ASUS anuncia a motherboard ASUS ROG Crosshair X670E Extreme

O elo da tua futura build AMD

A ASUS ROG anunciou a ASUS ROG Crosshair X670E Extreme, uma motherboard de elite baseada na futura socket AM5 da AMD.

Dotada de ligações PCIe 5.0 de próxima geração, RAM DDR5, e um subsistema de fornecimento de energia massivo que estabelece soluções práticas paraa o overclocking, a ASUS ROG Crosshair X670E Extreme, oferece todo o requinte e tecnologias para os consumidores mais exigentes. As características do ASUS Q-Design simplificam e agilizam ainda mais este processo, que através de um conjunto robusto de ferramentas permite aos consumidores maximizarem ainda mais o desempenho dos seus futuros sistemas. Adicionalmente, a ASUS indicou que terá mais informação para partilhar sobre outras placas-mães AM5 da ROG Strix, TUF Gaming, ProArt, e ASUS Prime.

Uma mão-cheia de tecnologias
As memórias RAM, as unidades SSD e as placas gráficas da próxima geração vão ter todas todas um ponto em comum: o número cinco. A RAM DDR5 já estão no mercado, e os componentes que aproveitam a conectividade PCI Express 5.0 (PCIe) também, e a ASUS ROG Crosshair X670E Extreme será certamente o elo entre todos. A placa vai permitir aos utilizadores desfrutar das vantagens de uma largura de banda jamais vista, através das novas velocidades trepidantes e uma eficiência energética excecional oferecida pela RAM DDR5. Com velocidades de dados mais rápidas, quando comparadas às da geração anterior, a DDR5 liberta um novo nível de desempenho, e ASUS ROG Crosshair X670E Extreme vai dispor de uma série de otimizações de “hardware” e “firmware” que permitirão aos utilizadores fazer overclock de “kits” de memória alcançando frequências jamais imaginadas!

Com a ASUS ROG Crosshair X670E Extreme os utilizadores terão acesso a velocidades mais rápidas nos seus SSDs e GPUs da próxima geração. isto porque com o dobro das velocidades de ligação os utilizadores irão desfrutar de uma largura de banda excecional. Como não fosse bastante vão estar equipadas com portas USB 4 e USB 3.2 Gen 2 Gen 2. Como tantos jogadores usam as portas USB do painel frontal dos seus PCs para carregar dispositivos, a ASUS ROG Crosshair X670E Extreme vai dispor de um conector USB 3.2 Gen 2×2 para o painel frontal com suporte para Quick Charge 4+. Ao juntar esta placa-mãe a uma caixa com uma porta USB Type-C no painel frontal, os utilizadores podem ter acesso cómodo a um carregamento de 60 watts.

Duas ranhuras PCIe 5.0 x16 aguardam as placas gráficas da próxima geração. Entre estas e as outras três adicionais PCIe 5.0 M.2, a ASUS ROG Crosshair X670E Extreme vai oferecer um total de cinco ranhuras M.2 – quatro das quais suportarão o modo PCIe 5.0 x4. Os dissipadores de calor para todas as slots, incluindo os das placas add-in, vão garantir aos utilizadores obter um desempenho nas suas unidades sem abrandamentos. Seis portas SATA de 6 Gbps também vão permitir aos utilizadores usufruir de um armazenamento ainda maior, sem ser necessário racionar espaço.

Superioridade Gaming Personificada
De recortes angulares, destaques RGB LED vividos e tons negros temperamentais, as motherboards ASUS ROG Crosshair X670E Extreme certamente que vão ser o destaque nas nossas próximas builds. Para opções de personalização inigualáveis, esta motherboard vai dispor do ecrã AniMe Matrix, um conjunto de LEDs que podem exibir animações personalizadas. Fluxos de luz inferiores vibrantes a partir da extremidade direita da motherboard. Um conector AURA RGB e duas ligações Gen 2 endereçáveis permitirão aos jogadores ligar fitas de LED RGB para a sua caixa e sincronizar facilmente todo o equipamento Aura Sync. Os elementos visuais impressionantes da ASUS ROG Crosshair X670E Extreme representam um desempenho inqualificável. Dissipadores de calor amplos no topo do circuito VRM, “chipset” e ranhuras M.2 incorporadas oferecem uma potência de arrefecimento e beleza em paralelo. Os gráficos multi-camadas agraciam a superfície da cobertura do dissipador de calor para a ranhura M.2 primária. E a cobertura integrada de alumínio das portas de I/O ajuda a arrefecer o circuito VRM, simplificando o processo de construção, além de possuir um aspeto acutilante.

Um Arrefecimento desempenho sem precedentes vão elevar os processadores AMD Ryzen 7000 para patamares nunca antes caminhados. Os conectores de energia ProCool II oferecem melhor contacto com as fichas da fonte de alimentação, melhor dissipação de calor e melhor fiabilidade em relação ao hardware comum. Indutores MicroFine em liga de metais e condensadores de luxo metálicos pretos 10K proporcionam o fornecimento de energia mais suave possível ao processador. Os processadores atuais tiram partido da energia disponível e do espaço térmico para oferecer o melhor desempenho em qualquer momento, por isso o arrefecimento não é apenas uma questão de conforto – o arrefecimento abrangente vai garantir que os utilizadores obterem o desempenho sustentado que exigem. A ASUS ROG Crosshair X670E Extreme vai oferecer um leque de configurações abrangentes. Seis conectores para ventoinhas vão permitir aos utilizadores estabelecer e controlar o fluxo de ar na sua build. Se for o caso este componente até permitirá a implementação soluções de duas soluções em simultâneo refrigeradas a líquido.

Funcionalidades Inovadoras Q-Design agilizam o processo de construção

Será extremamente simples construir e personalizar um PC “gaming” topo de gama. Isto porque a ASUS ROG Crosshair X670E Extreme vai apresentar inovações exclusivas ASUS Q-Design, incluindo o botão PCIe Q-Release. As placas gráficas mais sofisticadas dispõem frequentemente de soluções de arrefecimento proprietárias. Embora sejam ótimas para a refrigeração, atrapalham a abertura do trinco de libertação da PCIe. O botão Q-Release da ranhura PCIe vai permitir colmatar esta lacuna ao apresentar uma ranhura para a placa gráfica com um só toque. Da mesma forma, os “designs” tradicionais da ranhura DIMM requerem que os utilizadores bloqueiem ambos os lados dos módulos, o que pode ser inconivente em diversas situações ou condições. A pensar nestas e nos seus utilizadores, a ASUS implementou um novo “design” de trinco Q-DIMM num único lado. Com esta disposição, os utilizadores não terão de se preocupar com um trinco que possa estar perto da sua placa gráfica. Instalar a RAM com a motherboard ASUS ROG Crosshair X670E Extreme será muito mais fácil. A empresa simplificou o processo da instalação de uma unidade M.2. A Q-Latch M.2 para fornecer aos utilizadores paz de espírito na hora de colocar um parafuso M.2 minúsculo num dos seus módulos. Vai ser possível, prender ou soltar uma unidade M.2 apenas com a ponta dos dedos. Mesmo com estas características que simplificam a construção do PC, ainda podem surgir desafios durante o processo de construção. A ASUS ROG Crosshair X670E Extreme vai dispor de uma conjunto de Leds de diagnóstico que fornecem uma referência rápida e fácil se um sistema encontrar um erro crítico durante o seu POST (power-on self-test). Quatro LEDs na motherboard, dedicados para o processador, RAM, placa gráfica ou dispositivo de arranque, acender-se-ão para informar os utilizadores exactamente qual o componente que encontrou um erro.

Ligações em rede sem barreiras

Muitos jogadores na atualidade simplesmente não confiam na sua rede ‘wireless’ para os conduzir á vitória. As bandas de 5.0 GHz e 2.4 GHz que a maioria dos dispositivos utiliza para se ligar à Internet estão apenas a ficar mais congestionada com “smartphones”, portáteis e dispositivos domésticos inteligentes a competir pelo sinal, especialmente em locais como condomínios e apartamentos onde múltiplas redes domésticas podem estar sobrepostas. Felizmente, existe uma solução à vista em regiões selecionadas, o Wi-Fi 6E. Este novo padrão tira partido da banda de 6 GHz, uma fatia do espectro que só foi recentemente disponibilizada em países específicos. Ligado a um router Wi-Fi 6E, a ASUS ROG Crosshair X670E Extreme permitirá que os utilizadores se elevem acima da banda e desfrutem da nova fronteira das ligações “wireless”. Claro que o componente também vai dispor de soluções por cabo. Uma porta Ethernet Intel 2.5 Gb vai fornecer uma linha com elevada largura de banda a um router, enquanto uma porta Ethernet Marvell AQtion 10 Gb prepara uma máquina para lidar facilmente com transferências de ficheiros com múltiplos terabytes em rede.

Música para os nossos ouvidos

Não nos podemos esquecer que a experiência sonora é muito importante para elevar qualquer patamar visual. Para um som envolvente e límpido a partir de um sistema de altifalantes e auscultadores, os chips de áudio e circuitos associados na ASUS ROG Crosshair X670E Extreme foram concebidos para o processamento e saída de som cristalino. A mesma dispõe de saídas áudio premium SupremeFX 7.1 Surround Sound com amplificadores e op-amps integrados. O “design” do circuito de áudio usa condensadores de luxo, proteção contra interferências e caminhos dedicados para os canais esquerdo e direito. A deteção automática de impedância vai permitir aos utilizadores desfrutar de auscultadores de alta fidelidade para obter uma saída sem distorções. Um Quad DAC ESS ES9218PQ proporciona áudio de alta qualidade para a saída do painel frontal com uma relação sinal/ruído excecional de 130 dB.

Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.
Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments