Studio Khara não quer que fãs façam desenhos +18 de Evangelion

Depois de muito tempo Evangelion 3.0 + 1.0, o 4º filme de Rebuild of Evangelion, vai finalmente estrear a 23 de janeiro de 2021 e o Studio Khara divulgou um conjunto de guidelines sobre como a franquia pode ou não pode ser utilizada pelos fãs. Podem ler as guidelines aqui.

Algumas das regras impostas já são esperadas como não usar a série e os personagens para uso comercial, mas o que se destacou mais foi mesmo o pedido do estúdio para a não criação de arte para +18 da franquia, algo que o estúdio deverá ter muita dificuldade em controlar.

As regras, nas próprias palavras do Studio Khara, “permitem que os fãs criem fan art com tranquilidade”, e afirma que as diretrizes não são para empresas comerciais e que qualquer empresa que deseja usar a propriedade Evangelion deve entrar em contato com o Studio Khara. Embora o Khara afirme que podem usar Evangelion num serviço como o Patreon ou YouTube como “citações” (uso justo) e ter monetização dessa forma, todo o seu conteúdo não pode apenas ser baseado em Evangelion.

Poster de Evangelion 3.0 + 1.0
Poster de Evangelion 3.0 + 1.0

O Khara também afirmou que a fanart não pode promover racismo, intolerância e ser contra qualquer / por qualquer tipo de política. Não pode ser grotesco ou violento demais, infringir os direitos de terceiros ou ser pornográfico. Esse último ponto pode ser um problema, pois desde o início da franquia que a série tem uma forte presença em eventos doujinshi como o Comiket, onde alguns dos trabalhos feitos por fãs são para +18.

Imagem da colaboração entre Evangelion e o Pixiv
Imagem da colaboração entre Evangelion e o Pixiv

Essas diretrizes foram divulgadas antes de uma colaboração entre Evangelion e o pixiv, onde o site da comunidade de artistas estará a realizar um projeto nos próximos 6 meses sob o tema Evangelion em várias circunstâncias. Também serão realizados concursos no site e aplicativos afiliados. O projeto começa a 19 de janeiro, pouco antes do lançamento de Evangelion 3.0 + 1.0 a 23 de janeiro de 2021.

FONTESite do estúdio Khara
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.