Xbox Series X

A Xbox Series X foi amplamente promovida como a consola mais poderosa desta geração, no entanto, à medida que vão sendo lançado jogos para esta nova geração foi sendo constatado que alguns jogos correm bem melhor na Playstation 5 do que na Xbox Series X, apesar da consola da Microsoft no papel ter o hardware mais poderoso.

Surgiram algumas teorias, desde ser mais fácil programar para a consola da Sony, passando pela vantagem do SSD ultra rápido da Playstation 5 e o facto que os programadores terem recebido mais cedo os kits de desenvolvimento para PS5 do que os da Xbox Series.

Isto levou a Microsoft a reconhecer o problema e um dos seus representantes afirmou ao The Verge:

Estamos cientes dos problemas de desempenho num punhado de títulos otimizados na Xbox Series X | S e estamos a trabalhar ativamente com os nossos parceiros para identificar e resolver os problemas para garantir uma experiência ideal. À medida que iniciamos uma nova geração de consolas, os nossos parceiros estão apenas arranhando a superfície do que as consolas de próxima geração podem fazer e pequenas correções de bugs são esperadas enquanto eles aprendem como tirar o máximo proveito da nossa nova plataforma. Estamos ansiosos para continuar a trabalhar com os produtores para explorar ainda mais a capacidade da Xbox Series X | S no futuro.