A opção de “Gravação de Jogos” no Steam saiu de Beta e está agora disponivel a todos os jogadores que têm agora uma maneira fácil de gravar, rebobinar, marcar, cortar, guardar e partilhar momentos de jogos.
No seu site oficial podemos ler que o gravador de jogos do Steam foi concebido para capturar, em segundo plano, toda a ação enquanto os jogadores jogam. Existem dois modos de gravação: “Gravar em segundo plano” captura todas as cenas dos jogos e permite guardar momentos inesperados, enquanto “Gravar manualmente” apenas grava com o premir de um atalho de teclas.
Com a opção de gravação em segundo plano ativa, é possível selecionar a quantidade máxima de espaço no disco rígido que se pretende alocar. Estas gravações em segundo plano são temporárias; assim que o espaço alocado no disco rígido estiver lotado, as gravações mais antigas serão substituídas por novas. Quando os utilizadores criarem clipes a partir das gravações, terão a opção de os guardar permanentemente.
Como começar: esta funcionalidade pode ser ativada na aplicação Steam, em Steam > Definições > Gravação de jogos (ou num jogo com o Painel Steam aberto, no separador “Gravação de jogos” na parte inferior do ecrã). Nas definições da gravação de jogos, é possível selecionar quando os jogos deverão ser guardados e personalizar configurações como o máximo de espaço reservado no disco, o diretório de armazenamento das gravações, a origem do áudio capturado, as teclas de atalho e muito mais.
Enquanto os jogadores jogam, terão acesso a uma linha cronológica no Painel Steam que mostra o progresso da gravação, eventos e marcadores da linha cronológica e ferramentas de reprodução e corte para clipes. Basta mover o ícone da reprodução ou passar o cursor sobre a linha cronológica para rever a gravação. Assim, o jogador pode ver como morreu na partida ou rebobinar para a última sessão de jogo para se lembrar do objetivo atual, por exemplo. Para aqueles momentos que vale a pena guardar ou partilhar, o botão Cortar irá sugerir um clipe na linha cronológica, que pode ser ajustado ao arrastar as pontas ou ao usar os botões “Marcar início do clipe” e “Marcar fim do clipe”. Quando um clipe for guardado, este será representado por uma barra amarela na linha cronológica e esses momentos já estarão guardados localmente no PC.
Assim que um clipe for criado, este poderá ser exportado como um ficheiro de vídeo, que poderá ser partilhado, editado ou até publicado noutras plataformas.
Linhas cronológicas: a gravação de jogos funciona em todos os jogos, mas alguns podem ser compatíveis com a Steam Timeline, que neste caso incluirão marcadores específicos do jogo na linha cronológica. Basta passar o cursor sobre um marcador na linha cronológica e clicar para sugerir um clipe.
As gravações de jogos (e respetivas linhas cronológicas) são exibidas no Painel Steam durante jogos e no menu “Gravações e capturas de ecrã”. Na aplicação Steam para computadores, estão disponíveis em Ver > Gravações e capturas de ecrã. Na Steam Deck, estão no separador Multimédia do menu Steam. O mesmo conteúdo e funcionalidades estão presentes em ambas as plataformas.