De 8 a 13 de Setembro está a decorrer a 9ª edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa (Motelx) onde vão ser exibidos alguns filmes japoneses que nunca chegariam aos cinemas portugueses.
Relativamente às obras nipónicas vão passar pelo Cinema São Jorge e Cinemateca Júnior os seguintes filmes: Tag, Yakuza Apocalypse, Assassination Classroom, Ghost Theater (Gekijourei), Ju-On: The Final Curse.
Podem ver aqui o programa completo. Nota:Todos os filmes têm legendas em português.
Assassination Classroom
Assassination Classroom é o nome mais sonante entre os filmes japoneses presentes no Motelx, esta adaptação para filme Live-action do popular manga que está a ser lançado pela Devir continua em grande no Japão e a Movie Walker revelou que desde o lançamento o filme já arrecadou cerca de 2 bilhões yens de receita.
O filme vai ser exibido dia 11 pelas 14:45.
O manga de Yusei Matsui tem uma história bem-humorada e cheia de ação que se desenrola à volta de uma classe de desajustados que estão a tentar matar o seu novo professor – um polvo alienígena com poderes bizarros e super-força! O professor acabou de destruir a lua e ameaça destruir a Terra – a menos que os seus alunos o destruam primeiro. O que torna as coisas mais complicadas é que ele é o melhor professor que eles já tiveram!
Em Janeiro deste ano estreou uma adaptação para série anime.
Ghost Theater (Gekijourei)
Ghost Theater (Gekijourei) vai ser exibido dia 12 pelas 14h.
Sara consegue um papel secundário numa peça do famoso encenador Gota Nishikino. Na sequência de uma série de estranhos acidentes, incluindo a morte de uma assistente cujo corpo é encontrado numa espécie de estado mumificado, a jovem acaba por obter o papel principal. Eventos inexplicáveis continuam a suceder-se, levando Sara a investigar uma ameaça com contornos aparentemente sobrenaturais. Depois de «Monsterz» (2014), o remake de um thriller coreano, e «The Complex» (2013) – projectado no MOTELx na presença do realizador –, «Ghost Theater» traz-nos um registo mais dinâmico do que o patente nas obras que tornaram Nakata famoso. Argumento a cargo do mesmo duo que escreveu «The Complex».
Ju-On: The Final Curse
Ju-On: The Final Curse vai ser exibido dia 13 pelas 00:15.
Na sequência dos acontecimentos de «Ju-On: The Beginning of the End» (MOTELx 2014), Mai tenta contactar Yui, a irmã mais nova, sem sucesso. Yui, professora primária, terá desaparecido depois de visitar Toshio Saeki, um aluno que não ia às aulas há vários dias. Quando Mai procura pistas sobre a irmã desaparecida, coisas terríveis começam a acontecer, à medida que se espalha a maldição de Toshio e da mãe, Kayoko. Esta sequela do reboot do ano passado à popular série «Ju-On» afirma-se como o capítulo final da saga. Ochiai volta a realizar e o guião é novamente co-escrito com o produtor Ichise, o qual produziu alguns dos melhores filmes de Nakata. Estreia internacional no Fantasia de Montreal.
Tag
Tag vai estrear dia 8 pelas 22h e dia 9 pelas 14:30.
Dois autocarros com estudantes de um liceu feminino são inexplicavelmente cortados ao meio. Mitsuko, a única sobrevivente, corre estrada fora, voltando desorientada à escola. As raparigas continuam a ser perseguidas por entidades sobrenaturais homicidas, incluindo uma professora com uma metralhadora e um porco com uma faca. Será tudo um pesadelo? Ou um jogo? Esta adaptação do romance “Real Onigokko” do escritor Yusuke Yamada ganhou os prémios para melhor filme, actriz e uma menção especial pela extraordinária e sangrenta cena de abertura no festival canadiano Fantasia. Sion Sono, cuja obra o MOTELx apresentou em retrospectiva em 2011, realizou seis filmes este ano.
Yakuza Apocalypse
Yakuza Apocalypse vai estrear dia 10 pelas 00:15 e dia 13 pelas 16:45.
No violento universo Yakuza, não há ninguém mais lendário e temido que o patrão Kamiura. Poucos sabem o segredo por detrás do seu poder: ele é um vampiro! Dentro do seu gangue, destaca-se também o fiel Kageyama, ridicularizado pelos outros por não querer tatuar-se. Um dia, dois assassinos que conhecem o segredo de Kamiura, preparam-lhe uma emboscada. Num último suspiro, Kamiura morde o pescoço de Kageyama. Estreado na Semana dos Realizadores em Cannes, o segundo filme de 2015 do superprolífero Miike, procura capturar o espírito do V-Cinema (filmes de baixo orçamento, rodados para o dinâmico mercado vídeo japonês), onde o realizador iniciou a carreira. Com a presença do actor indonésio Yayan Ruhian dos filmes «The Raid».
Takashi Miike que já nos presenteou com filmes como Ichi the Killer, Crows, Yatterman, Tokyo Tribe, As the Gods Will e Mogura no Uta.