Governo brasileiro afirma que jogos online podem prejudicar a capacidade cerebral

Um vídeo divulgado pelo Ministério de Direitos Humanos do governo do Brasil afirmou que jogos online podem diminuir a massa cinzenta do cérebro, que é a área responsável pela tomada de decisões. No vídeo é utilizado como fonte o National Center for Biotechnology Information, que é um banco de pesquisas cientificas, mas não é especificado qual pesquisa foi utilizada para que o ministério do governo brasileiro chegasse a essa afirmação.

Existem diversos estudos relacionados a influencia de jogos no cérebro, como os estudos da Universidade de Montreal, a pesquisa da Universidade de Ciências Eletrônicas e Tecnologia da China e da Universidade Macquarie em Sydney, porém em todas estas pesquisas não se chegou a uma conclusão definitiva sobre se os jogos realmente afetam a massa cinzenta do cérebro. Os resultados ainda se diferem por causas de diversas variáveis como o tipo de jogo jogado, o gênero e o tempo jogado por cada pessoa.

O vídeo divulgado pelo Ministério de Direitos Humanos do governo brasileiro faz parte do “Desafio Detox Digital Brasil”, que propõem que pessoas se desconectem de aparelhos eletrônicos no dia 08 de dezembro.