Mais...
    InícioBrasilAnime Friends SP renova seu público, mas falha em estrutura e atrações

    Anime Friends SP renova seu público, mas falha em estrutura e atrações

    Neste último final de semana foi realizada na cidade de São Paulo, no Brasil, mais uma edição do Anime Friends – o maior evento de cultura pop oriental da América Latina. O evento retornou após a pausa forçada pela pandemia e foi realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi entre os dias 8, 9 e 10 de julho.

    Após a pausa forçada do evento por causa da pandemia, creio que o público estava bem ansioso para participar de eventos voltados à cultura pop. Na cobertura do Up!ABC ficou bem visível essa ansiedade, e isso acaba trazendo uma responsabilidade maior sobre os grandes eventos relacionados a anime, manga e cultura pop vindo diretamente dos países asiáticos. 

    Não foi possível estar presente no primeiro do evento, mas soube por alguns perfis nas redes sociais sobre como ações sociais, vindas através da Maru Division (organizadora do Anime Friends) e da prefeitura e governo do estado de São Paulo, proporcionaram a renovação do evento através de estudantes em idade escolar e pessoas de baixa renda que não poderiam pagar o valor original do ingresso do Anime Friends. Um outro ponto que considero importante na renovação do evento é a grande quantidade de pais que já curtiram antigamente o evento e que agora estão trazendo seus filhos. Foi legal ver cosplayers combinando personagens com seus filhos, ou levando as crianças para desfilarem no desfile cosplay.

    Agora falando sobre a renovação do evento em relação às atrações, o destaque vem principalmente pela organização do Anime Friends conseguir enxergar o crescimento do K-POP e trazer o gênero para dentro do evento junto com o seu público, que lotou o palco de K-POP. Outro ponto de destaque, ainda relacionado às obras coreanas, achei um acerto gigante o evento trazer a autora de On or Off, A1. Mesmo não conhecendo quase nada sobre obras webtoon ou sobre a própria obra da autora, publicada no Brasil pela editora NewPOP, achei o segundo painel com A1 bastante didático em apresentar a obra para outros públicos que estavam no auditório e também bastante divertido, principalmente pelo tradutor e pelo mediador tentarem transformar em PG-13 momentos R-18 que eram relatados pela autora. Outro ponto de renovação dentro do evento foi a grande quantidade de pessoas no estande do jogo Genshin Impact, até entre os cosplayer havia uma quantidade considerável de pessoas vestidas como os personagens do jogos. A vinda do ilustrador japonês KAIDA Yuji também considero um acerto para o evento, afinal é legal ter um painel com pessoas da indústria falando sobre suas experiências na área.

    A autora coreana A1 falou em dois painéis sobre sua história e o processo criativo da obra On or Off.

    Por outro lado, senti falta no evento mais atrações que tivessem um peso real para o Anime Friends. Mesmo a vinda de Matsuko Mawatari e da banda I Don’t Like Mondays não foram suficientes para agradar a todos, Ladybeard já passou anteriormente pelo Anime Friends, sem falar dos já requentados Takumi Tsutsui (de Jiraiya – O Incrível Ninja) e Hiroshi Watari (de Spielvan e Sharivan). Com toda certeza está na hora da organização do evento tentar novamente apostar em atrações internacionais com um peso maior. Os painéis com dubladores também já são extremamente requentados dentro do evento. Mesmo que exista o fator nostalgia com algumas obras, está na hora do evento dar um espaço maior a painéis com dubladores de obras em lançamento ou prestes a serem lançadas. Talvez, por exemplo, fosse até o momento perfeito para anunciar o elenco de dublagem e o trailer dublado do filme anime Dragon Ball Super: SUPER HERO, que vai estreia no Brasil no dia 18 de agosto e que teve seu elenco de voz brasileiro anunciado um dia após o fim do Anime Friends SP.

    A estrutura do Anime Friends SP foi bem produzida de um lado e por outro acabou falhando. Gostei que os palcos Anime e Ultra eram bem amplos, com muitas cadeiras para o público poder se sentar e com uma equipe de filmagem para os dois telões possibilitaram que pessoas conseguissem ver a atração mesmo longe do palco. Infelizmente o mesmo não pode ser dito de outros fatores estruturais do evento.

    Me pareceu que o tamanho do local disponibilizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi para a realização do Anime Friends não foi suficiente para comportar uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo. A maioria dos locais do evento estava congestionado de pessoas o tempo todo, fazendo uma simples ida ao banheiro demorar mais tempo que o normal ao ter que passar por muitas pessoas em locais pequenos. A praça de alimentação também possuía um espaço muito pequeno e com quantidade insuficiente de mesas e cadeiras para todos, isso obrigava muitos a irem comer sentados no chão ou perto de paredes. Outro fator negativo foi a falta de locais para o público poder descansar, isso fazia com que muitos usassem qualquer espaço para sentar, e isso incluía até as áreas de interação das editoras. Até a área vip do evento era extremamente simples. Já a área de imprensa possuía uma estrutura muito simples e com um espaço bem pequeno e, pelas informações divulgadas via e-mail, deu a entender que o foco da sala de imprensa seria principalmente para as entrevistas com atrações do evento.

    De uma forma geral, o Anime Friends SP conseguiu renovar o seu público através de ações sociais e explorando novos gêneros da cultura pop oriental que estão em alta neste momento. Por outro lado, o evento acaba falhando ao requentar painéis sobre dublagens nostálgicas e atrações que já passaram anteriormente pelo evento. A estrutura do evento foi muito boa ao trazer palcos amplos, mas faltou espaço pela quantidade de pessoas que passaram pelo Anime Friends, sem falar da falta de locais adequados para que o público pudesse descansar.

    Confira abaixo outras fotos da cobertura do OtakuPT no Anime Friends:

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.

    Artigos Relacionados

    2 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    2 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Orlando
    Orlando
    12 , Julho , 2022 19:47

    Fui por causa do show do grupo J-Pop ONE N’ONLY no domingo, que foi perfeito demais, só trazer mais J-Pop e J-Rock que tá ótimo ☺️😍

    Luis Felipe Zortea
    Luis Felipe Zortea
    13 , Julho , 2022 14:43

    Queria ter assistido a entrevista da A1.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares