No fim-de-semana de 8 e 9 de Outubro realizou-se a edição a Norte do IberAnime, o maior evento de cultura japonesa em Portugal.
Desta vez a organização decidiu abandonar Gondomar e colocou o IBERANIME OPO mesmo no centro do coração da cidade do Porto, a bela mas já velhinha Alfândega do Porto. A localização central é sem dúvida convidativa a uma maior afluência de pessoas mas em contrapartida quem não pode utilizar transportes públicos vai ter pela frente a tarefa hercúlea de tentar encontrar estacionamento, o que no centro do Porto não é próprio para cardíacos 😉
Com as novas instalações e com um recorde de visitantes (12 mil pessoas) o IBERANIME OPO ganhou uma nova alma ao espalhar-se por vários andares começando-se a assemelhar aos eventos americanos que ocupam vários andares de hotéis. Também foi um desafio à forma física dos visitantes que tinham de percorrer os três andares do evento mas sem dúvida foi uma experiência bem melhor que as escadas HORRÍVEIS e congestionadas do IberAnime LX 2016. Para além de amplas escadas o IBERANIME OPO também dispunha de um elevador para o pessoal mais preguiçoso.
Ao entrar no evento encontrávamos logo a zona de merchandising com os já habituais artigos bem como comida, stand da Devir e Embaixada do Japão. Depois de atravessarmos esta zona podíamos então começar a explorar o recinto.
Numa das salas encontrávamos a cospalyer japonesa Reika a dar o seu workshop bem como o stand da Playstation que orgulhosamente mostrava o seu PlayStation VR. Uma coisa notamos de diferente do habitual, onde estava a Nintendo? Será que decidiu poupar-se no IBERANIME OPO para nos mostrar a nova “Nintendo NX” no Comic Con Portugal 2016? Já nem pergunto pela Microsoft / Xbox que é sempre uma dececionante ausência.
No 3º andar encontrávamos o palco principal que contou com atuações dos Gaijin Sentai bem com dos Blasted Mechanism passando por lá também o World Cosplay Summit 2017 e o Cosplay World Masters 2017. O espaço mostrou-se adequado para o número de expectadores, mas nada de impressionante como o auditório do Comic Con Portugal ou do AONime. Aliás este novo posicionamento mais periférico do palco principal alienou um pouco a sua importância.
O que se mostrou pequeno para a atividade a que se propunha foi a sala de League of Legends, sempre repleta e quente não só pela ação nos ecrãs mas também pelo calor humano que se fazia sentir. Esta limitação deve-se mais à estrutura da alfândega do que propriamente a uma decisão da organização que dificilmente encontraria outra sala para LOL.
Ao longo da área do evento fomos também encontrando várias bancas de artistas bem como jogos retro, uma nova zona de Gaming, karaoke, youtubers populares, bem com os já habituais workshops de artes marciais, terapias, origami, língua e caligrafia.
Em baixo encontram a primeira de duas galerias com fotos de alguns dos cosplayers presentes no evento e onde podem constatar que a proximidade ao rio Douro dá um carácter especial a este IBERANIME OPO. Encontram também muitas mais fotos no nosso facebook, algumas delas exclusivas (+18).
Droga,esse cosplay de Link me deixou louco,principalmente porque é uma mulher.
ahh amei tanto esse evento!
E pude ver finalmente o OtakuPT a fotografar e tudo *w*
tirei até foto com essa Undyne e a Dr.Alphys de Undertale :3 tavam maravilindas
O cosplay da Princess Mononoke tá razoavel .
Dat female Link tho