A ASUS anunciou as placas gráficas ASUS ROG Strix LC GeForce RTX 3090 Ti e ASUS TUF Gaming GeForce RTX 3090 Ti, que chegam nas variantes “Standard” e “OC”.

Desenhada para os jogadores, criadores de conteúdos e “data scientists” mais exigentes, a NVIDIA GeForce RTX 3090 Ti, apresenta um recorde de 10.752 CUDA Cores, e fornece 78 RT-TFLOPs, 40 Shader-TFLOPs e 320 Tensor-TFLOPs de potência. Podemos contar com uns tremendos 24 GB da memória GDDR6X, fornecendo 1 TB/s de largura de banda de memória com taxas de 21 Gbps. Ambas as placas da ASUS aproveitam uma variedade de melhorias e funcionalidades exclusivas para tirares o máximo partido desta placa gráfica sem limites.

Arrefecimento líquido premium com a ROG Strix LC GeForce RTX 3090 Ti

A ROG Strix LC GeForce RTX 3090 Ti, desliza com um sistema de arrefecimento a líquido em circuito fechado que mantém as temperaturas e os níveis de ruído sob controlo apertado. Começa com uma placa fria desenhada à medida que se estende sobre a placa gráfica e a memória GDDR6X incorporada. Garantindo um arrefecimento de topo para os componentes mais responsáveis por um desempenho bruto. Os tubos de 560 mm dão aos utilizadores, opções flexíveis para instalar o radiador, em quaisquer “builds”. O radiador de 240 mm é arrefecido por um par de ventoinhas “ARGB” de 120 mm, afinadas para mover abundantes quantidades de ar fresco a uma pressão estática elevada. Um arrefecimento “blower” e um dissipador de calor de baixo perfil sob a cobertura expelem o calor produzido pelos componentes de fornecimento de energia, culminando num “design” fino de 2.6 ranhuras.

Um conjunto de características torna esta placa gráfica fácil de instalar e configurar para um desempenho duradouro

O circuito de deteção de energia fornece aos utilizadores um aviso através de uma luz LED estática, caso se tenham esquecido de ligar a placa à sua fonte de alimentação através do seu conector de energia de 1×16 pinos. Essa mesma luz irá pulsar se a placa gráfica estiver a receber uma potência insuficiente. Dois conetores “FanConnect II” permitem aos utilizadores ligar as ventoinhas da caixa à placa gráfica para aumentar o fluxo de ar quando a GPU está sob carga. Um interruptor da BIOS com dois modos fornece uma escolha entre um arrefecimento mais acentuado e os “clocks” da placa gráfica, ou
uma operação mais silenciosa com uma performance mais reduzida. Finalmente, a tecnologia de 0 dB permite que a placa gráfica entre automaticamente no modo de funcionamento silencioso quando se encontra em “idle” ou sob cargas leves.

A placa gráfica ROG Strix LC GeForce RTX 3090 Ti está pronta para uma construção digna de ser exibida

Texto angular e linhas paralelas adornam a cobertura da placa. Os Addressable RGB LEDS na cobertura, na ponte e nas ventoinhas do radiador da ventoinha espalham um brilho vivo no interior de uma construção, e os utilizadores podem coordenar facilmente os efeitos de iluminação com o resto do seu equipamento compatível com a Aura usando o Aura Sync.

A TUF Gaming GeForce RTX 3090 Ti atinge novos campos

Uma nova solução térmica prepara a TUF Gaming GeForce RTX 3090 Ti para uma supremacia arrefecida a ar. Para os “builders” que procuram uma fiabilidade sólida e uma performance impressionante num “design” simples e robusto. A mesma é adornada por uma cobertura metálica em preto fosco e angular, com detalhes ásperos de “design” industrial, que cobre um dissipador enorme de 3.2 ranhuras pronto para manter a GPU, a VRAM e o circuito de fornecimento de energia frio sob as cargas mais exigentes. Um trio de ventoinhas Axial-tech empurram bastante ar através do dissipador de calor com área de superfície ampla. A ASUS aumentou a largura de cada ventoinha para 1.5 cm para aumentar a pressão estática, e as três ventoinhas dispõem de um anel de barreira de meia largura que dirige o ar onde é necessário. A ventoinha central gira no sentido dos ponteiros do relógio enquanto as duas dos flancos giram no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para reduzir a turbulência. Este “design” comprovado permite maiores “RPMs” e uma maior movimentação de ar através do dissipador sem um aumento equivalente na pegada acústica. Um dissipador dedicado mantém o complemento massivo de memória GDDR6X fresco para um desempenho fiável e rápido, e um modo de paragem da ventoinha 0 dB permite que a placa mantenha o funcionamento silencioso sob cargas leves ou em modo “idle”. A placa traseira de comprimento total revela os visuais TUF Gaming, e um grande recorte à frente da placa fornece outra rota para o ar quente sair do dissipador.

A TUF Gaming GeForce RTX 3090 Ti também eleva as capacidades de uma “build”.

A tecnologia de montagem Auto-Extreme, utilizada em toda a gama da ASUS, coloca e solda componentes sem intervenção humana para aumentar a fiabilidade e a qualidade de construção. Um regime de testes de 144 horas e condensadores de classe militar mega robustos garantem uma fiabilidade “fora da caixa” e uma vida útil extensa. Adicionalmente os utilizadores poderão personalizar a sua placa TUF Gaming para igualar o resto do seu sistema usando os LEDs Aura RGB incorporados.

Emparelha-a com a fonte ROG Thor II ou ROG Strix

Como parte da sua fórmula para estabelecer um novo nível de atuação, estas placas gráficas GeForce RTX 3090 Ti, consomem mais potência do que as suas antecessoras. Para tirar o máximo partido das mesmas, a ASUS recomenda uma fonte de alimentação com 1.000 watts de capacidade ou superior, dependendo das especificações do resto do sistema do utilizador. As fontes de alimentação ROG Strix e ROG Thor já estão preparadas para lidar com as elevadas exigências destas placas, devido aos seus componentes de luxo, dissipadores de calor internos maciços e desenho industrial de ventoinhas Axial-tech exclusivas da ASUS.

Para quem exige o melhor!

A GeForce RTX 3090 Ti ultrapassa todos os limites imaginários de fiabilidade, robustez e desempenho. Equipa a tua “build” com uma placa gráfica ROG Strix LC GeForce RTX 3090 Ti ou TUF Gaming GeForce RTX 3090 Ti para literalmente passares ao próximo nível!

Bruno Reis
Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.
Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments