se concentra?

Como estúdio de produção, sabemos que ainda estamos em desenvolvimento, por isso escolhemos projetos com a perspetiva de crescermos como um estúdio que conta com equipas de produção mais fortes e pode produzir obras de qualidade superior.

Em termos dos tipos de crescimento para nós, damos importância especificamente ao crescimento de três coisas: negócios, desenvolvimento de talentos e criatividade, como critérios de seleção de projetos.

Por exemplo, tentamos escolher projetos com os quais a empresa possa ter bons lucros e que possibilite o desenvolvimento de talentos para animadores, assistentes de produção e assim por diante. Também estamos a escolher trabalhos que possam deixar bons resultados no mundo, que permitam às pessoas pensar que o MAPPA está a fazer um bom trabalho como estúdio de animação.

O MAPPA tem uma reputação estabelecida de ter um estilo visual de alta qualidade. Você poderia dizer-nos ao que o estúdio presta atenção e o que o estúdio está a focar na criação de designs e estilos visuais?

Achamos que ainda não é suficiente como uma autoavaliação, mas através da nossa criação de animações, principalmente séries anime, estamos constantemente a procurar formas criativas de melhorar a qualidade de cada corte sem que se torne um trabalho automatizado, como uma linha de montagem numa fábrica.

Tentamos encarar a produção de animação com a mentalidade de colocar sob escrutínio como devemos levar a qualidade de nossa criação a um nível mais alto com uma boa compreensão da história, apenas para que não se torne um trabalho sem sentido. No entanto, ainda existem desafios a serem resolvidos.

Pode dizer-nos com o que o seu estúdio tem cuidado ao longo do processo de produção de cada projeto de animação para realizar e manter visuais de alta qualidade? Como garante bons criadores e educa jovens criadores?

Acreditamos que a qualidade da animação está ligada às suas pessoas, por isso pensamos que conectar-se com pessoas que podem garantir trabalhos de grande qualidade e dar-lhes oportunidades de trabalho que podem ser usadas para demonstrar a sua habilidade e talento pode levar a visuais de animação de alta qualidade.

Portanto, acreditamos que é muito importante fazer excelentes criadores ficarem interessados em trabalhar com o MAPPA. Quando contratamos cada criador, certificamo-nos de fazer uma apresentação precisa dos aspectos financeiros, da qualidade e do conteúdo do trabalho.

No que diz respeito ao desenvolvimento de talentos, ao contratar pessoas a tempo integral para o MAPPA e garantir um salário fixo desde o início, estamos a planear criar um bom ambiente em que possam concentrar-se na produção de animação sem se preocupar com o futuro.

Além disso, como o mais importante para nós é fornecer produtos de alta qualidade ao nosso público, educamos todos os nossos funcionários envolvidos na produção de animação, incluindo os recém-formados, a serem altamente profissionais, de forma a não comprometer a perspetiva do público e avaliação.

Como seleciona os principais criadores de cada título, como diretor, roteirista, argumentista, diretor de animação, diretor de arte e designer de personagens? Em quais aspectos você se preocupa ou se concentra particularmente?

Quando contratamos para cada projeto, buscamos exaustivamente a pergunta: “que tipo de visual de que tipo de equipa pode deixar o público feliz com este trabalho?”. Então, atiramos fora a ideia de “se é o nosso trabalho, faremos como de costume com este diretor e este designer de personagens”, e procuramos a melhor visão do trabalho concluído de cada projeto para os nossos clientes e públicos, e tentar ter a melhor equipa para cada um deles que consiga isso.

Você está interessado em colaborar com criadores e estúdios estrangeiros?

Na verdade, estamos a enfrentar vários desafios agora. Este ano, produzimos Mr Love: Queen’s Choice, uma série de animação baseada num jogo chinês e uma animação original da Crunchyroll, THE GOD OF HIGH SCHOOL. Também estamos a trabalhar para um projeto de animação original da Netflix, YASUKE, que já foi anunciada oficialmente.

Estamos a trabalhar ativamente em trabalhos de animação que pensamos chegar a públicos estrangeiros ou que tenham sido iniciados em colaboração com empresas estrangeiras e já os estamos a transmitir para o mundo.

Acredito que é uma missão importante para esta empresa saber que tipo de atuação e expansão o MAPPA pode fazer no mercado global, a partir dos resultados desses desafios.