Mais...
    InícioBrasilSupremo Tribunal impede que HQ da Marvel seja recolhida de Bienal do...

    Supremo Tribunal impede que HQ da Marvel seja recolhida de Bienal do Rio de Janeiro

    Depois da decisão do Tribunal de Justiça a favor da Prefeitura do Rio de Janeiro recolher a HQ da Marvel Comics Vingadores: A Cruzada das Crianças (Avengers: The Children’s Crusade) e outro livros de temática LGBTQ da Bienal do Livro, o Supremo Tribunal Federal (STF) acatou neste domingo um pedido de liminar da Procuradora-Geral da República do Brasil, Raquel Dodge, a favor da Bienal.

    No pedido a Procuradora afirmou que está medida visa “impedir a censura ao livre trânsito de idéias, à livre manifestação artística e à liberdade de expressão no país”.

    Anteriormente a prefeitura do Rio de Janeiro tentou recolher a HQ alegando que ela possuí “conteúdo sexual” e que deveria ser comercializado em saco plástico preto com aviso do lado de fora, porém uma liminar da 5ª Câmara Cível concedida nesta sexta-feira impedia o recolhimento da HQ ou a suspensão da licença de funcionamento do evento.

    Publicado pela Marvel Comics em 2010 e com roteiro de Allan Heinberg, Vingadores: A Cruzada das Crianças têm sua história focada no casal homossexual Wiccano e Hulkling. Na HQ ocorre atos de carinho entre os dois personagens, mas em nenhum momento é apresentada uma cena contendo ato sexual.

    Nesta última sexta-feira a HQ da Marvel foi comercializada sem a censura do saco plastico preto e se esgotou rapidamente na Bienal, porém fiscais da prefeitura do Rio de Janeiro foram ao local do evento e verificaram diversos estandes de editoras de HQ, livros e mangas e a sala de imprensa. No Sábado uma nova fiscalização da prefeitura do Rio de Janeiro foi realizada após a liminar do Tribunal de Justiça ter sido concedida, mas novamente nada foi apreendido na Bienal.

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.

    Artigos Relacionados

    9 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    9 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Haruboy
    Haruboy
    9 , Setembro , 2019 7:48

    Mas mesmo assim, nós não podemos comemorar, pois a sensação que fica com tudo isso que aconteceu nesse fim de semana é desanimadora e desesperançosa, pois é uma situação lamentável que não deveria nunca ter acontecido. E enquanto tivermos governantes de extrema-direita, seja nos estados, municípios e no governo federal aqui no Brasil, seja em outros países como EUA, Reino Unido, Turquia e Hungria, que são países governados por pessoas de extrema-direita, isso que aconteceu com certeza não será o último ataque contra a cultura pop, portanto nós não podemos baixar a guarda. Vencemos uma batalha, mas ainda não a guerra.

    João Oliveira
    João Oliveira
    Reply to  Haruboy
    9 , Setembro , 2019 7:55

    Vá, também não é preciso esse drama todo.

    fundashi666
    fundashi666
    9 , Setembro , 2019 7:48

    Finalmente a justiça foi feita ???

    Hollowfied
    Hollowfied
    9 , Setembro , 2019 7:48

    Já esperava que o alto escalão do Governo ia dar um jeito nisso,não sou adepto á coisas LGBTQ,mas independente de se fosse ou não,isso abriria portas para várias outras censuras.

    E no fim a Liberdade de Expressão seria ameaçada.

    Israel
    Israel
    Reply to  Hollowfied
    9 , Setembro , 2019 7:55

    Alto escalão do governo? Desde quando o STF é governo? hahaha

    Overpersephone
    Overpersephone
    Reply to  Hollowfied
    9 , Setembro , 2019 7:55

    Todo tipo de censura é ruim….isso me lembra dos varios games japoneses que estão sendo censurados no console da sony.

    Hollowfied
    Hollowfied
    Reply to  Overpersephone
    12 , Setembro , 2019 1:01

    Isso aí já é outro esquema,a SONY tá com Sede na Califórnia onde tem muito politicamente correto,se voltasse pra Tokyo,tudo voltaria ao normal.

    Shiba
    Shiba
    9 , Setembro , 2019 7:48

    Não fez mais que a obrigação u.u

    Marcio Hoglhammer Moreira
    Marcio Hoglhammer Moreira
    9 , Setembro , 2019 7:48

    Meu, só me explica o que eles foram fazer na sala de imprensa ?

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares