A empresa Israel Aerospace Industries confirmou o fabrico de tanques de guerra comandados através de comandos de Xbox 360. Os blindados já se encontram completamente funcionais e adaptados, e a construção dos veículos foi uma solicitação das Forças Armadas israelitas, que acreditaram nesta praticabilidade para atrair jovens cadetes e facilitar o seu desempenho aos comandos destes veículos pesados.
Com três protótipos já prontos para serem testados, os militares adaptaram os modelos M113 para versões tecnológicas e interativas, substituindo as tradicionais escotilhas por monitores por toque. Além disso, os comandos da Xbox da Microsoft permitirão a seleção de armamentos adequados para diversas situações de combate e reconhecimento.
O treino dos militares será todo adaptado para versões inspiradas em jogos de equipas como Apex Legends e Fortnite, com situações realistas de conflitos. Enquanto treinam, o tanque também contará com inteligência artificial que automatizará os movimentos, além de tomar outras decisões.
Estes desenvolvimentos dão um novo significado ao termo “proxy war“, quem sabe de futuro se os conflitos não serão diretamente de uma sala de estar, muito próximos de um World of Tanks.