Mais de 100 Spectrums em exposição em Cantanhede

0

Mais de 100 Spectrums em exposição em Cantanhede

A partir de dia 27 de Abril no Museu da Pedra, em Cantanhede, vai receber a exposição LOAD “”, que vai contar mais de 100 Spectrums em celebração do 37º aniversário do ZX Spectrum.

No comunicado podemos ler:

Parte da Colecção Geração Spectrum, uma colecção com mais de uma centena de computadores Spectrum assim como de vários dos seus periféricos, manuais, livros ou revistas da época, vai estar em exposição a partir de dia 27 de Abril no Museu da Pedra, em Cantanhede, a terra natal do seu curador, João Diogo Ramos, CEO de empresa do Grupo da Critical Software e co-fundador de outras empresas, projectos e associações ligadas ao empreendedorismo tecnológico.

Para inaugurar a exposição LOAD “”, que esteve no Museu de História Natural e Ciência, vai decorrer, às 15h00 do dia 27 de Abril, no Museu da Pedra, uma tertúlia com:

  • Pedro Cardoso, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede
  • João Diogo Ramos, curador da coleção
  • André Luna Leão, fundador do blog Planeta Sinclair
  • Gonçalo Quadros, entrevista ao fundador da Critical Software
  • António Dias Figueiredo, professor catedrático aposentado do Dept. Eng. Informática da Universidade de Coimbra (que fundou), co-fundador do Instituto Pedro Nunes e proponente do Projecto MINERVA (informática nas escolas nos anos 80).

De seguida, será feita a inauguração da exposição com uma visita guiada e convívio, entre os participantes, pelas 16h30.

A exposição LOAD””, está estruturada com base na coleção Geração Spectrum, que tem sido apresentada em fóruns e eventos da área a nível nacional e internacional. É constituída por cerca de 100 computadores Spectrum de Países como Inglaterra, Portugal, EUA, Espanha, França, Polónia, Egipto, Argentina ou Brasil e inclui inúmeros periféricos (sistemas disquetes, gravadores cassetes, sistemas cartuchos, impressoras, modems, joysticks, ratos, canetas óticas, monitores, cassetes, cartuchos, discos vinil ou teclados externos), manuais, livros e revistas de época. Outra vertente da coleção é dedicada à história das empresas de Sir Clive Sinclair, criador do ZX Spectrum, e contempla todos os veículos elétricos, aparelhos de medida, calculadoras, relógios, TVs de bolso e rádios/aparelhos áudio.