Shueisha emite comunicado formal de desculpas pelo nome do personagem de My Hero Academia

Depois de uma escalada de acontecimentos que levou ao banimento da franquia My Hero Academia (Boku No Hero Academia) na China a Shueisha emitiu este comunicado oficial a explicar a origem do verdadeiro nome do Dr. Daruma Ujiko que foi revelado no mangá no seu capítulo 259 como “Maruta Shiga“, com “maruta” a ser o nome japonês para as vítimas de experiências humanas durante a Segunda Guerra Mundial.

No comunicado podemos ler:

Desculpas formais pelo nome usado em My Hero Academia na Weekly Shonen Jump Edição 10, 2020

Em relação ao personagem “Maruto Shiga – que apareceu no capítulo 259 de My Hero Academia (Weekly Shonen Jump Edição 10, 3 de fevereiro de 2020), um grande número de leitores da China e de outros países apontou que o nome evoca memórias de um passado trágico. “Shiga” faz parte do nome de outro personagem, e Maruta (kanji: redondo + gordo) reflete a aparência do personagem em questão. Qualquer referência aparente a eventos históricos foi totalmente não intencional. Apesar disso, o papel do personagem como médico da organização maligna, combinado com o nome dele, acabou prejudicando os leitores estrangeiros na China e em outros lugares. O departamento editorial deveria ter tomado mais tempo para refletir mais sobre isso. Não o fizemos e, por isso, lamentamos profundamente.

Com toda sinceridade, percebemos a gravidade desse problema e mudaremos o nome no lançamento do volume físico e, o mais breve possível, na versão digital do capítulo.

Para que este tipo de problema não ocorra novamente no futuro, pretendemos dedicar as nossas energias a aprofundar a nossa compreensão de uma variedade de assuntos históricos e culturais. Por estarmos mais intimamente conscientes dos pensamentos e sentimentos daqueles de todas as esferas da vida, entregaremos mangás que podem ser amados por todos.

7 de fevereiro de 2020

Shueisha

A mensagem da Shueisha também incluiu mais um pedido de desculpa de .

Ao usar o nome “Maruta Shiga” no capítulo 259 de My Hero Academia, ofendi profundamente um grande número de leitores. Eu realmente sinto muito por isso. O personagem – com uma profunda reverência e querendo sentir-se mais próximo do ex-chefe da Liga dos Vilões, All For One – decidiu pegar no sobrenome de All For One (Shigaraki) e torná-lo seu (Shiga). Eu dei-lhe o primeiro nome “Maruta” porque ele é redondo e rechonchudo. Qualquer outro significado é coincidência, e eu não tinha absolutamente nenhuma intenção de machucar tantos leitores, o que agora sei que fiz. Peço desculpas do fundo do meu coração. No futuro, farei o possível para garantir que este tipo de coisas nunca aconteça novamente.

Kōhei Horikoshi