AMD FSR 2.0 vai receber lançamento durante o segundo trimestre de 2022

Competição de peso no panorama das tecnologias de upscalling

A rumorada tecnologia AMD FSR 2.0 vai efetivamente ser uma realidade. A AMD confirmou que a próxima versão da sua ferramenta vai estar disponível algures durante segundo trimestre deste ano.

Ao contrário da sua primeira versão, a AMD FSR 2.0 vai utilizar técnicas de “upscaling” temporais. A AMD sublinha que a sua tecnologia oferece melhor qualidade de imagem quando comparada à sua resolução nativa. Também incluirá filtros anti-aliasing, que melhoram imenso a qualidade em relação ao AMD FSR 1.0.

Ao contrário da NVIDIA DLSS e da Intel XeSS, a AMD FSR 2.0 não dependerá de algoritmos de “IA”, o que significa que não vamos necessitar de “hardware” dedicado suplementar nas nossas placas gráficas. Desta forma podemos contar a sua integração quer em placas gráficas da AMD, como das suas concorrentes. Tal como a AMD FSR 1.0, a sua sucessora não necessitará de implementações em “Machine Learning”, e a AMD confirma que vai ser disponibilizado o seu código através do “website” GPUOpen para todos. Para demonstrar a sua tecnologia na prática a empresa recorre ao galardoado Deathloop.

Adicionalmente os mais recentes “drivers” da marca contam com a tecnologia RSR (AMD Radeon Super Resolution) que permite utilizar a AMD FSR 1.0 nas placas gráficas Radeon em jogos que não utilizem o “Fullscreen Exclusivo”.

A AMD partilhará mais informações sobre a AMD FSR 2.0 durante a sua conferência na GDC 2022 a 23 de março.

Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.
Subscreve
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments