The Promised Neverland – ep 3: Irmã Krone

Spoilers Alert!!

Aqui estamos, de novo, para comentar The Promised Neverland, uma das séries animes mais faladas nesta temporada e que, depois de um segundo episódio que deixou um pouco a desejar, voltou com um bom terceiro episódio. 

Tal como pudemos ver no final do episódio 2, chegaram ao orfanato duas novas personagens. Carol, uma bebe que a partir de agora irá viver junto das outras crianças e a Irmã Krone que junto da Mama Isabella irá tentar controlar os nossos protagonistas impossibilitando, assim, a sua fuga.

Com a chegada destas novas personagens os nossos protagonistas têm, agora, uma nova forma de obter informações do exterior, tanto através da sua nova irmãzinha, que já lhe foi bastante útil, como através da Irmã Krone que poderá trazer algumas vantagens para todos eles.

Para já, a nova moradora deste orfanato está apenas alerta e pronta para testar estas crianças que todo o mundo considera especiais e não existe melhor forma de o fazer que um jogo de “pega-pega”. Por falar nisso, já deu para perceber que este simples jogo será bastante importante para a preparação física e estratégica de todas as crianças do orfanato, disfarçando estes treinos intensivos com um jogo que eles costumam jogar todos os dias.

Para além destas novas informações e de terem vencido a Irmã Krone, mostrando um pouco do que os torna assim tão especiais, os nossos protagonistas começam a suspeitar da presença de um espião entre eles.

No final do episódio, a nossa querida Emma, que é sem sombra de dúvidas, dos três mais velhos, a que mais se deixa levar pelas suas emoções, ao descobrir a suposta existencia de um espião, demostra muito bem o seu choque o que resultou em ótimo gancho, que terminou este episódio de uma ótima forma.

Por mais que tenham aparecido algumas dicas ao longo do episódio, ainda não dá para perceber qual será a identidade do traidor, mas eu desafio-vos a tentar adivinhar nos comentários! (Lembrando que mesmo que respondam certo eu não irei confirmar nada, não quero dar spoilers!)

Vamos, então, falar um pouco sobre esta personagem. A Irmã Krone será uma personagem bastante importante daqui para a frente, não só como adversária dos nossos protagonistas, mas principalmente como uma rival da Mama Isabella, visto que Krone quer a todo o custo ocupar o lugar de Isabella. 

Como adversária das crianças esta personagem é quem atua de uma forma mais direta. Enquanto a Mamatua nas sombras de forma a não deixar claro para os nossos protagonistas, nem para as restantes crianças, que algo de errado se passa naquele orfanato. Isabella tem uma postura bem mais discreta mas muito mais intimidadora do que Krone que, por mais que consiga realmente mexer com as situações ao seu redor e colocar os personagens principais sobre pressão em nada se compara ao que a Mama consegue fazer.

Queria desde já realçar, antes de entrarmos nas partes técnicas deste episódio, uma das cenas que para mim demostra um grande contraste entre a Irmã Krone e a Mama Isabella.  Nesta conversa entre ambas, que ocorre logo no começo do episódio, podemos ver uma grande diferença não só em termos de hierarquia, visto que a Mama está obviamente num cargo superior ao da Irmã Krone, também podemos notar formas de agir bastante diferentes.

De um lado podemos ver Isabella uma Mama reconhecida entre as demais que escolhe agir de uma forma mais discreta manipulando tudo à sua volta para que tudo corra conforme está planeado e do outro lado Krone que está disposta a fazer de tudo para ficar com o cargo de Mama e que tem que agir de uma forma mais direta para aproveitar esta pequena falha de Isabella e ganhar a honra de ser chamada Mama, contudo não pode permitir que a sua superior descubra o seu plano, por isso tem que manter uma aparência fiel à sua frente.

Esta imagem diz tanto!

Vamos agora falar sobre os capítulos que foram adaptados neste episódio. Pelo que eu pude ver, foram adaptado 4 capítulos, do capítulo 6 ao capítulo 9, antecipando um revelação que seria apenas revelada no capítulo 10 e que encaixou muito bem no final deste episódio.

Em termos de mudanças não houve grandes cortes no material original, apenas aquilo que tem sido feito ao longo da serie anime, condensar um pouco os diálogos e outras cenas de modo que não alterar o enredo, mas que permita que todo este arco de fuga seja adaptado nestes 12 episódios.

Mesmo assim tudo aquilo que havia sido cortado no episódio passado não foi adicionado neste e isso deixa-me um pouco preocupado tendo em conta que existiam ali algumas cenas que seriam importantes para perceber-mos o nível de informação dos nossos protagonistas dentro do orfanato e ter uma maior noção do mundo lá fora.

Acho que no mangá ficou mais saliente o quão assustadora a Mamã pode ser…

Passando agora para a direção e outros aspetos técnicos, eu não tenho grande coisa a apontar, o episódio foi bom, não teve nenhum corte significativo nos capítulos que adaptou e manteve a criatividade em termos de posicionamento de câmera, algo que tem sido bastante frequente desde o primeiro episódio e que me agrada bastante.

Em relação ao impacto da chegada da Irmã Krone a adaptação foi muito boa, mantedo as “caras esquisitas” que são, realmente, o que mais se destaca nesta personagem. Contudo, no manga, as expressões faciais dela são um pouco exageradas, quase demoníacas, e conseguiram melhorar um pouco esse ponto tornando tudo um pouco mais natural.

Para acrescentar aos momentos psicopatas da nova personagem tivemos também aquela cena com a boneca esquisita como tudo e que nem foi assustador, nem engraçado, foi apemas estranho (eu até percebo o que quiseram fazer ali, mas aquela trilha sonora não encaixou lá muito bem). 

Chegamos, então, ao fim de mais uma review. Como eu demorei um pouco para postar o episódio 4 de The Promised Neverland deve estar quasr aí, mas mesmo assim ainda temos que sofrer um pouco para ver mais um episódio desta maravilhosa série anime.

Para terminar não se esqueçam de deixar nos comentários a vossa opinião sobre qual das crianças será o espião!

Até à próxima review!

 

 

Algumas cenas interessantes:

Estranho…
Prontos para matar!
Eu teria cuidado com essa aí!
Estranho…
Melhor treino…
Era disto que eu estava a falar!
Adversário à sua altura?
Senti falta destes sinais…
Parece um monstro…
Hmmmmmmm